Paranaense: Athletico apresenta Alexandre Mattos e mais nomes para departamento de futebol

Em suas atribuições no cargo, Alexandre Mattos será responsável pelo relacionamento com os players, agentes

Categorias: Futebol Brasil

Por: Agência Futebol Interior, 24/01/2022

athletico mattos

Curitiba, PR, 24 (AFI) – O Athletico apresentou nesta segunda-feira os profissionais que assumirão funções-chave a partir da temporada de 2022. O executivo Alexandre Mattos assumirá a nova função de CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional do Athletico Paranaense. Em suas atribuições no cargo, Alexandre Mattos será responsável pelo relacionamento com os players, agentes, Clubes e Confederações que compõem a indústria do futebol. Além disso, será responsável pelo desenvolvimento de parcerias nacionais e internacionais com o intuito de expansão da marca. Alexandre também coordenará o desenvolvimento do Departamento de Mercado, visando ser a referência entre os clubes da América do Sul.

“Estamos buscando pessoas com experiência, com currículo e com condições de vir somar ao Athletico Paranaense. Buscamos excelência. É o que nós precisamos”, disse o presidente Mário Celso Petraglia.

Com ampla experiência no futebol e histórico de sucesso nos clubes nos quais trabalhou, Alexandre Mattos é gestor executivo de futebol desde 2005. Com 45 anos, é formado em Administração com Gestão de Esportes, provisionado em Educação Física e possui MBA em Gestão de Esportes. Possui o diploma da FIFA em Club Management e realizou cursos de Diretor Executivo (CBF Academy), de Gestão Técnica (Universidade do Futebol) e de Departamento de Mercado, Análise de Desempenho e Scout (Universidade do Futebol).

athletico mattos
Alexandre Mattos foi apresentado no Athletico

É também professor dos cursos de Diretor Executivo, CEO, CFO e das licenças de treinadores A e PRO, todos da CBF Academy. Também é professor dos cursos de Gestão Técnica e de Departamento de Mercado, Análise de Desempenho e Scout, ambos da Universidade do Futebol.

Trabalhou como Diretor Executivo de Futebol Profissional e Categorias de Base em clubes como América Futebol Clube, Cruzeiro Esporte Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras e Clube Atlético Mineiro. Também foi CEO e consultor do Boston City FC, dos Estados Unidos. Alexandre Mattos foi eleito o melhor Diretor Executivo de Futebol do Brasil nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016.

“A visão é de longevidade e perpetuidade. Vai entrar o dinheiro. O que faremos com ele? Fui atrás do Alexandre para que ele viesse nos ajudar a pensar, com o conhecimento que ele tem do negócio futebol. A rede de conhecimentos, amizade e relacionamentos que ele tem a nível nacional e internacional, por ter dirigido clubes de primeira grandeza”, completou.

CARLINHOS NEVES

O educador físico Carlinhos Neves assumirá a função de Coordenador do Núcleo de Saúde e Performance do Club Athletico Paranaense. Em suas atribuições no cargo, Carlinhos Neves será responsável pela gestão de todos os processos relacionados à saúde dos atletas do clube, assim como responsável pela gestão dos processos que visam a melhor performance das equipes de todas as categorias do Athletico. As áreas que ficarão sob a coordenação do professor Carlinhos Neves são as seguintes: Preparação Física, Fisiologia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia.

Aos 65 anos, Carlinhos Neves retorna ao Athletico Paranaense para a sua terceira passagem no clube. As duas primeiras foram na função de preparador físico. Nascido em Curitiba, Carlinhos Neves trabalhou nos principais clubes brasileiros, na Seleção Brasileira e conquistou títulos de grande expressão mundial.

YAMADA

O executivo Fernando Yamada assumirá a função de Coordenador das Categorias de Formação do Club Athletico Paranaense. Em suas atribuições no cargo, Fernando Yamada será responsável pela gestão das categorias de Iniciação Desportiva, Sub-15, Sub-17, Sub-18, Sub-19 e Sub-20. O principal objetivo é aprimorar o processo de captação, formação integral e desenvolvimento de atletas do Athletico, que já é reconhecido mundialmente por sua qualidade.

Ex-atleta, é formado em Administração de Empresas e possui um perfil de gestão adquirido ao longo da carreira de mais de 30 anos construída entre Seleção Brasileira e clubes. Com 42 anos, atua como gestor do esporte desde 2014. É um profissional especializado na coordenação do futebol com foco na Inteligência Estratégica em diversos segmentos, tais como Relacionamento, Parcerias, Departamento de Inteligência, Sustentabilidade e Desenvolvimento de pessoas. Começou a carreira de coordenador de futebol no Grêmio Osasco Audax Esporte Clube e, em 2017, assumiu a gerência geral das categorias de base do Sport Club Corinthians Paulista. É palestrante da Brasil Expo e instrutor de cursos da CBF Academy.

Possui especializações de Líderes no Emirates Stadium (Arsenal FC), Gestão Técnica da Universidade do Futebol, Contratos Desportivos pela LEX Cursos Jurídicos, Gestão Esportiva no Futebol da Faculdade Rio Branco, Curso de Coordenador técnico para Categorias de Base da CBF Academy, Currículo de Formação no Futebol da Universidade do Futebol, Licença B da CBF Academy e Metodologia da LA LIGA (Espanha) para categorias de base.

Confira também: