Paulistão: Depois de muito tempo, Ituano passa a revelar jogadores
A maior premiação para o Ituano foi a convocação do zagueiro Luiz Felipe para a Seleção Sub-20
A maior premiação para o Ituano foi a convocação do zagueiro Luiz Felipe para a Seleção Sub-20
Itú, SP, 27 (AFI) – Apesar de ser um dos clubes mais estruturados do interior paulista, o Ituano nunca foi de ter jogadores convocados para as categorias de base da Seleção Brasileira. Desde os tempos que Juninho Paulista (hoje gestor de futebol do clube) era jogador do time, e do período que o empresário Oliveira Junior comandava o clube, o Ituano não tinha tantos jovens jogadores lançados no time principal.
A história passou a mudar com a chegada a Itu do treinador Tarcísio Pugliese em 2.014, substituindo a Doriva, hoje no Bahia-BA. Pugliese passou a dar a oportunidades para jogadores da categoria de base, colocando no time principal e dando confiança para que estes atletas conseguissem ter, no time de cima, o mesmo rendimento que estava tendo nas categorias de base.
A maior premiação para o Ituano foi a convocação do zagueiro Luiz Felipe, para a Seleção Brasileira Sub-20, fato ocorrido nesta semana. Luiz Felipe foi lançado já no Campeonato Paulista de 2.015 para substituir Léo, outro jogador jovem e que também havia sido lançado por Tarcísio Pugliese. Com apenas 18 anos, Luiz Felipe chamou a atenção do treinador da Seleção Sub-20, Rogério Micale, que esta semana fez a convocação do jogador.
“O trabalho feito no Ituano para as categorias de base é referência. A diretoria do clube dá uma condição muito boa, talvez uma das melhores do Brasil. Comecei a ver treinamentos e jogos dos times de base e vi que havia muitos jogadores para serem aproveitados no time principal e fui lançando aos poucos. Os jogadores renderam bem e o Ituano manteve o mesmo rendimento, seja no Campeonato Paulista, seja no Brasileiro da Série D e até mesmo na Copa do Brasil”, explica Pugliese.
OUTRAS APOSTAS
Além dos zagueiros Luiz Felipe e Léo, Tarcísio Pugliese deu chance ao meia-atacante Clayson, lançado no time titular com 19 anos. Clayson destacou-se e deu lucro ao Ituano ao ser vendido para a Ponte Preta, onde está desde o Campeonato Brasileiro da Série A de 2.015. Para a vaga de Clayson, Pugliese lançou outra promessa: Rodrigo Bassani, de 17 anos, que vinha se destacando até sofrer uma lesão no joelho, não podendo ser utilizado neste Paulistão.
No atual elenco do Ituano também o atacante Marcão vem se destacando. Antes Marcão chamava atenção apenas pela altura mas, após uma sequência de jogos dada por Pugliese, Marcão passou a ter mais mobilidade, fazendo gols importantes. Hoje, de promessa, Marcão é outra realidade no elenco da equipe de Itu.
Além destes jogadores, Tarcísio Pugliese tem apostado no meia Guilherme, de 20 anos, que tem entrado bem nos jogos do Campeonato Paulista desde o ano passado; no volante Jair também de 20 anos e que chegou a jogar como titular contra o Internacional de Porto Alegre na Copa do Brasil. Os atacantes Wesley e Negueba, o lateral Renan e o volante Capriolli, são outros jogadores das categorias de base que estão sendo aproveitados neste Campeonato Paulista da A1.
CADÊ O PÚBLICO EM ITÚ?
Com toda esta renovação em seu elenco, o Ituano entra em campo neste domingo, às 19:30 horas, em Itu, contra o Capivariano. Com oito pontos ganhos, o Galo de Itu está em segundo lugar no Grupo B e dentro da zona de classificação para a próxima fase.
O destaque negativo, como vem acontecendo nos últimos anos, é a ausência de público em jogos do Ituano dentro de seu estádio Novelli Junior. Mesmo tendo sido campeão paulista em 2.014, os jogos do Ituano continuam tendo pouco público, sendo que as partidas disputadas na cidade de Itu tem tido presença de torcedores inferior até mesmo de jogos disputados pelo Campeonato Paulista da A-3.





































































































































