Paulista A2: Guarani resgata “premiação” para jogadores

O Bugre estreia na Série A2 no próximo domingo, contra o Velo Clube

0002048150931 img

Campinas, SP, 24 (AFI) – O Departamento Cultural do Guarani resgatou uma antiga premiação dada aos melhores atletas de futebol do clube e com isso o Troféu Índio de Ouro está de volta. Prêmio criado na década de 70, o troféu, agora com algumas adaptações e premiações extras, será entregue aos jogadores bugrinos que se destacarem na temporada 2014. Contando com a participação da torcida e da imprensa esportiva, neste ano serão entregues os troféus Índio de Prata para o melhor jogador nas competições e Índio de Ouro para o destaque do ano. O melhor atleta da categoria de base e o artilheiro da temporada também serão contemplados.

Em 1972, o Departamento Social do Bugre instituiu o Troféu Índio de Ouro, que na ocasião era entregue para o melhor diretor em exercício, ao maior benemérito do Guarani e ao atleta de maior destaque. O primeiro jogador a receber o prêmio foi o ex-atacante Washington (já falecido), pai de Everton Luiz, atual zagueiro do Bugre.

0002048150931 img

“Fico feliz em saber que meu pai foi o primeiro a receber este troféu. É uma bela iniciativa do clube. Por eu ser zagueiro às vezes pode ser mais difícil, mas, pela dedicação e luta que vou ter pelo Guarani, quem sabe eu também possa merecer este prêmio. Seria um orgulho imenso”, disse Everton Luiz. Outros craques do passado que receberam o troféu foram o zagueiro Amaral (73), o volante Flamarion (74) e o atacante Ziza (75). As premiações aconteceram até meados da década de 80.

Segundo o diretor cultural do Guarani, Renato Squarizi Simões, serão pelo menos sete troféus (pode ter mais um dependendo do desempenho na Copa do Brasil). Com a participação dos torcedores, os primeiros prêmios – Troféu Índio de Prata – serão entregues ao melhor jogador bugrino da Série A2 do Campeonato Paulista e da Série C do Campeonato Brasileiro. “A votação será feita pela torcida ao final de cada jogo das competições no facebook do Memorial do Guarani (facebook.com/memorialdoguarani). Concorrerão ao prêmio os jogadores que disputarem pelo menos 60% dos jogos. O vencedor será o atleta mais vezes eleito nas partidas. A premiação para a Copa do Brasil só irá valer se o Bugre avançar para a terceira fase”, explicou Simões.

Mais cinco troféus serão entregues em dezembro. Um será o Troféu Zuza, destinado ao artilheiro bugrino da temporada. Zuza é o maior artilheiro da história do Guarani, tendo marcado mais de 200 gols entre os anos de 1939 e 1948. Ele é também o maior artilheiro da história dos dérbis, tendo marcado 18 gols. Os outros quatro troféus serão o Índio de Ouro, premiação para o craque da temporada e o craque oriundo da base. Nestes casos, teremos duas votações, uma feita novamente pela torcida e outra pela imprensa especializada.

“Resolvemos fazer esta homenagem para incentivar os nossos jogadores atuais, mostrando que os dirigentes e os torcedores valorizam o profissional que defende as cores do Guarani. Acreditamos que também é uma honra para o atleta receber este reconhecimento não apenas da diretoria e torcida, como também da imprensa especializada que participará da votação. Além disso, é uma forma de resgatarmos um período áureo do Guarani, que formava e contava com grandes craques”,afirmou Renato Squarizi Simões.

O Departamento Social já entrou em contato com a empresa que fazia o troféu no passado e ela mesma, utilizando o molde antigo, deverá produzir as premiações de 2014.