Paulistão Chevrolet: Peso da camisa poderá ser um fator negativo contra o Ituano

Pequenos quase sempre se deram mal contra os grandes na capital

Sorocaba, SP, 01 (AFI) – Há principio era esperado que o primeiro jogo das finais do Paulistão entre Santos e Ituano viesse acontecer no Estádio Novelli Junior em Itu, mando do Ituano e, o segundo jogo na Vila Belmiro em Santos, mando do Peixe. Mas na segunda-feira a Federação Paulista de Futebol contando com apoio dos cartolas de ambas as partes, escolheu o Estádio do Pacaembu como palco das duas partidas das finais e, assim, os jogos estão agendados para as 16 horas dos dias 6 e 13 de abril, em São Paulo.

No ponto de vista financeiro pode ser muito bom para o Galo de Itu, mas em termo de conquista se comparando a outras oportunidades em que os mandos de jogos foram tirados do interior e realizados na capital, o peso da camisa na maioria das vezes prevaleceu o time grande. Um “pequeno” jogar na capital contra um “grande” faz do confronto um duelo de Davi e Golias, onde ao contrario da Bíblia, quase sempre o Golias é quem levou a melhor.

Em 1977, o Corinthians amargava 23 anos na fila sem conquistar um titulo do Campeonato Paulista. Em melhor de três jogos, o timão enfrentou na final a Ponte Preta, que muitos diziam ser a favorita a levantar o caneco naquele ano. A Macaca não pode jogar em Campinas e os jogos foram realizados no Estádio do Morumbi em São Paulo. O Corinthians sagrou-se campeão paulista, dando inicio a saga pontepretana de eterna “Vice”.

A dose se repetiu em 1979 e, novamente a vitima foi a Ponte Preta que não pode jogar em seu estádio em Campinas contra o Corinthians. Os jogos foram realizados no Estádio do Morumbi e, o Corinthians foi novamente campeão paulista.

Semifinais do primeiro turno do Paulistão de 1980, Botafogo e Ponte Preta são impedidos de jogar em Ribeirão Preto e Campinas e os jogos foram realizados nos estádios do Pacaembu e Morumbi, em São Paulo. Botafogo e Ponte Preta foram eliminados por Santos e Portuguesa, respectivamente.

Finais do segundo turno do Campeonato Paulista de 1980, novamente a Ponte Preta não pode jogar em Campinas e foi eliminada pelo São Paulo depois de dois jogos no Morumbi.

Em 1981 a Ponte Preta foi novamente vice-campeã paulista depois de decidir com o São Paulo as duas partidas das finais no Morumbi.

O São José não pôde jogar um dos jogos das finais do Campeonato Paulista de 1989 em seu estádio em São José dos Campos. Enfrentou e foi derrotado pelo São Paulo em dois jogos que aconteceram no Morumbi.

A FPF só não conseguiu reverter a historia de Davi e Golias nas finais do Paulistão de 1986, entre Palmeiras e Internacional. A Inter foi impedida de jogar em Limeira e os jogos aconteceram no Morumbi, em São Paulo. Depois de um empate sem gols no primeiro jogo e vitoria por 2 a 1 no segundo jogo, a Internacional de Limeira entrou para a história como o primeiro time do interior a conquistar o Campeonato Paulista.