Paulista A3: Mogi Mirim Esporte Clube completa 86 anos de história

Desde então, o Sapão da Mogiana se firmou no futebol paulista como uma das referências do interior paulista.

Desde então, o Sapão da Mogiana se firmou no futebol paulista como uma das referências do interior paulista.

0002050292019 img

Mogi Mirim, SP, 01(AFI) – Com várias glórias e um dos mais importantes clubes do interior paulista, o Mogi Mirim Esporte Clube completa nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, 86 anos de existência. O clube mogimiriano tem sua fundação registrada oficialmente em 1º de fevereiro de 1932.

Com uma das melhores estruturas do interior do Estado, o Sapão da Mogiana como é conhecido mundialmente, conquistou o primeiro acesso à Primeira Divisão do Paulista em 11 de dezembro de 1985.

A conquista do titulo da Segunda Divisão aconteceu no Estádio “Paulo Machado de Carvalho”, o Pacaembu, no empate diante do Tanabi em 1 a 1. Na oportunidade, o time do Sapo contava com jogadores como o “xerife” Chicão e Oscarzinho.

Mogi Mirim Esporte Clube completa 86 anos de história

Mogi Mirim Esporte Clube completa 86 anos de história

Desde então, o Mogi Mirim se firmou no futebol paulista como uma das referências do interior paulista. O melhor momento vivido pelo time mogimiriano aconteceu na década de 90, com o “Carrossel Caipira”, liderado pelo trio: Rivaldo, Leto e Valber.

O “Carrossel Caipira”, comandado por Oswaldo Alvarez, o Vadão, conquistou, em 1992, o título da Copa 90 Anos da Federação Paulista de Futebol (FPF) e do Grupo Amarelo do Campeonato Paulista.

No ano seguinte, em 1993, o Sapo venceu o Torneio Ricardo Teixeira. Já no ano de 1995, o Mogi Mirim conquistou o título do Campeonato Paulista da Série A2 e retornou a elite do futebol paulista após rebaixamento no ano anterior, em 1994.

Pelas categorias de base, o Sapão da Mogiana também acumula títulos importantes. Com um plantel formado por Lins, Gil – que sofreu trágico acidente com a delegação da Chapecoense – e Robinho, hoje, atletas de destaque no futebol, o Mogi Mirim conquistou o titulo do Campeonato Paulista Sub-20, em 2006.

Em 2011, novamente em excelente campanha no Sub-20 do Paulista, o Sapão da Mogiana assegurou o vice-campeonato da competição. Já em 2013, no comando do técnico João Burse, que atualmente comanda a base do Palmeiras, o time mogimiriano também assegurou o título do Paulista Sub-20 ao derrotar o Botafogo de Ribeirão Preto.

ANO DO CENTENÁRIO
No cenário nacional, em 2001, o Mogi Mirim assegurou o vice-campeonato do Campeonato Brasileiro da Série C. Por mais de 23 anos, Wilson Fernandes de Barros, foi o presidente do Mogi Mirim.

Com a morte de Wilson Barros, em 2008, o pentacampeão Rivaldo, que teve projeção para o futebol brasileiro no Sapo no “Carrossel Caipira”, assumiu a presidência do clube mogimiriano.

Rivaldo ficou no comando máximo do Sapão da Mogiana por sete temporadas, mas no mês de agosto de 2015, transferiu a gestão do clube para o atual presidente Luiz Henrique de Oliveira.

Atualmente, Luiz Henrique de Oliveira exerce seu segundo mandato à frente do Mogi Mirim como presidente, mas o futebol profissional do clube tem a gestão dos investidores Alessandro Botijão e Márcio Granada.