Paulistão: São Bento pode fazer história, mas terá pela frente "Papa Estadual"
Fundado em setembro de 1913 e com 102 anos de existência, o Azulão de Sorocaba vive seus tempos áureos
O São Bento tem a oportunidade de fazer história no Campeonato Paulista
Sorocaba, SP, 15 (AFI) – O São Bento tem a oportunidade de fazer história no Campeonato Paulista. Neste sábado, às 18h30, o clube enfrenta o Santos na Vila Belmiro, pelas quartas de final da competição. Se vencer, o time confirma a melhor campanha na sua história, o retorno ao Campeonato Brasileiro e ainda derruba a invencibilidade do adversário, que já dura sete anos.
Fundado em setembro de 1913 e com 102 anos de existência, o Azulão de Sorocaba vive seus tempos áureos. Promovido na Série A2 de 2013 e com campanha regular na última temporada, o clube surpreendeu nesta edição do estadual e terminou a primeira fase na terceira colocação geral, atrás apenas de Corinthians e Santos.
Até então a melhor campanha da sua história tinha sido um quarto lugar na Divisão Especial (Série A1) do Campeonato Paulista de 1963, a frente de Portuguesa e Corinthians. Assim como atualmente, o elenco do São Bento também tinha conquistado um acesso recente, inclusive com o título da Série A2 (na época conhecida como Primeira Divisão) de 1962 em cima do América de Rio Preto, com gol de Picolé dentro do Pacaembu.
Para chegar até o bom momento que vive, o clube sorocabano passou por diversas mudanças, principalmente políticas. O atual presidente, Fernando Martins da Costa Neto, foi um dos responsáveis na reconstrução do clube, que hoje estampa diversas manchetes no estado. Ele chegou em 2012 e já tirou o time da Série A3, com dois acessos seguidos e bons resultados na elite.

RETORNO AO CENÁRIO NACIONAL
Neste final de semana, se vencer o Santos fora de casa, o São Bento praticamente garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro das próximas duas edições. Caso deixe o gramado derrotado, o time precisa torcer contra São Bernardo, Audax e Red Bull Brasil, que também se classificaram para as quartas de final do Paulista.
A última vez que esteve em campo pelo Campeonato Brasileiro foi em 1992, quando se classificou para a Série C da competição – ainda não existia a Série D e, por isso, esta era a última divisão nacional. Em uma tabela com 31 times, o São Bento conseguiu terminar em 15º, distante da zona de classificação á próxima fase.
Mas esta não foi a única participação do Azulão Sorocabano na principal competição do Brasil. Em 1981, o clube disputou a então conhecida como Taça de Prata (atualmente conhecida como Série B) e bateu de frente com adversário como Palmeiras e Bahia. O elenco ficou próximo da classificação para a segunda fase, mas caiu na 13ª posição.
Por fim, a primeira participação do São Bento no Campeonato Brasileiro foi em 1979, no que ficou conhecido como maior competição nacional já disputada. Com um campeonato inchado, o torneio contou com 94 clubes, as sem a participação de Corinthians, Portuguesa, Santos e São Paulo. Como entrou na segunda fase, o Azulão ficou próximo da classificação das semifinais.
SENHOR PAULISTA
A última vez que o Santos não disputou o mata-mata do campeonato estadual foi em 2008, quando não se classificou ainda na primeira fase. De lá pra cá o clube chegou em todas as finais e levou quatro vezes o troféu pra casa. E justamente por isso a missão do São Bento é tão difícil.
Desde que extinguiu os pontos corridos em 2006 e passou a ser disputada em duas fases (classificatória e mata-mata), o alvinegro praiano dominou a competição. Isso porque, como não se classificou em 2008, ele também nunca perdeu nenhum confronto eliminatório pelo estadual, com exceção das finais.





































































































































