Penalty e FPF celebram 3ª edição do ‘Legado da Copinha’

Na edição 2025, foram distribuídas, ao todo, 768 bolas oficiais, 1.920 coletes e 334 cones

Desta forma, os três anos de Legado da Copinha já somam mais de 2.400 bolas, 5.500 coletes e mil cones, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da prática esportiva local

Penalty
Foto: Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão

São Paulo, SP , 30 (AFI) – Pelo terceiro ano consecutivo, a Penalty, uma marca 100% brasileira e referência no mercado de material esportivo, une forças com a Federação Paulista de Futebol (FPF) para realizar o “Legado da Copinha”. Este ‘case’ de sucesso reuniu representantes – prefeitos, autoridades e clubes que vão participar da Copa São Paulo 2026 – na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), nesta quarta-feira, no Edifício Pelé.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o futebol de base e gerar um impacto positivo nas comunidades que sediam a Copa São Paulo de Futebol Jr., a Copinha, maior competição de categorias de base do mundo.

O evento foi aberto por Bernardo Itri, vice-presidente de Marketing e Comunicação, da FPF, que ressaltou a verdadeira dimensão da competição.

“A Copa São Paulo é a maior competição da categoria do mundo, disputada há dezenas de anos, qualificada, com organização exemplar e que fomenta o futebol brasileiro”.

hsWeGdvi image
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF
Foto: Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão

ENTREGA DE KITS

Nesta temporada, pela primeira vez, Penalty e FPF celebram a parceria em um evento especial realizado no Edifício Pelé, sede da entidade paulista, nesta quarta (30), onde representantes das prefeituras paulistas e respectivos clubes receberam os kits das mãos de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, e de Felipe Joseph, coordenador de Relações Esportivas da Penalty.

Na edição 2025, foram distribuídas, ao todo, 768 bolas oficiais, 1.920 coletes e 334 cones. Desta forma, os três anos de Legado da Copinha já somam mais de 2.400 bolas, 5.500 coletes e mil cones, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da prática esportiva local.

GERENTE DE PRODUTOS DA PENALTY

“O futebol vai além das quatro linhas; ele é uma ferramenta poderosa para transformar comunidades e inspirar jovens a enxergarem novas possibilidades. Com o ‘Legado da Copinha’, queremos deixar oportunidades concretas para o futuro”, afirma Ricardo Castanho, Gerente Sênior de Marketing e Produtos da Penalty.

4x3zPU7Y image
Ricardo Castanho (Penalty). Foto: Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão

REINALDO CARNEIRO BASTOS

“Falar de Copinha é uma alegria imensa. O sucesso dessa competição de base nacional, a maior que a gente tem conhecimento no mundo, impacta os 27 estados com a união de forças.
E quando a gente fala de legado, a Penalty, uma parceira de longa data, passou a deixar para sedes e clubes um grande legado, uma entrega para que utilizem este material para jovens meninos e meninas.
Este é o intuito: dar a oportunidade a meninos e meninas praticar esporte. Sabemos que nem todos serão brilhantes atletas, mas se forem boas pessoas, bons cidadãos e cidadãs, teremos feito nossa parte”, disse Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

Sx1qOv1H image
Foto: Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão

PREFEITO DE ARARAQUARA

“Araraquara é privilegiada por contar com a oportunidade de sediar a Copinha. É um evento que mobiliza a cidade e toda a região. E a prioridade de Araraquara são as crianças. É fundamental que o Legado da Copinha siga acontecendo e faremos o possível para marcar presença todos os anos”, disse Dr. Lapena, prefeito de Araraquara, presente no evento em São Paulo.

AS SEDES DA COPA SÃO PAULO 2025

Um total de 27 cidades foram selecionados, cuidadosamente, pela FPF para abrigar as sedes da Copinha 2024. A capital teve três sedes: o Ibrachina, a Rua Javari, do Juventus, e o estádio do Nacional, que fica bem perto da sede FPF, no bairro Barra Funda.

Várias sedes estão na região metropolitana de São Paulo, como Barueri, Guarulhos, Osasco, Suzano, Santo André e Itaquacetuba.

Algumas cidades não têm clubes que disputam a divisão profissional como Bálsamo, Brodowski, Cravinhos, Salto, Santa Fé do Sul, Votorantim e Itaquecetuba.

A cidade mais distante da capital é Santa Fé do Sul, uma estância turística e que fica 625 quilômetros de São Paulo.

A cidade de Santa Fé está localizada na região noroeste do Estado, na região do Pontal do Paranapanema, que faz fronteira com os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. É uma região estratégica que marca a transição entre as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil.

Araraquara
Bálsamo
Barueri
Brodowski
Cravinhos
Franca
Guarulhos
Itapira
Itaquaquecetuba
Jaú
Lins
Mogi das Cruzes
Osasco
Porto Feliz
Salto
Santa Fé do Sul
Santana de Parnaíba
Santo André
São Carlos
São Paulo (Ibrachina, Nacional e Juventus)
Suzano
Taubaté
Tanabi
Tietê
Tupã
Votorantim
Votuporanga