BLOG DO ARI

ARIOVALDO IZAC

Perto de vaga, Guarani pode pegar Ponte Preta e Náutico

Guarani pode terminar em 6º lugar, com probabilidade que pegue Náutico e Ponte Preta - além do sétimo, ainda indefinido.

Eis aí uma recuperação esplendorosa do Guarani, que se mexeu durante a abertura da janela para contratações, deu uma reformulada no elenco e as vitórias vieram.

Série C - 2025
Guarani vibrou ao lado de sua torcida. Foto: Raphael Silvestre - GFC

Por ARIOVALDO IZAC

Campinas, SP, 25 (AFI) – Eis aí uma vitória bugrina que praticamente garante o clube na segunda e decisiva fase da Série C do Brasileiro.

Ao derrotar o Confiança por 1 a 0, na noite desta segunda-feira, impossível não acreditar que a classificação será selada na rodada derradeira da primeira fase, no próximo sábado, diante do já rebaixado Tombense, em Tombos.

Agora, com 26 pontos e situado na sexta colocação, a projeção natural é que ratifique esta colocação e assim, na próxima fase, integre um grupo em que estejam segundo e terceiro colocados – com probabilidade que sejam Náutico e Ponte Preta – além do sétimo, ainda indefinido.

Eis aí uma recuperação esplendorosa do Guarani, que se mexeu durante a abertura da janela para contratações, deu uma reformulada no elenco e as vitórias vieram.

Dos últimos 12 pontos disputados, ele ganhou dez.

__________________________

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO APÓS A 18ª RODADA
__________________

E essa reviravolta passou a ocorrer com a chegada do treinador Matheus Costa, que estreou com empate por 1 a 1 diante da Ponte Preta, para, na sequência, atingir três vitórias consecutivas contra Ypiranga, ABC e Confiança.

Mais uma vez o Guarani pautou pela eficiente compactação, de forma que o adversário ficasse sem o devido espaço para a penetração.

Também pesou favoravelmente ao Guarani o fato de o Confiança não repetir as últimas atuações, que culminaram com dez jogos sem derrota, oito da Série C e dois da Copa do Nordeste.

GOL RELÂMPAGO

O plano de jogo do Guarani foi bem combinado e colocado em prática: fazer um gol ainda no primeiro tempo e depois se fechar, com finalidade de explorar jogadas de velocidade em contra-ataques.

O que jamais se previa era que o gol saísse logo aos 35 segundos de partida.

Acionado pelo meia Isaque, o centroavante Bruno Santos girou e finalizou rasteiro, em direção do canto esquerdo do goleiro Felipe: Guarani 1 a 0.

A partir daí, o Confiança até teve mais posse de bola, todavia a lentidão para se organizar ofensivamente possibilitou rápida recomposição do time bugrino, tanto que o estreante goleiro Dalberson só foi exigido em chute do atacante Neto Oliveira e cobrança de falta do lateral-esquerdo Airton, que chutou a bola na direção dele, no canto direito.

SÉRIE C: Guarani dá passo importante e Ponte Preta alcança 2º lugar (Foto: Raphael Silvestre/Guarani)
SÉRIE C: Guarani dá passo importante e Ponte Preta alcança 2º lugar (Foto: Raphael Silvestre/Guarani)

CHANCES DO GUARANI

Mesmo optando pelo contra-ataque, no primeiro tempo o Guarani ainda teve mais duas chances para ampliar a vantagem.

Primeiro em chute forte de Isaque e defesa do goleiro Felipe; depois quando o mesmo Isaque serviu seu parceiro de ataque Mirandinha, que chegou desequilibrado para a conclusão, e o chute foi para fora.

EXPULSÃO MATOU O CONFIANÇA

Se é que o Confiança pretendesse esboçar uma reação no segundo tempo, o plano foi por terra com a expulsão de seu zagueiro Eduardo Moura.

Ele tinha a bola dominada e empurrou infantilmente o atacante Bruno Santos, do Guarani.

Isso implicou na recomposição da peça defensiva do Confiança, através de substituição, resultando em perda no setor ofensivo.

Série C - 2025
Bruno Santos marcou 4º gol pelo Guarani. Foto: Raphael Silvestre – GFC

ADMINISTRAR VANTAGEM

Mesmo com possibilidade de mostrar mais ousadia ofensiva, em decorrência da situação, o Guarani optou por não mudar o seu plano de jogo, que foi de administrar a vantagem.

Para isso foram feitas substituições dos atacantes de beirada Mirandinha e Kauã Jesus, trocados por Dentinho e Gabriel Silva, e foi deste a única chance do segundo gol bugrino, com bola chutada, que tocou no travessão, antes de sair para fora.

Já o Confiança, não criou qualquer situação de embaraço para a defensiva do Guarani durante o segundo tempo.

—————–

MANDE SUA MENSAGEM OU SUGESTÃO:

Para uma maior interação com os internautas, estamos disponibilizando um Número – Zap. Deixe lá a sua mensagem, sua sugestão ou sua queixa. Sempre de forma cordial e educada, à fim de que possamos fazer uma análise e possíveis comentários.

É importante (não obrigatório) que você se identifique, diga de onde fala (bairro ou cidade) e qual time torce.

ZAP – (19) 9.8156-3149

Confira também: