PE: Bagunça no Estadual: Mais dois times entram na justiça
Recife, PE, 29 (AFI) – O Santa Cruz confirmou que está entrando na Justiça Desportiva querendo a quarta colocação no Campeonato Pernambucano 2008 e não a sétima como está entendendo a Federação Pernambucana de Futebol. Agora mais dois clubes estão também reivindicando os seus direitos aproveitando o confuso regulamento.
Central, de Caruaru, e Vera Cruz, de Vitória de Santa Antão, já estão se articulando com os seus Departamentos Jurídicos, e nos próximos dias deverão entrar na Justiça Desportiva, inicialmente em Pernambuco, com a finalidade de se beneficiarem das brechas do complicado regulamento do campeonato 2008.
O Central se vale do artigo 8º da competição para ser declarado vice-campeão estadual e assim voltar a disputar a Copa do Brasil em 2009. Já o Vera Cruz se baseia no artigo 13º para fugir do rebaixamento.
Hexagonal do título
O artigo 8º do regulamento fala sobre o hexagonal do título e do hexagonal do rebaixamento. O que diz parte do artigo:
“Levando-se em consideração a soma dos pontos conquistados em todo o primeiro turno, na primeira e na segunda fase, formarão o hexagonal (Grupo G) que disputará o título de Campeão Pernambucano da Série A1 de 2008”.
Como o texto do regulamento fala em título e o time do Central terminou o hexagonal em segundo lugar, com 17 pontos, o Departamento Jurídico estuda a possibilidade de entrar com um recurso no TJD-PE tentando ser declarado vice-campeão.
Na classificação Geral do Campeonato, o Central faturou 35 pontos, oito a menos que o Náutico, segundo colocado. A direção Patativa, já deixou bem claro que se o seu intento não for alcançado em Pernambuco, vai recorrer ao STJD no Rio de Janeiro.
Vera Cruz
Já o Vera Cruz acredita que o artigo 13º do regulamento poderá salva-lo do rebaixamento à série A2 do futebol pernambucano em 2009. O que diz o artigo 13º:
“Ao final do hexagonal do descenso, as duas Associações que apresentarem o menor aproveitamento, contando-se a pontuação geral de toda a competição (primeiro e segundo turnos), serão rebaixadas para a Série A2 de Profissionais de 2009”.
No geral, o Vera Cruz tem os mesmos 20 pontos do Sete de Setembro, porém, apresenta um saldo melhor de gols (-8 contra -10).
Para complicar a vida do Vera Cruz, o parágrafo primeiro do mesmo artigo fala sobre os critérios de desempate no descenso. Ele remete ao artigo 20º, que trata das normas especiais. Esses critérios levam em conta apenas o hexagonal do rebaixamento, onde o time do Sete de Setembro de Garanhuns leva a melhor.
Esse campeonato ainda vai dá muito que falar.





































































































































