Paulistão: Raphael Claus será o árbitro do jogo entre São Bento e Corinthians
Formado em Educação Física, Claus tem 37 anos e atua desde 2002 pela Federação Paulista de Futebol (FPF)
Formado em Educação Física, Claus tem 37 anos e atua desde 2002 pela Federação Paulista de Futebol (FPF)
Sorocaba, SP, 02 – A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou, nesta quinta-feira, o árbitro da partida entre São Bento e Corinthians, sábado, em Sorocaba, no CIC na abertura do Paulistão. Trata-se de Raphael Claus, que terá como assistentes, Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (1) e Evandro de Melo Lima (2), e André Luis Riquena (4º Arbitro). Clauss tem 37 anos, é formado e atua desde 2002 na FPF.
RETROSPECTO
Em 2016 não apitou nenhum jogo do São Bento, mas atuou em dois jogos do Corinthians: a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras em junho no Allianz Park, e nova derrota, 2 a 1 para o Santos, na Vila Belmiro em setembro.
Em compensação, em 2015, apitou dois jogos do time de Sorocaba : empate do São Bento, 1 a 1 com o Ituano dia 27 de fevereiro no CIC, e dia 27 de março, 0 a 0 com Bragantino, também no CIC.
CONFIRA A ESCALA COMPLETA DA 1ª RODADA
Ainda em 2015 apitou dois jogos do Corinthians – coincidentemente, contra o Palmeiras: 1 a 0 para o Timão no Allianz Park em fevereiro pelo estadual, e 3 a 3 em setembro no mesmo estádio palmeirense, mas pelo Brasileirão de 2015.

A CARREIRA
Segundo reportagem do site da Liga Barretense de Futebol, Claus está no quadro da FPF desde 2002 e apitou seu primeiro clássico profissional em 2011, no jogo entre Corinthians e Santos, pela nona rodada do Campeonato Paulista.
De acordo com a reportagem, as boas arbitragens na competição renderam ao professor de Educação Física de 31 anos, natural de Santa Bárbara d’Oeste, o prêmio de Melhor Árbitro do Paulistão 2011. Na reportagem disse que não gosta de fazer projeções para o futuro. Ele prefere realizar seu trabalho passo a passo.
“Estar no quadro da CBF é ótimo e claro que a gente almeja sempre mais, chegar à FIFA algum dia, mas não fico criando essa expectativa. Penso em construir minha carreira com um passo de cada vez. Não adianta pensar três, quatro pra frente sendo que temos que mostrar serviço agora”, declarou.





































































































































