Pé quente, Jaguariúna é a 30ª cidade-sede confirmada na Copinha 2020
Integrante da Região Metropolitana de Campinas, fica distante cerca de 130 quilômetros da capital
Integrante da Região Metropolitana de Campinas, fica distante cerca de 130 quilômetros da capital
São Paulo, SP, 14 – Jaguariúna é a 30ª cidade confirmada entre as sedes da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Integrante da Região Metropolitana de Campinas, distante cerca de 130 quilômetros da capital e com quase 60 mil habitantes, a cidade conta com um estádio moderno após sua reconstrução em 2008 o que permitiu que grandes clubes do futebol brasileiro tenham se instalado por lá na última década. Três deles se sagraram campeões posteriormente.
Inaugurado em 1996, o estádio municipal Alfredo Chiavegato, também conhecido como campo do Valmont ou campo do Nassif, foi remodelado em 2008, quando passou a ser comparado a uma arena multiuso. Desta maneira, os jaguariunenses tiveram a possibilidade de ver grandes times e talentos surgirem nessa última década de disputa da Copinha.
QUEM LEMBRA?
Em 2010, primeiro ano em que sediou o torneio após a reforma do estádio, o São Paulo de Rodrigo Caio, Willian Arão, Casemiro e Lucas Moura, e que seria o campeão, atuou na cidade até a semifinal com uma campanha impecável.
Em 2012, foi a vez de o Corinthians, da dupla de zaga Marquinhos e Antônio Carlos, se dar bem na cidade. Campeões, os alvinegros também jogaram até a semifinal em Jaguariúna. Na Copinha seguinte, o Santos de Gustavo Henrique, Alison e Neílton jogou na sede até as quartas de final, antes de ficar com a taça.
MOMENTO PROFISSIONAL
Com uma boa praça de jogos, a cidade vem tentando se firmar no futebol profissional. Fundado em 2007 como São Judas Tadeu, a primeira equipe local a disputar uma competição da FPF hoje chama-se Jaguariúna Futebol Clube.
Disputou a Segunda Divisão do futebol de São Paulo em quatro ocasiões. A primeira, com o nome antigo, em 2011. Já carregando o nome da cidade esteve nas últimas três edições do torneio. Em todas elas, foi eliminado ainda na primeira fase.
E AS MENINAS?
No começo do século, a cidade se empenha na disputa do Campeonato Paulista Feminino. Acaba eliminado nas primeiras fases de 2004, 2006, 2008 e 2010, chega à segunda etapa do torneio de 2009, mas faz boa campanha chegando na decisão do título, em 2007. Na ocasião, foi derrotado por 3 a 1 pelo Santos.
É TRADIÇÃO
Os jogos da sede de Jaguariúna vão ocorrer no estádio municipal Alfredo Chiavegato. A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.





































































































































