Paulistão: FPF altera nome do Troféu do Interior e aumenta vagas para a Copa do Brasil

Disputado entre os clubes do interior do estado do Paulistão A1, o torneio agora passará a valer três vagas para a Copa do Brasil do ano seguinte.

A alteração é uma homenagem aos 200 anos do Grito do Ipiranga, comemorado em São Paulo.

Troféu do Interior passará a se chama Taça Independência paulistão
Troféu do Interior passará a se chama Taça Independência (Foto: Divulgação/FPF)

Campinas, SP, 16 (AFI) – Nesta quarta-feira, a Federação Paulista de Futebol divulgou a tabela do Campeonato Paulista da Série A1 e A2. Porém a principal novidade ficou por parte da alteração do nome do Troféu do Interior para Taça Independência. Disputado entre os clubes do interior do estado do Paulistão A1, o torneio agora passará a valer três vagas para a Copa do Brasil do ano seguinte.

A alteração é uma homenagem aos 200 anos do Grito do Ipiranga, comemorado em São Paulo. Uma das páginas mais memoráveis da história do Brasil.

O Taça Independência será disputada durante as quartas de finais do Paulistão, onde do nono ao 14º colocado terão direito a disputar. Lembrando, que os clubes do Brasileiro da Série A, não disputarão o torneio, mesmo que forem eliminados na primeira fase. A fórmula de disputa ainda será definida em um novo Conselho Técnico, a ser realizado ao final das quartas de finais.

Com o novo nome, os três primeiros colocados garantirão vaga na próxima Copa do Brasil. Antes, somente o campeão tinha a vaga assegurada no torneio nacional de mata-mata.

TROFÉU DO INTERIOR

O Troféu do Interior existe desde 1947 e teve diversos formatos, desde um campeonato à parte, onde disputava o titulo final contra os times da capital e como uma forma de premiar os times do interior.

Após uma pausa, a FPF restituiu o Troféu do Interior, com o intuito de eleger o melhor time do interior, que não se classificou para a fase final do Paulistão. Lembrando que não fazem parte do torneio os clubes capitais (e Santos).

O novo formato vem desde 2017, com o Ituano sendo o maior vencedor com dois títulos. Além do Galo, Ponte Preta, Red Bull Brasil, Red Bull Bragantino e Novorizontino, já conquistaram o torneio.

Confira também: