Paulista A2: Corrida pelo acesso à elite vai começar, confira duelos de estreia
Das oito partidas que acontecerão no dia, metade delas tem o pontapé inicial marcado para às 15h. As demais acontecem pela noite, em horários diferentes
Com quatro jogos marcados para às 15h, o Campeonato Paulista da Série A2 terá início durante a tarde desta quarta-feira (17)
Campinas, SP, 16 (AFI) – Com quatro jogos marcados para as 15h, o Campeonato Paulista da Série A2 terá início durante a tarde desta quarta-feira (17), e todos os 16 times irão disputar sua abertura no campeonato ao longo do dia. O torneio organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) terá ampla cobertura do Portal Futebol Interior, com placar ao vivo, pré e pós-jogos, além de repercussão com atualização rodada a rodada. Todos os jogos terão transmissão ao vivo pelo canais do Youtube Futebol Paulista e Paulistão.
A Série A2 é o torneio mais importante do interior de São Paulo, porque é através dela que alguns dos mais tradicionais clubes do estado disputam duas vagas na elite, a fim de realizarem o sonho de concorrer ao título do torneio estadual mais cobiçado ao lado dos gigantes paulistas e nacionais.
Das oito partidas que acontecerão no dia, metade delas tem o pontapé inicial marcado para às 15h. As demais acontecem pela noite, em horários diferentes. Da disputa de 2023, quatro clubes são novidade na lista dos 16 nomes. Rebaixados no Paulistão, São Bento e Ferroviária agora integram os clubes da A2, almejando o clássico ‘bate-volta’ para a elite, enquanto Capivariano e São José chegam à divisão tentando dar sequência ao sucesso da última temporada, quando ascenderam do Paulista A3.

FERROVIÁRIA, BRIOSA E MAIS NO PAULISTA A2
Juventus e São Bento farão uma das quatro partidas de abertura, que se iniciam às 15h, esta no Conde Rodolfo Crespi, a Rua Javari, em São Paulo. Em busca do acesso, o Moleque Travesso segue sendo comandado por Jorginho, enquanto o Bentão conta com Roberto Fonseca, que esteve à frente do Londrina-PR na temporada passada.
No Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba, se enfrentam Primavera e Portuguesa Santista pela primeira rodada do Paulista A2. O time da casa tenta ser oportunista e alcançar um acesso inédito em sua história, ao passo que a Briosa tem caminho mais estruturado, inclusive com Copa do Brasil no calendário para disputar em 2024, além de contar com o último artilheiro do campeonato, Bruno Moraes, o General, que marcou 12 gols na última edição da A2.
Em duelo de SAFs, Monte Azul e Ferroviária irão se enfrentar no Otacília Patrício Arroyo, na cidade de Monte Azul Paulista, em duelo que deve ser interessante para se analisar como chegam os concorrentes, já que o Azulão irá disputar o primeiro torneio sob nova direção, enquanto a Locomotiva vem de um rebaixamento no estadual e um acesso para a Série C. Apesar do início ruim na temporada, o sucesso nacional aumenta a expectativa para a Ferrinha, vista como uma das favoritas ao retorno para a elite estadual.
O último duelo das 15h acontece no Schmidtão, em Rio Claro, entre Rio Claro e Oeste. Os mandantes apostaram no técnico Edson Vieira, que também vem de passagem pelo Londrina-PR mas é conhecido principalmente pelos clubes do interior paulista que comandou, além de dois títulos do Paulista A3 conquistados na última década. O Rubro tenta seu retorno à elite na quarta edição consecutivas disputando o Paulista A2.
QUATRO JOGOS FECHAM A PRIMEIRA RODADA
Na sequência, se enfrentam Capivariano e Comercial na Arena Capivari, às 19h. Atual campeão do Paulista A3, o Leão da Sorocabana tenta embalar sucessos no estado, mas não tem caminho fácil. Ainda apostando em Élio Sizenando para o comando técnico, o primeiro desafio da temporada será contra o Bafo de Ribeirão Preto, comandado pelo veterano Luiz Carlos Martins, tricampeão da A2 e campeão da Série C de 2012.
Às 19h30 é a vez de Linense e Velo Clube, no Gilberto Siqueira Lopes, o Gilbertão, em Lins. O Elefante vem de campanha traumática, na qual passou próximo do rebaixamento durante vários momentos, mas que conseguiu a manutenção, e vem com o técnico Alberto Félix viver período diferente. O Rubro Verde pensa diferente. Completando 45 anos longe do Paulistão, maior marca entre os clubes que disputarão a divisão, o Velo terá Fahel Júnior na busca do acesso.
Vice-campeão do Paulista A3 e da Copa Paulista no mesmo ano, o São José manteve Ricardo Costa no comando e vem para temporada ainda mais desafiadora em 2024, inclusive com disputa da Série D no segundo semestre. Nesta quarta, enfrenta o Noroeste às 20h, no Martins Pereira, em São José dos Campos. O Norusca busca um final feliz depois de bater na trave durante o Paulista A2 e também na Copa do estado no decorrer do último ano, também dando sequência ao trabalho do técnico Moisés Egert.
Por fim, fecham o primeiro dia de Paulista A2 Taubaté e XV de Piracicaba, em duelo que acontecerá no Joaquinzão, em Taubaté, às 20h15. O Burro da Central repatriou Bambam, artilheiro da divisão em 2020, além de contratar Alvinho, maior marcador no ano anterior, também para reforçar o ataque. Do outro lado, o Nhô Quim, agora mais rico pela fatia a que tem direito em relação a venda do zagueiro Beraldo, segue sob o comando de Paulo Roberto Santos, na sétima campanha consecutiva em que o XV tentará o retorno à elite.
REGULAMENTO
Durante a primeira fase, todos os 16 clubes serão agregados em um grupo único, com um confronto marcado diante de cada um dos 15 adversários. As oito melhores campanhas avançam para a fase de mata-mata, enquanto os dois piores estão rebaixados para o Paulista A3 do próximo ano.
O mata-mata é aberto pelas quartas de final. Nele, a melhor campanha enfrenta a oitava melhor, a segunda enfrenta a sétima e assim por diante, em duelos de ida e volta, onde o último critério de desempate é a disputa por pênaltis. Na semifinal, a melhor campanha enfrenta a quarta, enquanto a segunda enfrenta a terceira, seguindo o mesmo regulamento.
Os dois times classificados para a final do Paulista A2 estarão classificados para disputarem o Paulistão no próximo ano, além de disputarem o título da segunda divisão em jogos de turno e returno, onde o vencedor se sagrará campeão paulista da Série A2.






















































































































