Perto da degola, time da Série B é "desafiado" para disputar pelada com torcida

Torcedores ainda prometem protestos caso a equipe não reaja no estadual

0002048167027 img

Florianópolis, SC, 11 (AFI) – Em crise, correndo risco de rebaixamento no Campeonato Catarinense, o Avaí recebeu um desafio no mínimo curioso da maior torcida organizada: uma partida amistosa contra titulares do time que disputa o estadual. O “clássico” foi sugerido por meio de um manifesto entregue ao presidente Nilton Macedo Machado.

Caso os profissionais do Avaí vençam, terão o apoio incondicional dos torcedores durante esta fase complicada. Se os torcedores vencerem, a organizada exige que todos os jogadores sejam dispensados e o Leão termine a disputa do Catarinense apenas com jogadores das categorias de base.

Junto com o manifesto veio uma ameaça: caso o amistoso seja ignorado por dirigentes do Avaí, a torcida promete fazer protestos intensos em treinos e jogos. As manifestações devem começar no duelo contra o Juventus, nesta quarta-feira, pela terceira rodada do hexagonal do rebaixamento.

Em crise financeira, o Avaí fez uma Série B irregular no ano passado. O time está no terceiro treinador em apenas dois meses de estadual. O Leão começou o ano com Emerson Nunes, teve Paulo Turra, por apenas duas semanas, e agora tenta escapar do rebaixamento com Pingo, ex-Brusque.

Confira a nota completa:

Sr. Presidente Nilton Macedo Machado, Sem time, não há torcida.

Para o torcedor avaiano é um absurdo que o clube mais importante de Santa Catarina no século XX tenha um elenco tão medíocre.

As tradições e a imponência do Leão da Ilha, o clube que mais vezes foi campeão e com a maior torcida, exigem a montagem de um grupo capaz de disputar todas as competições que participar, com reais condições de ser campeão.

Some-se a isso a contratação de jogadores com graves problemas físicos e técnicos, ausência de um treinador com capacidade técnica e profissional a altura do clube e a visão míope do departamento de futebol. Querem que a torcida compareça ao estádio? Contratem atletas de qualidade. Exigimos um elenco no mesmo padrão dos principais clubes do país, sem loucuras financeiras ou ações que comprometam o importante processo de reestruturação do Avaí Futebol Clube.

Sabemos que as dificuldades financeiras são muitas, principalmente pelo fato de terem havido contratações de jogadores que exigiram grande investimento, que até o momento não teve retorno no campo de jogo. O planejamento técnico-financeiro é imprescindível. Precisamos de contratações de real impacto, de jogadores de qualidade comprovada que irão arrastar multidões aos jogos. Outros clubes, com situação financeira equivalente ou inferior, tem provado que tais ações são possíveis.

Dito isso, é lançado o desafio ao elenco de jogadores que compõe o time profissional do Avaí Futebol Clube para que enfrentem em partida amistosa a ser disputada em data e local definidos pelo próprio clube, time composto por torcedores componentes da G.R.T.O. Torcida Mancha Azul.

Em caso de vitória do elenco avaiano, a torcida compromete-se a apoiar incondicionalmente a equipe, independente dos resultados e percalços, sem a promoção de qualquer tipo de manifestação, protesto ou vaias aos jogadores e diretoria.

Caso contrario, todos os jogadores que disputarem a partida devem ser afastados imediatamente do grupo que disputa o campeonato catarinense, devendo ser substituídos pelos jogadores da base, até que novo elenco seja formado.

Nós avaianos não temos nenhum orgulho da atual situação vivida pelo clube. O Leão da Ilha precisa estar no mesmo nível dos grandes times do futebol brasileiro, ter competitividade em todos os campeonatos disputados para, enfim, resgatar a credibilidade do clube para com o torcedor avaiano.

Na hipótese em que este manifesto seja ignorado pela diretoria do clube, como de fato já faz recorrentemente com a opinião do torcedor avaiano, os protestos e manifestos irão ter continuidade, aumentando gradativamente, até que o problema seja solucionado.

Esse manifesto é expressão sincera de milhares de torcedores avaianos, que não iram (irão) assistir a derrota sem esboçar a reação’.