Paulistão: Jogo do São Paulo me parece o mais complicado

Tricolor vai ter trabalho com o Água Santa. No mais, Palmeiras, Corinthians e Red Bull Bragantino devem confirmar vagas nas semifinais do Paulistão.

No Allianz Parque, estádio que o Palmeiras cedeu ao tricolor para disputar este jogo já que o Morumbi está alugado para um show musical. 

Paulistão - São Paulo
Luan é opção no São Paulo (Foto: Rubens Chiri - saopaulofc.net)

Campinas, SP, 10 (AFI) – As quartas de final do Campeonato Paulista começam neste sábado, às 19 horas, com o jogo entre Palmeiras e São Bernardo. Quem vencer será semifinalista da competição e estará a três jogos do título da temporada.

O Verdão, por sinal,  é o time de melhor campanha e o único invicto entre os oito clubes que se classificaram para esta fase. Já o Ituano, que vai enfrentar o Corinthians, na Neo Química Arena, é o que fez pior campanha.

O jogo mais equilibrado desta fase parece ser, sem dúvida, aquele que São Paulo e Água Santa farão no Allianz Parque, estádio que o Palmeiras cedeu ao tricolor para disputar este jogo já que o Morumbi está alugado para um grande show musical. 

A Federação Paulista de Futebol, ao fazer a programação dos jogos desta fase, programou os quatro jogos para serem disputados em três dias. Neste sábado, o Palmeiras encara o São Bernardo, na Allianz Arena. No domingo, às 16 horas, o Corinthians recebe o Ituano e, às 19 horas, o Red Bull encara o Botafogo, de Ribeirão, em Bragança Paulista

Na segunda-feira, o São Paulo fecha esta fase do Paulistão contra o Água Santa, na Allianz Arena, às 20 horas. A expectativa é de estádios cheios nas quatro partidas.

CHANCES DE CADA UM

Numa análise sobre o que esses clubes poderão fazer em seus jogos, diria que o Palmeiras pode até ter dificuldades para ganhar os três pontos, mas, por jogar em casa e por ter melhor campanha, é, sem dúvida, o grande favorito (como é favorito ao título da temporada!).

O Red Bull que também joga em casa e atravessa bom momento, leva o favoritismo no jogo contra o Botafogo. No jogo que será disputado na Arena corintiana, o Time da Fiel tem tudo para vencer bem, já que o Ituano tem um time tecnicamente frágil e o Corinthians não costuma perder jogos em seu estádio.

Finalmente, o São Paulo como disse acima, é o clube que mais vai sofrer para ganhar seu jogo e se classificar para as semifinais do campeonato. É que o Tricolor de Rogério Ceni oscila muito mesmo quando joga em casa. Além disso, as campanhas de São Paulo e Água Santa são bem parecidas, o que prova o equilíbrio entre as duas equipes.

Só para vocês terem uma ideia, o São Paulo, na fase de grupos ganhou 7 jogos, empatou 2  e perdeu 3. O Água Santa também venceu 7, empatou 2 e perdeu 3. O Tricolor marcou 23 gols e sofreu 10. O time de Diadema marcou 13 e sofreu 9. O ataque tricolor mostrou que é bem melhor. 

Importante lembrar que quem vencer ganha mais três pontos além da classificação para a fase semifinal. Se um jogo das quartas de final terminar empatado, a vaga será decidida nos pênaltis. Neste caso, o clube que vencer, ganhará apenas um ponto que será somado aqueles que ele ganhou na fase de grupos.

POSSÍVEIS CONFRONTOS
Em tese, se os mandantes desta fase ganharem os três pontos, as semifinais terão São Paulo x Corinthians e Palmeiras x Red Bull. Estes jogos serão disputados no final da próxima semana. Os dois clubes que ganharem o direito de disputar as finais, terão mais dois jogos pela frente.

O que tiver melhor campanha nas fases anteriores, mandará o último jogo do campeonato em seu estádio. O outro fará o primeiro em casa e o segundo fora.

No ano passado, os finalistas foram São Paulo e Palmeiras. O Tricolor ganhou o jogo de ida mas levou uma goleada no segundo, disputado na Allianz Arena. Em 2021, foi o contrário. O São Paulo ficou com o título da temporada.

Os artilheiros do Paulistão 2023 são Róger Guedes, do Corinthians, e Giuliano Galoppo, do São Paulo. Cada um marcou 8 gols. Raphael Veiga, do Palmeiras, é o jogador que deu mais passes para gol, 5. O melhor ataque até agora é o do São Paulo, com 23 gols. A melhor defesa é a do Palmeiras, com apenas 5 gols sofridos.