Paulistão: São Bento faz balanço positivo de 2015 e projeta 2016

Este ano, o Azulão teve a sua melhor campanha no Campeonato Paulista nos últimos 30 anos

Este ano, o Azulão teve a sua melhor campanha no Campeonato Paulista nos últimos 30 anos

0002050134264 img

Sorocaba, SP, 28 (AFI) – A diretoria do Esporte Clube São Bento fez um balanço da temporada de 2015 que está terminando. E contou com bons motivos para celebrar o ano que finda para a comunidade azul e branca de Sorocaba. A direção destacou que o grande feito do Azulão ocorreu no primeiro semestre com a melhor campanha nos últimos 30 anos no mais forte estadual do país, o Campeonato Paulista, sob o comando do técnico Paulo Roberto Santos.

“Estamos felizes pelo que toda a equipe – toda diretoria, apoiadores, patrocinadores, torcedores, comissão técnica, atletas,todos enfim -, fez para que o São Bento tivesse uma grande campanha no estadual no primeiro semestre. Fizemos o melhor paulista dos últimos 30 anos, com orçamento bem aquém das demais equipes, e por ser o primeiro ano da diretoria na Série A1”, analisou o vice-presidente e homem forte do futebol, Márcio Rogério Dias, que ao lado do presidente Fernando Martins Costa Neto e demais colegiado, comanda o Azulão. “Além disso ficamos em nono lugar entre 20 fortíssimas equipes, e só não nos classificamos para o Brasileiro da Série D em razão da regra do certame”, lamentou Dias.

Copa Paulista No segundo semestre de 2015, o treinador do São Bento Paulo Roberto, deixou o clube para comandar o Guarani Futebol Clube, no Brasileiro da Série C. E o Azulão de Sorocaba trouxe para a Copa Paulista José Luiz Drey. O time azul não repetiu em campo o sucesso do primeiro semestre e foi eliminado na segunda fase, ficando de fora dos “play-offs” finais. Segundo a direção, a meta foi usar a competição para observar jogadores para serem usados no estadual. “Quanto à Copa Paulista, optamos em olhar atletas com potencial para compor elenco da A1. E conseguimos pincelar alguns nomes, que inclusive entrega o atual elenco”, disse Dias.

0002050134264 img

AUSTERIDADE
Outro ponto positivo da temporada 2015, de acordo com o vice-presidente do São Bento, foi que o clube continuou na política de muita austeridade administrativa, chamada de “pés no chão”. Uma política iniciada há quatro anos atrás, na gestão Fernando Martins Costa Neto, gastando apenas o que arrecada e sem fazer loucuras. E pagando dívidas muitas delas criadas no passado. “Veja, o São Bento possui ainda dívidas e compromissos assumidos em acordo judicial. Isso impede que o valor seja tão somente gasto no futebol. Por isso o clube por isso necessita contar com alguns atletas da Copa Paulista”. Dias acredita que num futuro o clube poderá equalizar todas essas dívidas, explicou.

CT, OUTRA CONQUISTA
Outro ponto muito positivo foi que em 2015 o São Bento, numa parceria da direção com a Associação Vamos Subir Bento, e de empresários e comunidade, entregou mais uma parte do seu sonhado Centro de Treinamento Humberto Reale, na Avenida Nogueira Padilha. Ainda faltam algumas obras para concluir o CT, mas a direção está otimista. A campanha de sócios também é outro ponto que foi destacado. “Melhoramos e entregamos parte das obras do nosso CT, que era outro grande desafio, vencido com o apoio de todos. Enfim, esse ano de 2015 foi conquistas dentro e fora de campo na ótica da diretoria azul e branca.

Projetos para 2016 – A direção do São Bento já traçou suas metas para o ano de 2016. Segundo Márcio Dias, a meta é fazer um excelente Campeonato Paulista, permanecer na divisão (caem seis times nesta temporada), e brigar e buscar uma vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D. Outra meta do clube, agora fora de campo, será de,m se possívelm liquidar todos os débitos trabalhistas pendentes. A direção não tem ainda uma estimativa geral do valor total. Entre esses débitos estão alguns ligados ao INSS, FGTS, IPTU, Saae, dívidas trabalhistas.

FOCO NA COPA SP
Nas categorias de base a diretoria está satisfeita com o trabalho realizado em conjunto com uma parceira (Ki-Gol). O nosso foco por hora na base é somente o projeto da taça São Paulo. Estamos focados nisso”, disse Dias. São Bento/Ki-Gol estará na 47ª Copa São Paulo Juniores atuando em Lins no grupo quatro (4), que tem ainda Linense-SP, Botafogo-RJ e Sobradinho-DF. Apenas uma equipe passa para a segunda fase. O São Bento estreia dia 2 de janeiro, 18h contra o Botafogo-RJ no Estádio Gilberto Siqueira Lopes. Dia 4 de janeiro às 16h enfrenta o Linense,e dia 6 de janeiro fecha a participação às 16h contra o Sobradinho-DF. A viagem para Lins é dia 1º de janeiro. A 47ª Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece entre os dias 2 e 25 de janeiro.

TIME VOLTA DIA 4
O time principal do São Bento, praticamente completo, volta aos trabalhos dia 4 de janeiro, segunda-feira, depois das festas de fim de ano. Com mais de 45 dias de trabalhos, o elenco comandado por Paulo Roberto Santos já fez alguns testes. Venceu o Santo André por 2 a 1 e contra o sub-20 que joga a Copa São Paulo, foram duas vitórias por 4 a 0. O treinador Paulo Roberto Santos disse que um bom caminho já foi andado na preparação para o Campeonato Paulista de 2016 e que 50% do grupo de atletas grupo já assimilou bem sua forma de trabalhar. Paulo Roberto tem utilizado nos amistosos os esquemas 4-1-4-1 e 4-2-3-1.

O volante Eder e o atacante Rossi chegam em janeiro. Mais dois amistosos devem ocorrer antes da estreia no Paulistão dia 31 de janeiro no Estádio Walter Ribeiro (CIC), contra o Ituano. Wanderson (Henal), Regis (Bebeto),Pitty, João Paulo, Marcelo Cordeiro (Mateus) , Alê, Serginho Catarinense, Kleberson, Moraes, Rodriguinho (Cavalo), Fernandinho (Rafael Gomes). Foi a base do último amistoso.