Paulista A2: Presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos enaltece clubes

Os principais campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol são acompanhados online pelo Portal Futebol Interior

Os principais campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol são acompanhados online pelo Portal Futebol Interior

0002050350623 img

São Paulo, SP 26 (AFI) – Depois da reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Paulista da Série A2, que aconteceu na última quarta-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol, em São Paulo-SP, o presidente da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos, falou em coletiva para a imprensa sobre o formato e aproveitou para elogiar a conduta dos clubes.

Nesta semana, aconteceram os conselhos arbitrais da Primeira Divisão do principal Estadual do Brasil. Por isso, o Portal Futebol Interior acompanhou os eventos in loco, trazendo a maior e melhor cobertura do que vai acontecer nas Séries A1, A2 e A3.

player

REGULAMENTO
Serão 15 rodadas na primeira fase, com os dois piores sendo rebaixados e os oito melhores indo ao mata-mata. Depois, quartas de final, semifinal e final, sempre em jogos de ida e volta. Os finalistas sobem para o Paulistão, enquanto o campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2020. O Estadual começa em 20 de janeiro e acaba em 1º de maio.

“A reunião foi um sucesso, todos os dirigentes puderam opinar sobre o formato do campeonato. Os clubes tomaram uma decisão de alterar o número de classificados. Isso é importante porque nós vamos ter 90% dos clubes decidindo algo com relação a rebaixamento e classificação até a última rodada ou podendo ficar entre os quatro primeiros e ter o mando da partida de volta. Eu senti uma união muito forte e grande, eles entenderam e nós todos juntos temos que valorizar a competição”, disse.

Paulista A2: Presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos enaltece clubes

Paulista A2: Presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos enaltece clubes

VAI SER EQUILIBRADO
Diferentemente de edições anteriores, quando equipes da Série B do Campeonato Brasileiro disputaram o Paulista A2, 2019 não terá nenhum time de divisão nacional. Esse cenário só muda se Taubaté, Votuporanguense e Atibaia consiguir uma vaga através da Copa Paulista. O cartola ainda falou sobre cotas.

“Eu enxergo um equilíbrio financeiro, as divergências de valores não são nada significativa. A receita de cada clube é muito parecido com o outro, vai entrar a competência e gestão de cada um. Um clube que tem uma condição financeira mais equilibrada consegue investir mais. A gente vê exemplo no Campeonato Brasileiro com clubes investindo altíssimo e não tendo retorno dentro do campo. Então, a gestão do futebol continua sendo um fator primordial para os times que querem o acesso”, prosseguiu.

CARINHO COM OS CLUBES DO INTERIOR
Reinaldo Carneiro Bastos iniciou a vida esportiva em 1980, como diretor de Futebol do Taubaté. Quatro anos mais tarde, foi eleito presidente do clube, ficando até 1988. Assim, a relação dele com os clubes do Interior nunca foi segredo.

“Eu tenho uma paixão pelo interior, isso é inegável, mas eu também não posso negar que o nível da administração dos clubes têm subido. A cada arbitral que acontece, a gente nota a melhora e o interesse no futuro muito claramente. Vocês não acreditam, nós ficamos mais de uma hora falando sobre o futuro, falando sobre como serão daqui dois, três ou quatro anos, é uma grandes realidade que estamos vivendo hoje. Nós temos que nos preparar para saber com que terreno vamos lidar”, continuou.

É SUSTENTOP
Também ficou decidido que o Paulista A2 voltará a ter o Programa Futebol Sustentável. Desde 2015, por conta deste projeto, mais de 3 milhões de embalagens plásticas foram retiradas do meio ambiente. Além disso, mais de 1,3 milhão de torcedores foram beneficiados e puderam comparecer a jogos de Copa Paulista e todas as divisões de Campeonato Paulista e Brasileiro.

“Nós vamos prever no orçamento, porque a gente trabalha em cima de orçamento já visando a próxima temporada”, encerrou.