Paranaense 2026: fórmula muda e grupos definidos para o Estadual

Federação e clubes mudam formato e reduzem datas do Campeonato Paranaense 2026.

Campeonato Paranaense 2026 terá nova fórmula, grupos definidos e só 12 datas. Saiba como será a disputa pelo título estadual.

Foto: Divulgação/Athletico-PR
Foto: Divulgação/Athletico-PR

Curitiba, PR, 22 (AFI) – O Campeonato Paranaense 2026 chega com mudanças importantes: a próxima edição terá nova fórmula de disputa, grupos definidos e redução no número de datas. A decisão veio após reunião entre os 12 clubes e a Federação Paranaense de Futebol, animando o torcedor para o Estadual do próximo ano.

Agora, as equipes serão divididas em dois grupos na primeira fase, com confrontos cruzados entre os times das chaves. Os quatro melhores de cada grupo garantem vaga nas quartas de final, que, assim como as semifinais e a grande decisão, serão disputadas em jogos de ida e volta, no estilo mata-mata que agita as arquibancadas.

GRUPOS DO PARANAENSE 2026

Os grupos já estão definidos:

Grupo A jogam Athletico, Maringá, Londrina, São Joseense, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Grupo B reúne Coritiba, Operário-PR, Cianorte, Azuriz, Andraus e Galo Maringá, que conquistou o acesso para a elite estadual. A bola deve rolar a partir de 10 de janeiro.

Para esquentar ainda mais, as quatro equipes eliminadas na fase inicial vão disputar um “Torneio da Morte”, valendo a permanência na elite. Dois times caem para a Segundona do Paranaense de 2027, aumentando a emoção para os clubes que lutam contra o rebaixamento.

FÓRMULA E CALENDÁRIO AJUSTADOS

A nova organização enxugou o calendário: serão apenas 12 datas, contra as 17 do ano passado, acompanhando o planejamento da CBF para o futebol brasileiro em 2026. A proposta agradou aos clubes e deve ser confirmada no Conselho Arbitral, que acontece em 1º de outubro, em Ponta Grossa.

O Londrina se adiantou e revelou em suas redes sociais o grupo ao qual pertence, além de confirmar a alteração no formato do Paranaense. O Estadual contará com Athletico, Coritiba, Maringá, Operário-PR, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Londrina, Andraus, São Joseense, Galo Maringá e Foz do Iguaçu na disputa pelo título de 2026.