Paulistão: Leonardo Fagundes explica preparação física do elenco do Guarani
Profissional é o responsável por colocar os jogadores bugrinos no 'eixo' após férias
Leonardo Fagundes é o responsável por colocar os jogadores bugrinos no 'eixo' após férias
Campinas, SP, 07 (AFI) – Leonardo Fagundes abre temporada como o responsável pelo condicionamento físico do elenco do Guarani.
Em entrevista exclusiva ao Portal Futebol Interior, o preparador explica todo procedimento a ser adotado na pré-temporada antes da estreia no Campeonato Paulista.
“Serão totalizados, em média, 19 dias de preparação para o Estadual. Eles serão distribuídos em treinos, recuperação e ainda com três amistoso durante o período. Os treinamentos têm como objetivo dar intensidade e volume aos atletas para se condicionarem. A ideia é trazer este lastro físico para poder realmente, em pouco tempo, condicioná-los”, declarou.
“Estamos realizado um trabalho integrado e que seja físico, técnico e tático para atender todos os departamentos em curto espaço de tempo. Nós devemos, é claro, respeitar o limite fisiológico dos jogadores e, especialmente, a nossa rotina de recuperação. É tentar otimizar para que eles se recuperem no menor tempo possível. Quero dar carga de treino aos atletas para que, quando realmente iniciar o torneio, ter boa resposta, tanto durante os jogos quanto depois em virtude de a competição ter uma partida atrás da outra”, emendou.
O profissional ainda revelou que os exames dos jogadores, após apresentação na última sexta-feira, 03 de janeiro, estão dentro da normalidade.
“Nesta segunda-feira, até por coincidência, os atletas fizeram os exames cardiológicos e avaliações funcionais e antropométricas. Está tudo dentro do esperado e do conforme. Nós já tínhamos dados de alguns atletas do ano passado que estiveram conosco. Quem chegou está dentro da normalidade. Os reforços estão bem”, pontuou.
“Eu procuro utilizar desses dados e parâmetros para desenvolver o treinamento de forma bem individualizada e especificidade de posição, carência ou mesmo potencial o que o atleta tem de melhor”, continuou.
BAIXA IDADE
Por fim, Fagundes celebrou o fato de o plantel bugrino ser formado, na maior parte, por peças jovens, o que facilita no trabalho antes do início da temporada.
“Por um lado, sim, é um facilitador. Trabalhar com atletas jovens é sempre muito bom. São pessoas que vêm com poucos vícios e, normalmente, sempre abertos a novos conceitos e métodos de treinamentos. Isso é bom. O nosso grupo, apesar de ter média de idade baixa, tem bastante bagagem e experiência”, comentou.
“Eu tenho certeza de que, pelo o que tenho visto nesses dias de treino, teremos resposta muito positiva na competição. Tenho vista muita entrega e intensidade nos trabalhos, além do próprio entendimento do que é proposto pelo Carpini e os conceitos. É o que eu procuro passar para eles no dia a dia. Isso é muito importante e proveitoso também”, completou.





































































































































