Paulita A2: Ito Roque celebra números e padronização no futebol do Taubaté

Comandante deu uma nova cara ao Burro da Central após saída de Álvaro Gaia

Classificado por antecipação para a segunda fase do Campeonato Paulista da Série A-2, o técnico do Taubaté Ito Roque comemora a boa fase.

0002050154530 img

Taubaté, SP, 30 (AFI) – Classificado por antecipação para a segunda fase do Campeonato Paulista da Série A-2, o técnico do Taubaté Ito Roque comemora a boa fase. Desde que assumiu o Burro da Central, clube onde já marcou seu nome na história no ano passado ganhando o acesso e um título que não vinha há mais de uma década, Ito vai somando números positivos.

Desde que assumiu, dia 13 de março contra o Rio Branco, Ito Roque, conquistou quatro vitórias em cinco jogos. Falando ao Futebol Interior nesta véspera de jogo, contra o Mirassol nesta quarta-feira no Joaquinzão, pela 18ª e penúltima rodada da fase de classificação, o treinador comentou o trabalho que vem fazendo no time do Vale.

“Nosso time vem jogando bem, com padrão de jogo, uma equipe equilibrada em campo e os números e vitórias sintetizam essa boa postura do Taubaté”, disse Ito. Segundo o treinador, o grande desafio para qualquer treinador hoje neste competitivo futebol paulista e brasileiro é dar padrão de jogo ao seu time.

“ Até pela sequencia muito grande de jogos, que dificulta em muitos momentos o ocorrência de treinamentos mais efetivos e destinados à parte tática. Até porque temos ainda a questão de desgaste muito grande dos atletas com jogos em cima de jogos. Mas temos de nos adaptar e essa realidade”, disse Ito ao FI.

Ito concede entrevista

Ito concede entrevista

Criatividade mais compactação
Segundo Ito, quando chegou ao Burro da Central a primeira meta foi tentar dar um padrão de jogo uma “cara” para o time. “Sabíamos que precisávamos de um equilíbrio em todos os setores do campo. Ou seja. No nosso caso, nós temos um time muito criativo e ofensivo, e por isso trabalhamos muito a compactação, pois, se não tiver espaço para o adversário ganhar rebote, e segunda bola seremos um time equilibrado e compacto e não deixaremos espaço para o adversário jogar”, explica o treinador, dono de títulos e vários acessos.

Ito segue na sua análise: “ E isso (busca da padronização) virou rotina no nosso trabalho tático aqui no Taubaté. E nossos atletas vem executando muito bem essa situação dentro de campo. acho que tudo o que você treina e cobra, e fica automático. E os resultados também vem acontecendo, reflexo desse trabalho”, detalhou.

Números do treinador
O bom trabalho em campo de Ito Roque se reflete nos números. Em 2016 o treinador já fez 16 jogos, com 30 pontos ganhos, 9 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, 20 gols marcados e 13 sofridos, e um ótimo aproveitamento de 62,5% dos pontos disputados. No Sertãozinho foram 11 jogos, 5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, 13 gols marcados e 10 sofridos; 18 pontos ganhos, aproveitamento de 54,5%. E no Taubaté 5 jogos, 4 vitórias, 1 derrota, 12 pontos, 7 gols marcados, 3 gols sofridos, aproveitamento de 80%. Segundo dados fornecidos pelo treinador, nos últimos cinco anos de carreira profissional, Ito Roque tem um excelente aproveitamento de pontos disputados de 58,8% . O técnico soma desde 2012, 265 pontos em 150 jogos, 77 vitórias, 34 empates e 41 derrotas, 234 gols marcados e 164 gols sofridos.

Jogo com o Mirassol
Ito Roque disse que a partida com o Mirassol deve ser encarada com muita responsabilidade pelo Taubaté. “Jogamos em casa e precisamos manter essa pegada e rítmo forte para entrarmos bem logo depois na segunda fase. Essa atenção tem que ocorrer do primeiro ao último minuto”,d isse Ito que que não deve contar com o goleiro Edson, o aça canhoto Luiz Fernando, o volante Mateus Silva e o meia Renatinho que cumprem suspensão pelo terceiro amarelo, assim como o zagueiro Ferreira, que tomou cartão vermelho na partida passada e não joga. Ito divulga o time somente momentos antes do jogo. Maurício; Carlinhos, Marcelo Godri, Guilherme e Rodrigo Soares; Rai Diego, Alan Mota, Luciano e Danilo Sacramento; Makanaki e Julio Madureira pode ser um provável Burro da Central para logo mais.