ESPECIAL PAULISTA A4: O que esperar da nova divisão do futebol paulista?

Ainda em 2022, foi decidido que, para dar mais competitividade ao futebol paulista, uma nova divisão seria formada.

O Paulista A4 integrará a Primeira Divisão do Estado, assim como o Paulistão A1, A2 e A3

Paulista A4 será a nova divisão do Estado de São Paulo
Paulista A4 será a nova divisão do Estado de São Paulo (Foto: Rodrigo Corsi-FPF)

Campinas, SP, 01(AFI) – Em 2024, o do Estado de São Paulo terá uma nova divisão. Ainda em 2022, foi decidido que, para dar mais competitividade ao futebol paulista, uma nova divisão seria formada. O novo torneio contará com os times rebaixados da A3 e equipes eliminadas na terceira fase do último Campeonato Paulista da Segunda Divisão-SUb-23.

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, já vinha defendendo a tese de mudança com seus filiados, depois dos problemas verificados nas últimas temporadas da Segunda Divisão.

“Existe uma diferença muito grande entre os clubes que participam da Segunda Divisão. Alguns bem organizados, com boas estruturas, até mesmo altamente profissionais. De outro lado, alguns clubes, ainda deficientes, sem condições de gerar receitas necessárias para participar da competição”.

Para o dirigente, com quatro décadas de experiência no futebol de São Paulo, a mudança se fez necessária.

“É preciso ter um equilíbrio de forças entre os participantes. Então, vamos ter uma Série A4 com os clubes mais bem estruturados e a Segunda Divisão aberta, permitindo que os clubes se organizem, se profissionalizem e possam brigar em condições dignas depois nas divisões de acesso” completou Reinaldo, ainda em 2022,

COMO VAI SER 

O Paulista A4 integrará a Primeira Divisão do Estado, assim como o Paulistão A1, A2 e A3, e será disputado no formato sub-23, com a possibilidade de até cinco atletas acima dessa idade.

O campeonato terá início no dia 28 de janeiro de 2024, e os clubes participantes estarão aptos a disputarem a Copa Paulista no segundo semestre. A Copa Paulista é bastante visada, pois o campeão escolhe participar da Série D do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil na temporada seguinte, enquanto o vice fica com a vaga restante.

Os 16 times enfrentam-se em turno único na primeira fase. Os oito melhores avançam para as quartas de finais, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados para o Paulista Sub-23 Segunda Divisão em 2025.

As fases quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta -em caso de igualdade, prevalecerá o time de melhor campanha. Campeão e vice garantem o acesso ao Paulistão A3 2025.

Disputarão o Paulista A4 América, Audax, Barretos, Francana, Independente, Jabaquara, Joseense, Nacional, Penapolense, Rio Branco, Taquaritinga, São-Carlense, SKA Brasil, União Barbarense, VOCEM e XV de Jaú.

TÉCNICOS CONFIRMADOS PARA A A4

Penapolense – Marcos Campagnolo
Rio Branco – Valmir Israel
Barretos – Gustavo Marciano
Nacional – Diego Souza
Taquaritinga – Marcelo Mareli
Francana – Vantuil Rodrigues
Vocem – Marcus Vinicius “Viola”
SKA Brasil – Max Sandro
União Barbarense – Lucio Borges
Osasco Audax – Fabio Toth
XV de Jaú – Tassio Lopes
Independente – Petterson Martins
América – Rúbio Alencar
São-Carlense – Leandro Mehlich
Joseense – Aloísio.
Jabaquara – Adriano Piemonte

Confira também: