Paulista A3: Guilherme Alves e torcida do Novorizontino celebram acesso à Série A2

A conquista aconteceu após a vitória por 3 a 1 contra o Sertãozinho no último domingo

0002048187360 img

Novo Horizonte, SP, 12 (AFI) – O Grêmio Novorizontino está de volta à Série A2. O clube que ficou conhecido no cenário nacional quando, em 1990, realizou a famosa final caipira do Campeonato Paulista contra o Bragantino, campeão daquela edição, estava disputando a Série A3 do Campeonato Paulista. A partir da final contra o Braga, o clube teve um declínio enorme pela frente, e não foi fácil de superá-lo.

A queda do Novorizontino coincidiu com o agravamento das codições de saúdo de Jorge Ismael de Biasi, presidente do clube entre 1977 e 1994. Empresário e com boa capacidade financeira na região, ele era um obstinado pelo clube e se utilizou deste poder de investimento para fortalecer as categorias de base do clube.

0002048187360 img

Afastado por conta dos problemas de saúde, quem passou a tomar conta do Novorizontino foi o filho de Jorge Ismael de Biasi, que alegava que era impossível conciliar os negócios com o clube. Assim, em 1994, a família Chedid arrendou a administração do clube e, de cara, venecu a Série C do Campeonato Brasileiro. Porém, de um ano para o outro, a euforia virou pânico.

Endividado, o Novorizontino ficou sem teto em razão das divergências entre as famílias Biasi e Chedid, sendo que a equipe tinha que mandar os jogos em Mirassl e em Catanduva, mas não se acertou. O resultado foi o fechamento do clube no início de 1999 após dívidas com a Federação Paulista. No ano seguinte, coincidindo com o fim das atividades, Jorge Ismael de Biasi faleceu.

0002048187365 img

Porém, o clube deu a volta por cima. Com as atividades retomadas em 2010, o Novorizontino voltou a disputar a Série A3 neste ano e, logo de cara, conquistou o acesso à Série A2. Grande parte desta conquista deve ser oferecida à família Biasi, que ainda hoje disponibiliza o estádio com capacidade para 16 mil torcedores.

Torcida que, de fato, foi o décimo segundo jogador em campo em praticamente todo o campeonato. Mesmo nos jogos fora de casa, a Garra do Tigre estava lá. “Nós temos um slogan ‘Garra do Tigre, sempre presente e apaixonada’ e isso nunca vai mudar. Nos sempre estaremos junto com o time, em qualquer lugar”, conta o vice-presidente da torcida organizada, Vaninho Sanches.

E a torcida cumpre à risca seu papel. Cobra, vibra e sofre, especialmente quando os resultados são adversos. “Quem entende de futebol sabe o quanto sofremos com os erros de arbitragem, mas isto faz parte do futebol e temos que comemorar esta conquista e parabenizar a todos, diretoria, jogadores, torcida, que não mediram esforços. Tudo isso foi recompensado e nós subimos. O primeiro passo era classificar, depois subir e agora é ser campeão”, avisa.

Depois de comemorar com o tradicional banho de água gelada no treinador, os jogadores protagonizaram uma das cenas mais emocionantes no Jorjão. De mãos dadas e de joelhos, agradeceram a Deus pela vitória. “Temos muito o que agradecer”, disse, às lágrimas, o zagueiro Guilherme.

0002048187363 imgJorge Ismael de Biasi Filho lembrou do pai

O técnico também fez a sua sessão de agradecimentos. Lembrou do convite recebido no ano passado, quando o presidente Genilson, acompanhado do supervisor Luís Carlos Goiano, foi a Marília para o primeiro convite. Agradeceu aos diretores Roberto de Biasi, Sandro Cabrera e Jorge Ismael de Biasi Filho pela confiança e não se esqueceu da própria família, que deixou em Marília para trabalhar em Novo Horizonte.

“Um grande homem só se faz ao lado de uma grande mulher e minha esposa é esta grande mulher que me deu todo o apoio e cuidou dos meus dois filhos enquanto estive fora”. Todos os jogadores e o treinador dedicaram a vitória às mães.

Jorge Ismael de Biasi Filho lembrou o pai, que sempre incentivou o futebol em Novo Horizonte a ponto de construir um dos melhores estádios do país. “De onde estiver, tenho certeza que meu pai está muito feliz. Sem ele, sem sua paixão e visão, nada disso aqui seria possível. Parabéns a todos que ajudaram nesta conquista, especialmente a torcida pela dedicação e por isso faço aqui um convite para que todos venham ao estádio na final, vamos dar o nosso melhor para o Grêmio ser campeão”, afirmou Jorginho.