Perdeu a mão? Federações acham 'jeitinho brasileiro' de burlar calendário da CBF

O Pernambucano 2014 pode chegar ao cúmulo de ser iniciador ainda em 2013

Menos de uma semana após divulgar o calendário de 2014, a entidade já virou alvo de protestos de um movimento de jogadores. E agora se depara com um outro problema: as federações estão encontrando um “jeitinho brasileiro” para não seguir o calendário

0002048110640 img

Rio de Janeiro, RJ, 26 (AFI) – Se antes a CBF tinha as federações comendo suas mãos, a situação atual parece um pouco diferente. Menos de uma semana após divulgar o calendário de 2014, a entidade já virou alvo de protestos de um movimento de jogadores. E agora se depara com um outro problema: as federações estão encontrando um “jeitinho brasileiro” para não seguir o calendário.

0002048110640 imgFerj pode copiar fórmula fracassada do Paulistão

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) é uma das que já avisou que não iniciará o Campeonato carioca no dia 12 de janeiro, conforme foi proposto pela CBF. A idéia é dar uma semana a mais para que os clubes possam realizar uma pré-temporada um pouco maior.

A grande preocupação é que, iniciando o Estadual no dia 12, os clubes que disputam o Brasileirão teriam apenas quatro dias de preparação antes da estréia. Como o Brasileirão termina em 8 de dezembro, os jogadores destes clubes teriam de voltar das férias apenas no dia 8 de janeiro.

Tal fato deve obrigar, sobretudo, os grandes clubes, a utilizarem jogadores reservas ou até juniores no início dos estaduais. “Estes 11 dias que daremos de pré-temporada ainda não são suficientes. Os fisiologistas dizem ser impossível deixar alguém pronto para a competição em período tão curto”, afirmou o presidente da Ferj, Rubens Lopes.

Vai estragar a fórmula
Além de atrasar a data de estréia, o Carioca pode ter sua tradicional fórmula – com os dois turnos, Taça Guanabara e Taça Rio – alterada. Já há até a possibilidade de “copiar” a fórmula do Paulistão, com turno único, semifinais e finais.

O problema é que o Carioca possuía um dos sistemas mais elogiados, por conta da quantidade de clássicos e jogos decisivos. Ao contrário do Paulistão, que possui uma primeira fase longa e monótona, até que se chegue às fases decisivas.

Estadual 2013 ou 2014?
O calendário apertado já começa a fomentar o surgimento de idéias absurdas. O Campeonato Pernambucano, por exemplo, pode seguir o regulamento esdrúxulo do Paraense e começar ainda em 2013. Os dirigentes pernambucanos estão quebrando a cabeça para montar uma competição dentro das 21 datas disponibilizadas.

Mesmo com 12 clubes na disputa do Pernambucano, os cartolas acreditam que o número de datas seja pequeno. Então a primeira fase, apenas com os clubes do Interior, pode começar em novembro ou dezembro. Como disputarão a Copa do Nordeste, Náutico, Santa Cruz e Sport só jogarão em janeiro.

Até a Copa!
Outra federação que já adiantou que não irá seguir o calendário da CBF é a sergipana. Em vez de terminar em abril, conforme a proposta da entidade máxima do futebol, o campeonato local deve se estender até maio ou mesmo início de junho, às vésperas do início da Copa do Mundo.

Neste caso, porém, os dirigentes procuraram a alta cúpula da CBF para pedir “autorização”. Como o Estado não possui nenhum representante nas Séries A, B e C, e a Série D só começará após a Copa, a entidade não criou empecilhos para a decisão.