Paulista Sub 15: Visando a segunda fase, Flamengo repatria técnico Leandro Rodrigues
O treinador disse que está honrado por voltar a trabalhar no Corvo, clube pelo qual tem muito carinho e gratidão
O treinador disse que está honrado por voltar a trabalhar no Corvo, clube pelo qual tem muito carinho e gratidão
Guarulhos, SP, 07 (AFI) – O Flamengo de Guarulhos reforçou a sua comissão técnica para disputar pela primeira vez a segunda fase do Campeonato Paulista, das categorias sub-15 e sub-17. O Corvo repatriou o treinador Leandro Rodrigues, responsável por iniciar o trabalho com as categorias de base rubro-negra – selecionando os atletas nas peneiras realizadas no estádio Oswaldo de Carlos, construindo as jovens equipes e introduzindo o cronograma de atividades com ambas as formações. O paulistano de 43 anos ficará a cargo da representação mais jovem, deixando os jogadores nascidos entre 1999 e 2000 sob a direção de Wendel de Freitas.
Em seu retorno à representação do Jardim Tranquilidade, Leandro Rodrigues mostrou-se honrado e admitiu sentir-se em casa para reconduzir os trabalhos junto às categorias sub-15 e sub-17.
“O bom filho a casa torna. É um sentimento de gratidão e reconhecimento pelo trabalho que iniciei. Afinal, 30% do contingente das equipes foi selecionado em peneiras, 20% foram indicações e 50% já trabalharam comigo em outros clubes. Conheço o potencial de cada um e sei que podemos seguir surpreendendo, honrando as oito listras do Flamengo pelo estado de São Paulo”, disse o treinador ao site oficial do clube.
HISTÓRICA
Ao comentar a histórica classificação conjunta das categorias de base, Leandro Rodrigues exaltou o trabalho realizado pela diretoria e discursou com otimismo ao projetar a sequência do Flamengo na competição e a possibilidade de revelar bons valores para o futebol brasileiro e mundial.
“A credibilidade e a transparência passadas pela diretoria foram essenciais para a condução dos trabalhos. Estamos colhendo os frutos. A classificação não veio por acaso. O Flamengo está repleto de profissionais comprometidos em construir uma trajetória histórica no Campeonato Paulista e, assim, revelar bons valores. É o início de uma jornada promissora. Sinto orgulho por fazer parte desse projeto ambicioso”, sintetizou.
Por fim, mesmo com a classificação assegurada, Leandro Rodrigues garantiu que a equipe sub-15 conceberá o duelo contra o São José dos Campos FC, que encerra a primeira fase do Campeonato Paulista da categoria, como uma decisão. O treinador apontou dificuldades, como atletas suspensos e presentes no departamento médico rubro-negro. Contudo, demonstrou confiança na consolidação dos três pontos, em duelo marcado para sábado, às 9 horas, no Centro Comercial Alto da Ponte, a popular Toca do Leão, no Vale do Paraíba.
“Vamos ter que recorrer a alguns improvisos, porém, o torcedor verá um Flamengo forte e comprometido em São José dos Campos. Ignoraremos a classificação antecipada para tentar construir uma vitória convincente. O grupo tem potencial para encerrar a primeira fase com uma grande apresentação, que nos renderia ainda mais confiança na segunda e decisiva fase”, expressou.
A CARREIRA DE LEANDRO DOMINGUES
Leandro Rodrigues, que atuava como meia e ponta, integrou duas das melhores categorias de base do Brasil: Palmeiras e Corinthians. Como profissional, disputou a elite paulista defendendo o Olímpia (1991), o Campeonato Brasileiro da Série C pelo Rio Branco (1995) e foi campeão da segunda divisão paranaense representando o Paranavaí. Seu vasto currículo de atleta ainda registra passagens por Grêmio Novorizontino, Paulista de Jundiaí, Criciúma, Chapecoense e Caçador-SC.
Após se aposentar, Leandro teve sua primeira experiência à beira do gramado no Grêmio Barueri, em 2007, ocupando a função de auxiliar técnico na Copa São Paulo de Juniores e também no Campeonato Brasileiro da Série B. A estreia como treinador principal ocorreu em 2008, à frente das pioneiras categorias sub-11 e sub-13 do emergente São Bernardo FC – curiosamente, nesta temporada, o Tigre do ABC acabou derrotado pelo Flamengo na final da Série A3.
Depois de realizar um bom trabalho no ABC paulista, Leandro seguiu para o interior, onde dirigiu as categorias sub-15 e sub-17 do Grêmio Catanduvense, em 2009. O retorno para a Região Metropolitana de São Paulo, contudo, ocorreu no mesmo ano, com o convite para trabalhar no Palestra de São Bernardo. Em território alviverde, o treinador comandou a equipe sub-20 e ainda foi auxiliar técnico de Sandro Gaúcho – ídolo do Santo André campeão da Copa do Brasil de 2004 – no segmento profissional, disputando o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2010.
Em 2011, Leandro Rodrigues passou a trabalhar com o técnico Claudemir Peixoto, ocupando a função de auxiliar em times como Inter de Limeira, União Barbarense e Santo André. Neste ínterim, o profissional teve uma rápida passagem pelo Rio Branco.
INTER DE LIMEIRA
Na Inter de Limeira de 2011, Leandro trabalhou com Lucas Lima, meia da Seleção e destaque do Santos no Campeonato Brasileiro. Em 2012, o paulistano conquistou o vice-campeonato da Série A2 pelo União Barbarense. A representação de Santa Bárbara d’Oeste, que tinha em seu elenco nomes como Walter, Cláudio Britto, Melinho, Cesinha e Tuta, acabou derrotada pelo São Bernardo na decisão.
O eficiente trabalho realizado à frente do Leão da 13 fez surgir o convite para integrar a comissão técnica do Santo André no segundo semestre, para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. A experiência nacional foi a última do paulistano na condição de auxiliar.
ESPECIALISTA
Desde 2013, Leandro se especializou na função de técnico de categorias inferiores. O retorno ao comando principal ocorreu no Nacional-AM durante a Copa São Paulo de Futebol Junior. Pela representação de Manaus, o paulistano enfrentou Internacional, Paulista de Jundiaí e Grêmio Osasco – representante da sede – na primeira fase, terminando na terceira posição, à frente do Galo do Japi – clube que derrotou na última rodada, por 3 a 1, após ser dificilmente superado pelo favorito Colorado (2 a 1).
Em 2014, o atual treinador rubro-negro esteve à frente do também amazonense Tarumã, onde realizou seu último trabalho – também na tradicional Copinha. Tendo Juventus – dono da casa –, Figueirense e Santo André como adversários, o paulistano não se classificou para o estágio de mata-mata. Leandro também foi técnico da representação principal do Lobo do Norte.





































































































































