Paulista A2: Portuguesa vai lutar até última rodada por vaga no G8 e sonho de elite
Lusa só teve uma vez no G8 e agora precisa vencer em casa do Audax para se classificar à segunda fase
Lusa só teve uma vez no G8 e agora precisa vencer em casa do Audax para se classificar à segunda fase
São Paulo, SP, 14 (AFI) – Nada parece ser fácil para a Portuguesa. A briga para garantir uma posição entre os oito primeiros colocados do Campeonato Paulista da Série A2 está mantida até a 15.ª rodada, a última da primeira fase, que será realizada no próximo sábado à tarde – a partir das 15 horas. Para manter o sonho de buscar o título da temporada e voltar à elite em 2022, a Lusa precisa vencer o Audax no Canindé.
Em nono lugar, com 19 pontos, a Portuguesa seria beneficiada pelo confronto direto entre São Bernardo, quinto colocado com 22 pontos, e Velo Clube, com 19 pontos em sétimo. Mas se a Lusa empatar, daí não dependerá mais de suas próprias forças. Com um empate, torce por derrota de Red Bull Brasil, oitavo com 19, ou Velo Clube. Se perder, a Lusa estará eliminada.
VÁRIOS OBSTÁCULOS
Mas não é tão simples assim, tanto que em 14 rodadas, a Portuguesa só esteve uma vez dentro do G8 – zona de classificação. Isso aconteceu na 12.ª rodada, quando se manteve na sétima posição.
O time arrancou atrás na competição e ficou seis rodadas com jejum de vitórias, com quatro empates e duas derrotas. Só ganhou na sétima rodada, quando fez 1 a 0 em cima do Velo Clube, no Canindé.
CAMPANHA IRREGULAR
Além disso, a Lusa é o time que mais empatou – sete vezes – e o que menos venceu – quatro vezes – entre os que lutam pela classificação. A campanha não é somente regular com sete empates, quatro vitórias e três derrotas. Curiosamente na rodada de quarta-feira, ela conseguiu a maior goleada da temporada ao bater por 5 a 0 o EC São Bernardo.
Como handicap favorável, o Audax, adversário na rodada decisiva, não corre mais riscos de ser rebaixado. Na rodada de quarta-feira o time de Osasco venceu por 1 a 0 o XV de Piracicaba e ficou com 14 pontos, em 14.º lugar, porém, na frente dos dois rebaixados: EC São Bernardo, com nove, e Sertãozinho, com cinco pontos.
QUATRO VAGAS
Na última rodada serão definidos os últimos quatro classificados que vão se juntar aos quatro já garantidos: Oeste, líder com 35 pontos, Água Santa, com 30 e único invicto, Rio Claro com 24 e Atibaia com 23 pontos. Além da Portuguesa, outros quatro clubes estão nesta disputa acirrada: São Bernardo (22), XV de Piracicaba (20), Velo Clube (19) e Red Bull (19).
São Bernardo e Velo Clube fazem confronto direto, onde o time do ABC só precisa do empate em jogo que será realizado no Brinco de Ouro, em Campinas. Mas se perder terá que torcer para que alguns dos concorrentes não ganhe: XV de Piracicaba, Red Bull Brasil ou Portuguesa. O Velo precisa vencer caso contrário terá que torcer para que Red Bull ou Portuguesa não vençam seus jogos.
XV SÓ DEPENDE DELE
O XV de Piracicaba só precisa vencer em casa o Atibaia, com 23 pontos e já classificado. Se perder, torce para algum time abaixo na tabela que não o ultrapasse. O Red Bull saiu contra o já eliminado Monte Azul e também depende apenas de uma vitória para avançar.
Mas se empatar, vai torcer por uma derrota do Velo Clube ou que a Portuguesa não vença o Audax. Mesmo se perder, o Red Bull pode se classificar desde que a Portuguesa perca no Canindé.
Confira os jogos da 15.ª rodada:
Sábado – 15 horas
Portuguesa x Audax
São Bernardo FC x Velo Clube
XV de Piracicaba x Atibaia
Monte Azul x Red Bull
Juventus x EC São Bernardo
Taubaté x Sertãozinho
Oeste x Rio Claro
Água Santa x Portuguesa Santista





































































































































