Paulistão: fator casa pode decidir nas quartas
As quartas do Paulistão acontecerão no fim de semana. Os mandantes ficam em vantagem para chegar às semifinais.
Oito vão continuar em busca do título (Novorizontino, Palmeiras, Red Bull, Portuguesa, Santos, Capivariano, São Paulo e Corinthians).
Por SÉRGIO CARVALHO
São Paulo, SP, 17 (AFI) – A primeira fase do Paulistão 2026 terminou. Dos 16 clubes que a disputaram, oito caíram fora e oito vão continuar em busca do título (Novorizontino, Palmeiras, Red Bull, Portuguesa, Santos, Capivariano, São Paulo e Corinthians). Dois caíram e vão disputar a Série A 2 em 2027 (Velo Clube e Ponte Preta).
Para surpresa de muita gente, um clube do interior paulista, o competente Novorizontino, fez a melhor campanha da primeira fase e já entra nas quartas, como um dos favoritos a participar das semifinais.
Entre os grandes, o Palmeiras, de Abel Ferreira, fez a melhor campanha. O Corinthians foi o quinto, o São Paulo o sexto e o Santos, o oitavo.

O melhor ataque foi o do clube de Novo Horizonte com 16 gols marcados. O Palmeiras fez só a metade, 8. O Red Bull teve a melhor defesa (só sofreu dois gols em oito jogos disputados).
Como se percebe, o interior entrou forte no Paulistão desse ano e pode até acontecer de um interiorano levantar a taça no final do campeonato.
Aliás, por falar no interior, preciso destacar a campanha do Capivariano, que foi o sétimo colocado na classificação geral (13 pontos ganhos, 4 vitórias, um empate e três derrotas). Clube de Capivari foi fantástico.

CONFRONTOS DEFINIDOS
As quartas-de-final serão disputadas no próximo final de semana (21 e 22 de fevereiro). Ao todo, serão quatro jogos e nenhum clássico.
No sábado, dia 21, às 18h30, jogam Red Bull Bragantino x São Paulo. Às 20h30, em Barueri, o Palmeiras enfrenta o excelente Capivariano, em seu estádio.
No domingo, dia 22, às 16 horas, o Novorizontino pega o Santos, em Novo Horizonte e, ás 20h30, será a vez da Portuguesa encarar o Corinthians, no Canindé, em São Paulo.
Curiosamente, essa fase não terá nenhum grande clássico. Os locais e horários destes jogos, já foram definidos nesta segunda-feira, pela FPF. Em tese, diria que nos jogos citados acima, não há um favorito destacado.

FATOR CASA PODE DEFINIR
Ainda assim, devemos considerar que o fator casa muitas vezes ajuda o clube mandante e o peso da camisa também pode influir no resultado final. Ainda assim, não dá para garantir que os quatro grandes vão passar para a próxima fase.
Nestas quartas-de-final, se um jogo terminar empatado, a decisão irá para os pênaltis (não haverá prorrogação). As semifinais serão disputadas dia primeiro de março, um domingo. E a decisão do título será feita em dois jogos, dias 4 e 8 de março.
O Corinthians foi o clube que mais títulos paulistas ganhou, 31. O Palmeiras, 26. São Paulo e Santos, 22.
QUARTAS DE FINAIS DO PAULISTÃO 2026:





























































































































