Paulista A3: Há 77 anos, falecia o grande benemérito da história do Glorioso

Advogado, vereador, presidente da câmara, prefeito, cartorário e farmacêutico, Victor Brito Bastos recebe homenagem do Rio Preto

Victor Brito Bastos Benemérito Glorioso Rio Preto
Victor Brito Bastos (Foto: Divulgação)
Patrocinadores Rio Preto

Por: Oscar Silva

São José do Rio Preto, SP, 10 (AFI) – Há 77 anos, falecia o grande benemérito da história do Glorioso, Victor Brito Bastos, que nasceu em Recife em 10\01\1877. Bastos foi advogado, vereador, presidente da câmara, prefeito, cartorário e farmaceutico, onde faleceu em São José do Rio Preto, em 30\08\1945.

O Riopretão, é uma realidade há muito tempo e a área da 1ª doação a favor do Jacaré, doação a favor de Victor Brito Bastos ocorreu na Rua Bernardino de Campos, em 1922, onde foi construído o Fortim da Vila na Redentora.  

Área foi vendida em 1964, e com os recursos desta fez-se uma 2ª doação já pelos herdeiros de Victor Brito Bastos, ao Glorioso que assim pode adquirir área nova e construir o Riopretão, que no início era assim chamado como também de Victor Brito Bastos, denominação alterada em 1978, após a morte do então presidente Anísio Haddad e após intensas divisões de opiniões no Conselho Deliberativo, inclusive com carta de desistência da homenagem escrita pela viúva, todas estas atas do período estão sendo digitalizadas e serão amplamente divulgadas.

A VERDADEIRA HISTÓRIA

O atual presidente José Eduardo Rodrigues conselheiro a ocasião e a época também secretário geral do Conselho Deliberativo, participou de todos estes acontecimentos e lamenta que muitas pessoas que se dizem torcedores do clube desconheçam a verdadeira história, além do que contadores de “Estórias” travestidos de historiadores, passem a fazer ilações desprovidas de veracidade, por esta razão todos os documentos históricos (atas e documentos), serão amplamente divulgadas e assim a torcida e a população em geral terão amplo conhecimento de todos os fatos ocorridos naquele importante momento da história do clube, sabendo com certeza qual papel que cada um desempenhou na história do Verdão.

HOMENAGEM DO GLORIOSO

O terminal de ônibus na frente do Riopretão leva o nome de Victor Brito Bastos e um dos netos (já falecido), Reinaldo Navarro da Cruz foi o presidente do Jacaré na década de 80. A direção esmeraldina sauda assim o seu maior benemérito que com suas duas doações de (área e dinheiro), possibilitaram a existência do nosso clube. Neste contexto, o estádio Riopretão, o benemérito Victor Brito Bastos e família serão lembrados para sempre na história e na vida do Rio Preto Esporte Clube.

Riopretão Glorioso benemerito
Estádio Riopretão atualmente (Foto: Divulgação)

DOAÇÃO DE BASTOS

A primeira doação aconteceu no dia 14 de setembro de 1922, com registro de número 20.816. Na área foi construído o primeiro estádio, o Fortim da Vila com cláusula de reversão da área em benefício da família, caso o clube desocupasse o espaço doado, fato que ocorreu em 1964. Com o falecimento do doador em 30 de agosto de 1945, os familiares herdeiros de Bastos, renunciaram os recursos provenientes da venda da área abrindo mão da cláusula de reversão.

Com isso, permitiram que o clube pudesse, com este dinheiro, adquirir a área onde se localiza hoje, o Riopretão. Esta doação está no registro 20.816, no primeiro cartório de averbação 15.076, número 72.811\FLS. 237, lavrado em setembro de 1964 e registrado, então na época, pelo saudoso escrevente Gumercindo de Seta, em 10\09 de 1964.

TEM MAIS

Na oportunidade, a área foi vendida e com os recursos apurados, por Ulisses Jamil Cury, juntamente com Alcides Soler no dia 27\10\1964, escolheu e adquiriu em nome do clube a excelente área para a construção do estádio e a assinatura da escritura de transição 25.961, de compra de 68 mil M² (área de quase 5 alqueires)

Patrocinadores Rio Preto

Confira também: