Paulista A3: Marília homenageia Osmar Santos, o 'Pai da Matéria'

Ex-radialista sofreu grave acidente de carro em 1994 e teve sequelas que prejudicaram sua carreira.

Radialista marcou época com bordões que são lembrados até hoje.

Osmar Santos Marilia 2022
Osmar Santos começou na rádio de Marília.

Marília, SP, 27 (AFI) – Um dos ícones da narração esportiva, principalmente do rádio, o “Pai da Matéria”, Osmar Santos esteve nesta terça-feira no Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, em Marília.

Um dos símbolos dos bons tempos do rádio esportivo, e um nome que marcou gerações com seus bordões memoráveis, Osmar recebeu da diretoria do MAC (vice-presidente Alysson Alex), uma camisa comemorativa de 80 anos do Tigre.

COMEÇOU EM MARÍLIA

Antes de se notabilizar com bordões inesquecíveis como: “Um pra lá e dois pra cá”, “Ripa na Chulipa”, “Pimba na gorduchinha”, “É lá que a menina mora”, e um grito de gol totalmente diferenciado “E que Goooool”, Osmar Aparecido Dos Santos, que nasceu em Osvaldo Cruz, começou cedo no rádio.

Das plantações de algodão, atuou pela primeira vez em 1963 na Rádio Clube de Osvaldo Cruz e de lá para a Rádio Clube de Marilia em 1965, trabalhando ainda  a rádio Cultura de Campinas (onde  ficou amigo do então radialista Fausto Silva. Em 1970 foi diretor da Rádio Vera Cruz, e de lá, foi para a Rádio Jovem Pan, em 1972, ficando até 1976.

MARCOU ÉPOCA E GERAÇÕES

A partir de 1977 marcou época e gerações na Rádio Globo com a equipe 1100, do “Pai da Matéria” com “feras” como Osvaldo Maciel, Reinaldo Costa, Antonio Edson, Loureiro Junior, Carlos Aymard, Henrique Guilherme, Roberto Carmona, Márcio Bernardes, Fausto Silva, Castilho de Andrade entre outros. Trabalhou ainda na Rádio Record de 1988 a 1991. Na tevê foi narrador da tevê Globo e narrou as Copas de 1986 e 1990.

Porém em dezembro de 1994, o narrador sofreu um grave acidente de carro em uma viagem de Marília a Birigui, quando seu carro foi atingido por um caminhão dirigido por um motorista bêbado.

O acidente gerou sequelas que atingiram sua fala. Osmar se recuperou ehoje se dedica a pintura. Mas apesar disso o “Pai da Matéria” segue dando exemplo de vida e sua história está registradas na história como um dos maiores narradores esportivos da história do Brasil.

Confira também: