Paulistão: Na mira do Ituano, atacante é punido no STJD por chutar árbitro

Jogador chutou o árbitro após ser expulso em confronto entre Confiança e Ponte Preta

Neto Berola e1639180273396
Neto Berola foi ao STJD para se defender sobre a expulsão

Itu, SP, 10 (AFI) – Provável reforço do Ituano para a temporada 2022, o atacante Neto Berola foi suspenso em quatro jogos por chutar o árbitro Wilton Pereira Sampaio em duelo válido pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. À época ele defendia o Confiança em duelo decisivo contra a Ponte Preta. O julgamento aconteceu na sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no Rio de Janeiro.

A partida transcorria normalmente quando, aos 39 minutos do segundo tempo, Neto Berola recebeu um cartão amarelo e disse ao árbitro: “você veio aqui pra nos roubar, estamos cansados de ser roubados aqui”, ato que gerou o cartão vermelho.

Inconformado com a expulsão, o atacante deu um pontapé em Wilton Pereira Sampaio, atingindo o pé direito do árbitro. Neto precisou ser contido e retirado do campo por atletas das duas equipes.

A Procuradoria enquadrou Neto Berola nos artigos 258, “conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”, e 254-A, “agressão física”, ambos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Após a sustentação de cada voto, ficou decidido, por maioria, punir Neto em um jogo no artigo 258. Também por maioria, foi desclassificada a conduta do artigo 254-A para o artigo 250 do CBJD e aplicada a pena de suspensão por três jogos.

Apesar da suspensão neste momento, Neto Berola apenas cumprirá as quatro partidas na Série B de 2022. Por isso, não tem qualquer empecilho para defender o Ituano no Campeonato Paulista.

Confira também: