Paulistão: Esperando acerto com treinador, São Bento deve se apresentar em novembro
Em entrevista exclusiva ao Portal Futebol Interior, Paulo Roberto Santos falou sobre o ano de 2018
Em entrevista exclusiva ao Portal Futebol Interior, Paulo Roberto Santos falou sobre o ano de 2018
Sorocaba, SP, 18 (AFI) – Paulo Roberto Santos falou ao Futebol Interior e esclareceu como estão as negociações para sua renovação com o São Bento para 2018. Disse que têm propostas, falou do planejamento, manteve cautela sobre os recursos do futebol do clube para ter em 2018, onde disputará o Paulistão e Série B. O técnico viaja a Maceió e verá nesta semana CSA e Fortaleza na final da Série C.
O técnico Paulo Roberto Santos ainda não renovou oficialmente seu contrato com o São Bento para 2018. Caso continue – a direção azul está otimista -, será o quinto ano do técnico no clube sorocabano, onde chegou em 2014. Em entrevista nesta quarta-feira ao Futebol Interior, o treinador disse que ainda não recebeu uma resposta definitiva do clube sobre a proposta que fez na conversa da semana passada entre as duas partes.
Embora, segundo fontes do Azulão, sua diretoria e o novo presidente Márcio Rogério Dias estão muito otimistas – esperam anunciar em breve o “Dia do Fico” do treinador, porém Paulo Roberto, reiterou que tem sondagem de alguns times. E vai esperar uma definição com o Bentão antes de conversar com outros pretendentes ao seu trabalho. Embora não haja nenhuma novidade, o treinador disse que, de sua parte não há pressa em definir o assunto.
O treinador, que esteve em Sorocaba a pedido da diretoria, na segunda-feira para a posse do novo presidente, Márcio Rogério Dias, e adiantou viaja ao Nordeste sexta-feira com a família para alguns dias de férias. Mas adiantou que, caso haja um acordo, a apresentação do elenco e início dos trabalhos para 2018 será possivelmente dia 13 de novembro. Na mesma entrevista, Paulo Roberto falou dos grupos do Paulistão e falou com cautela, dos reflexos da informação desta semana que o São Bento estaria negociando com duas fortes empresas para fortalecer o caixa do clube e dar tranquilidade para o futebol num futuro próximo.
CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA DO TREINADOR AO FI:
Futebol Interior (FI) – Houve algum avanço nas negociações com o São Bento para a renovação de seu contrato?
Paulo Roberto – Não até agora não houve conversação e as coisas estão paradas neste sentido. Só falamos (com diretores) rapidamente antes da posse. Mas tudo segue na mesma.
FI – Foi dado algum prazo para a definição do assunto, tendo em vista que o Paulistão começa antes em 2018 por causa da Copa do Mundo?
Paulo Roberto – Não. Não se falou em prazo nenhum, não. E quanto ao Paulistão, já sabíamos há dois, três meses que ele começaria antes e isso só foi confirmado na reunião (arbitral).
FI – Esse inicio antecipado preocupa, para uma preparação, em caso de acerto (ou não) seu com o clube? O que achou dos grupos do estadual e do São Bento?
Paulo Roberto – Quanto aos grupos não muda nada e é a mesma fómula sempre com um grande cabeça de chave, teoricamente, uma das vagas do grupo é do grande. E Quanto à preparação, a ideia que se tinha conversado anteriormente (no São Bento), era do início (dos trabalhos) entre os dias 13 e 15 de novembro.
FI –Mas começando dia 13 de novembro os trabalhos, não ensejaria uma definição mais breve de sua renovação (ou não) com o clube?
Paulo Roberto – Não. Essa data não é determinante, porque temos ainda muito tempo (até apresentação, 13 ou 15 de novembro).
FI – Tendo como base a sua experiência de anos anteriores, esse planejamento do São Bento, deve ser para o ano todo, tendo em vista uma Série B muito difícil a partir de maio?
Paulo Roberto – Sim, o planejamento (do São Bento em 2018), tem que focar a Série B.Um ano em que se terá duas competições, não se pode fazer o planejamento inicial para somente uma (Paulistão). Isso porque, praticamente termina uma competição (Paulista, em abril), e começa outra, (Brasileiro da Série B em maio).
FI – Qual deve ser o diferencial deste planejamento de 2018, em relação a 2016, quando o São Bento jogou o Brasileiro e a Série D, o de 2017, quando teve o estadual, Copa do Brasil e Série C?
Paulo Roberto – O mais importante, antes de tudo, é você se planejar antes de tudo visando todas as competições que você vai ter. Não adianta se planejar exclusivamente para uma só (competição). Se você tem seu calendário anual, tem que se planejar para duas ou três competições (estadual, Copa do Brasil Série B). E o detalhe que você vai ter um orçamento, coisa que você não tinha, o que te dá a possibilidade de um planejamento um pouco mais fortalecido que foi em anos anteriores.
FI – Nesta semana surgiu a informação que o São Bento tem a possibilidade de fechar com pelo menos dois patrocinadores fortes, e outros médios, o que pode dar um certo suporte e tranquilidade ao clube para um futuro breve; fato que nunca aconteceu na sua história ? Qual é a sua avaliação sua, e se isso confirmado pode interferir positivamente no trabalho dentro de campo?
Paulo Roberto – Já ouvimos falar de muita coisa dentro de campo. Mas você não pode contar com isso, no início de um planejamento. Você deve contar com aquilo que você tem de realidade. Não adianta você iniciar um planejamento, pensando em suposições e hipóteses. Nós ouvimos muito falar disso também (vinda de patrocinadores fortes), mas dá pra fazer futebol contando com determinadas situações que possam vir a acontecer, mas utilizando a realidade.
FI – Será mantida no clube, caso você fique, a política “Pés no chão” no futebol? Você viaja quando?
Paulo Roberto – Não se sabe ainda. Ainda não se sabe ao certo o orçamento que o clube terá para 2018. Tem havido muitas especulações, mas não se sabe ainda. Devo viajar para Maceió na sexta-feira, pois pretendo ver no final de semana a final do Brasileiro (CSA x Fortaleza, sábado, no Estádio Rei Pelé).
Paulo Roberto – Futebol é uma ciência inexata. Tem uma coisa no futebol que é muito clara. Às vezes uma grande equipe que foi muito bem montada, com escolhas muito bem feitas, às vezes demora para dar liga. E no futebol, quando uma equipe demora para dar liga, sempre não se espera. Não existe clube no Brasil que espere muito pela resposta de uma equipe dentro de campo e essa é a realidade no nosso futebol. Então, não é regra você ter um grande elenco por ter uma condição financeira muito boa, de que as coisas irão dar certo. Por isso, o São Bento é um exemplo. O clube trabalhou em praticamente todas as competições (desde que estamos aqui), com uma das menores folhas (de orçamento e pagamento), e obteve bons resultados. Foram cinco conquistas (vagas para as Séries D, C e B do Brasileiro, para a Copa do Brasil e uma semifinal de Paulistão). Por isso, sempre digo que no futebol, nada é uma regra.






































































































































