PERNAMBUCANO: Apito estranho, regulamento ruim e Sport na decisão
Leão da Ilha se valeu do regulamento, superou arbitragem polêmica e superou Santa Cruz nos pênaltis
Recife, PE, 13 (AFI) – A vitória do Santa Cruz por 3 a 0 no Arrudão de nada valeu. O Sport jogou com o regulamento e, após vencer no tempo normal por 1 a 0, garantiu sua vaga na final do Campeonato Pernambucano nos pênaltis, com uma vitória, por 5 a 3, na Ilha do Retiro, em Recife. Agora, enfrenta o Náutico, que passou pelo Salgueiro.
A vitória épica foi todo o ambiente construído durante o jogo. Primeiro pela arbitragem polêmica, que anulou dois gols do Sport, marcados pelo volante Éwerton Páscoa e pelo atacante Neto Baiano. Além disso, o gol da vitória no tempo normal saiu apenas aos 41 minutos do segundo tempo, através de uma dupla ex-Ponte Preta. O zagueiro Ferrón desviou de cabeça e o atacante Leonardo concluiu.
Foto: CoralNetCom a eliminação, o Tricolor vê ser encerrada sua série de títulos, já que lutava pelo tetracampeonato – os três anteriores foram em cima do Sport. O Leão enfrentará o Náutico nas próximas duas quartas-feiras, enquanto a Cobra Coral disputa o terceiro lugar com o Salgueiro, nas próximas quinta.
Leão no ataque
A partida começou da maneira como todos esperavam. Com a vantagem do empate, o Santa Cruz iniciou o jogo mais cauteloso, saindo apenas quando encontrava brechas. Por outro lado, o Sport se lançou ao ataque, pressionando a saída de bola e diminuindo os espaços adversário.
Entre os 22 minutos e os 27, o Leão da Ilha criou nada menos que quatro oportunidades de gol. Três delas com o atacante Neto Baiano. Aos 2, ele soltou uma bomba em cobrança de falta e o goleiro Tiago Cardoso espalmou com dificuldade. Aos 24, o camisa 9 finalizou de longe, rente à trave. Aos 27, ele fez bela jogada, passou pelos marcadores, mas foi abafado na hora de finalizar.
O Santa até tentou responder em uma cabeçada do atacante Léo Gamalho, defendida pelo goleiro Magrão, aos 28 minutos. No entanto, um minuto depois, Tiago Cardoso novamente foi obrigado a salvar os tricolores. Neto Baiano ajeitou com o peito e o lateral Patric encheu o pé, da entrada da área, para grande defesa do arqueiro.
Nos últimos 15 minutos, o Tricolor conseguiu diminuir a pressão. Ainda assim, o Rubro-negro voltou a assustar aos 43. Patric cruzou na medida pela direita e o atacante Felipe Azevedo, embaixo das traves, conseguiu mandar por cima. Aos 44, o volante Memo arriscou de fora e Magrão fez belíssima defesa.
Premiado no final
A segunda etapa começou em um ritmo mais lento, embora o Sport continuasse a controlar a posse de bola e buscar o ataque. O duelo só esquentou aos 13 minutos, quando o árbitro Sebastião Rufino Ribeiro Filho anulou um gol de cabeça do volante Éwerton Páscoa. O juiz assinalou impedimento, mas o assistente correu para o meio, fato que revoltou os rubro-negros.
Ferron participou do lance do gol do sport sobre o Santa CruzSe o jogo já estava tenso, pelo primeiro gol anulado, o juizão colocou ainda mais pimenta na partida, quando anulou o segundo gol do Leão, aos 20 minutos. Os jogadores do Sport foram para cima do assistente Clóvis Amaral da Silva para reclamar de um novo impedimento.
Mesmo nervoso por conta dos lances polêmicos, o Leão continuou a dominar a partida e buscar o ataque. Aos 30 minutos, o time tinha 63% de posse de bola.
O time rubro-negro continuou buscando mais o jogo e lutando até o final. Com isso, acabou premiado com um gol heróico com a participação de uma dupla ex-Ponte Preta, aos 41 minutos. O meia Renan Oliveira levantou na área, o zagueiro Ferrón desviou de cabeça e o atacante Leonardo completou.
Pênaltis
Nas penalidades, o Sport demonstrou uma eficiência digna de um campeão, ao converter todas suas cobranças. Leonardo, Renan Oliveira, Patric, Éwerton Páscoa e Neto Baiano marcaram os gols rubro-negros. Léo Gamalho, Renatinho e Sandro Manoel marcaram para o Santa, mas Carlos Alberto mandou nas mãos de Magrão.





































































































































