Paulistão: Clássico Bota-Ferro marcará a disputa contra o rebaixamento
O Bota-Ferro é um dos clássicos mais tradicionais do interior paulista
Restando duas rodadas para o final da primeira fase, o Botafogo sabe que precisará de duas vitórias para alcançar o objetivo da manutenção na elite do Paulistão
Ribeirão Preto, SP, 01 (AFI) – Restando duas rodadas para o final da primeira fase, o Botafogo sabe que precisará de duas vitórias para alcançar o objetivo da manutenção na elite do Paulistão. Atualmente com 13 pontos e na 16ª colocação da classificação geral, o Tricolor tem novo duelo direto contra a degola contra a Ferroviária, que será realizado neste domingo, às 18h30, na Arena da Fonte, em Araraquara.
O Bota-Ferro é um dos clássicos mais tradicionais do interior paulista. As duas equipes somam 91 partidas oficiais. O Pantera tem 24 vitórias, com 30 empates e 37 vitórias da Ferroviária. Porém, o último jogo entre as equipes pela primeira divisão do estadual aconteceu em 1996, com vitória botafoguense por 2 a 1, no Santa Cruz, no dia 22 de janeiro daquele ano. No jogo de Araraquara houve empate por 0 a 0.
Já os dois primeiros duelos aconteceram pela Divisão de Acesso de 1956. Empate em Ribeirão Preto, por 2 a 2, e vitória da AFE, em Araraquara, por 6 a 3. Desde então, foram 64 jogos pelo Paulista Série A1, três pela Série A2, dois pela Série A3, dois pelo Brasileiro, oito pela Copa FPF e mais cinco pela Copa Paulista.

Os dois últimos confrontos aconteceram pela Copa Paulista de 2014, quando, no dia 6 de agosto, na Arena da Fonte, o Botafogo goleou o adversário por 4 a 1, gols de Carlão (2), Baratella e Vítor. No jogo da volta, válido pela primeira fase, empate por 0 a 0 no Santa Cruz, no dia 10 de setembro.
A importância da partida se explica também por que o adversário está com exatos três pontos de vantagem para o Botafogo. Portanto, uma vitória, em Araraquara, pode representar um começo de alívio para o time e também jogar a Ferroviária na briga contra o rebaixamento.
“Temos que ganhar os dois jogos, mas primeiro temos que pensar somente na Ferroviária e enfrentar o time deles que tem muita qualidade. A conversa no vestiário é uma só e todos estamos focados e muito confiantes que vamos conseguir nosso objetivo”, afirmou o goleiro Neneca.
O Botafogo pode chegar no máximo a 19 pontos na competição estadual e este é exatamente o número apontado pelo site Chance de Gol como o necessário para um time se livrar do rebaixamento. O portal mostra ainda que com 18 pontos as possibilidades de salvação são de 90%, enquanto que, com 17 pontos, as chances de manutenção no Estadual caem para 60%.
TREINO
O elenco do Botafogo realizou treinamento técnico-tático, no gramado do Estádio Santa Cruz, na manhã desta sexta-feira. O técnico Márcio Fernandes também aproveitou para se reunir com diversos jogadores que foram titulares na partida contra o XV de Piracicaba para um bate papo reservado.
Os jogadores ainda terão novo treino, no Santa Cruz, na manhã deste sábado. Apenas nesta atividade que o comandante botafoguense deverá confirmar a escalação titular para o duelo contra a Ferroviária, mas o certo é que o zagueiro Caio Ruan está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, enquanto o atacante Serginho deve retomar sua posição no time titular. Na defesa, César Gaúcho fará companhia para Mirita.
Com isso, o provável time do Botafogo para o clássico conta com Neneca; Daniel Borges, César Gaúcho, Mirita e Augusto Ramos; Diego Pituca, Rodrigo Thiesen e Danilo Bueno; Serginho, Allan Dias e Nunes.





































































































































