Paulistão: Elenco da Ponte Preta anuncia greve em meio à crise financeira

O elenco profissional da Macaca emitiu uma nota em conjunto, informando o início de uma greve pela falta de pagamento dos salários atrasados.

O novo prazo exposto pela Ponte Preta é que a situação irá se resolver entre segunda e terça-feira, dias 22 e 23 de dezembro.

Elenco da Ponte Preta anuncia greve
Elenco da Ponte Preta anuncia greve (Foto: Marcos Ribolli/PontePress)

Campinas, SP, 20 (AFI) – A crise financeira da Ponte Preta atinge níveis cada vez mais alarmantes. Neste sábado, após cancelar o jogo treino contra o Rio Branco de Americana, o elenco profissional da Macaca emitiu uma nota em conjunto, informando o início de uma greve pela falta de pagamento dos salários atrasados.

No comunicado, os jogadores, entre remanescentes da temporada de 2025 e também recém-contratados, anunciam a paralisação temporária com base no parágrafo 5o do artigo 90 da Lei Geral do Esporte.

O § 5º do artigo 90 da Lei Geral do Esporte permite ao atleta profissional de futebol paralisar as atividades profissionais, inclusive recursa-se a competir, quando os salários estiverem em atraso por 2 (dois) ou mais meses:

Os atletas também informaram na nota que só retornaram as atividades após o pagamento, ou pelo menos parte, dos vencimentos.

O protesto dos jogadores será para pressionar a diretoria para resolver as pendências com os atletas. Os atrasos não são iguais entre todos, com alguns jogadores chegando até a sete meses de salário atrasado, enquanto outros somam de três a quatro meses.

O estopim foi quando mais uma vez a Diretoria prometeu quitar parte dos salários, entretanto o acordo novamente não foi cumprido. O novo prazo exposto pela Ponte Preta é que a situação irá se resolver entre segunda e terça-feira, dias 22 e 23 de dezembro.

A Macaca busca recursos para iniciar a temporada de 2026. Ainda sob transferban, a Macaca teme não ter todo o elenco para atuar nas primeiras rodadas do Paulistão.

Não são apenas os jogadores que estão com pendências na Ponte Preta. Funcionários do Departamento de Futebol, Estádio, CT do Jd. Eulina e Paineiras também convivem com salários atrasados.

Veja a íntegra da nota oficial do elenco da Ponte:

“Nós, atletas da AA Ponte Preta, remanescentes da temporada 2025 e os recém-contratados para a temporada 2026, em conjunto, comunicamos que:

Como é de conhecimento da imprensa e torcedores, a maioria dos atletas não recebeu as férias de 2025, 13º salário de 2025, além de diversos meses de salários e direito de imagem em atraso, que em alguns casos chegam a 7 meses sem o devido pagamento.

O § 5º do artigo 90 da Lei Geral do Esporte permite ao atleta profissional de futebol paralisar as atividades profissionais, inclusive recursa-se a competir, quando os salários estiverem em atraso por 2 (dois) ou mais meses:

Art 90 -…

§ 5º É lícito ao atleta profissional recursa-se a competir por organização esportiva quando seus salários, no todo ou em parte, estiverem atrasados em 2 (dois) ou mais meses.

Assim, comunicamos a diretoria da AA Ponte Preta que, a partir de 22/12/2025, suspenderemos nossas atividades, até que as verbas em atraso sejam regularizadas.

Atenciosamente,

Elenco Profissional de Atletas da AA Ponte Preta”