Paulista A4: União Barbarense e Rio Branco fazem o dérbi 103 em briga pelo G8

Um dos maiores clássico intermunicipais do interior paulista acontece nesta quarta-feira, pela quarta divisão estadual

Este será o dérbi de número 103.

União Barbarense e Rio Branco se enfrentam pelo Paulista A4
União Barbarense e Rio Branco se enfrentam pelo Paulista A4 (Foto: Divulgação)

Campinas, SP, 05 (AFI) – Um dos maiores clássico intermunicipais do interior paulista acontece nesta quarta-feira, pela quarta divisão estadual. Às 15h00, na Toca do Leão, União Barbarense e Rio Branco se enfrentam pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da A4. Este será o dérbi de número 103.

Separados por menos de 10 km, o dérbi reserva contextos históricos e uma rivalidade que atravessa 114 anos.

Antes da bola rolar, no inicio do século passado, Americana pertencia a cidade de Santa Barbara d’Oeste, após entraves políticos, ela se separou e criou o Distrito de Paz de Villa Americana e pertencia a cidade de Campinas. Americana só foi se tornar uma cidade de fato em 1924.

Em 1915, o dérbi entre Leão e Tigre aconteceu pela primeira e o duelo terminou empatado. Ao todo, já aconteceram mais de 102 jogos entre os clubes, com 42 vitórias do União Barbarense e 30 do Rio Branco, além de 30 empates.

O dérbi regional já foi disputado numa Série C de Campeonato Brasileiro, em 2006. Com o Rio Branco levando a melhor nos dois jogos, inclusive obtendo sua maior goleada no clássico, em um 6 a 0, em plena Toca do Leão.

Devido a inatividade do União Barbarense por dois anos, o dérbi ficou sem acontecer por 892 dias. Onde voltaram a se enfrentar na Segundona de 2023, com o Leão vencendo o último jogo por 1 a 0. No Décio Vitta, casa do Tigre, o duelo ficou no empate sem gols.

COMO CHEGAM

O dérbi desta 10ª rodada vale muito para as duas equipes. Próximas na tabela, ambos buscam defender uma posição dentro do G8 da A4.

O União Barbarense é o oitavo colocado, com 13 pontos e vem de empate diante do Osasco Audax, fora de casa. O Leão defende uma invencibilidade de sete jogos

Já o Rio Branco é o sexto, com 14, e também vem de empate, por 1 a 1, em casa, diante do Nacional. O Tigre venceu duas e perdeu duas como visitante.