PARAIBANO: Sousa vence Botafogo nos pênaltis e é campeão estadual pela 3ª vez
O alviverde do sertão paraibano saiu na frente do alvinegro da capital, sofreu o empate no fim do segundo tempo e nos penais foi campeão
O time da cidade, a Sociedade Esportiva Sousa, carinhosamente conhecido como Dinossauro alviverde, conquistou seu terceiro Paraibano
Sousa, PB, 13 (AFI) – Os quase 70 mil moradores da cidade de Sousa, localizada há pouco mais de 700 km da capital paraibana João Pessoa, estão em festa. O time da cidade, a Sociedade Esportiva Sousa, carinhosamente conhecido como Dinossauro alviverde, na base da determinação, conquistou na tarde deste sábado, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, seu terceiro título estadual na Paraíba ao vencer nos penais, por 4 a 3 o Botafogo Futebol Clube, depois de 1 a 1 no tempo regulamentar, na segunda partida das finais do Campeonato Paraibano 2024. Na primeira final, dia 6 de abril, no Estádio Antonio Mariz, em Sousa, deu empate sem gols.
E foi uma final recheada de emoção no Estádio José Américo de Almeida Filho, o Almeidão, que recebeu um grande público, formado em sua maioria por torcedores do alvinegro da estrela vermelha, numa final que reuniu dois times que vinham invictos na temporada.
Com o resultado, o Sousa chegou ao seu terceiro título estadual. O Botafogo tem 30 conquistas, o Campinense soma 20, e o Treze, tem 17 títulos. O Sousa já tinha sido campeão em 1994 e em 2009.
PRIMEIRO TEMPO ZERADO
O placar não saiu do zero no primeiro tempo no Almeidão. Foi um jogo que começou equilibrado nos primeiros 15 minutos, embora o Sousa tenha sido mais ousado: aos seis minutos, Leozinho emendou e assustou o goleiro Dalton, do Bota. O alvinegro tentou apertar a marcação, para provocar o erro do Dino, e assim explorar a velocidade na frente. Mas o Sousa sempre ameaçou com boas investidas no ataque, como aos 22, numa testada de Diego Ceará que levou perigo à meta de Dalton.
Novamente o Dino alviverde voltou a rondar a área do Bota e aos 38 minutos, o lateral Iranilson cruzou, Diego Ceará quase chega e Leozinho perdeu uma grande chance frente a frente com goleiro alvinegro. Fim do primeiro tempo no Almeidão, e o placar em branco na decisão do Paraibano.
UM GOL DE CADA LADO
O Botafogo começou com outra postura o segundo tempo, pressionando. Com menos de um minuto Gustavo arriscou um chute e o goleiro Bruno Fuso defendeu bem. Na primeira tentativa do Sousa, logo aos seis minutos, Diego Ceará serviu Marcelo Duarte e na volta Ceará emendou sem chances para Dalton, 1 a 0 para o Sousa.
O gol despertou de vez o Bota, que saiu para buscar o empate: num escanteio Lenon quase marcou. O alvinegro apertava e o Sousa recuou, passando a jogar nos contra-ataques. Aos 37 minutos o goleiro Bruno Fuso teve que se virar para evitar o gol botafoguense em boa jogada de Evandro. Na pressão alvinegra, saiu o gol de empate botafoguense aos 39 minutos, e Bruno Leite acabou deixando tudo igual após receber bom passe e chutando forte, 1 a 1.
SOUSA CAMPEÃO NOS PÊNALTIS
E o Dinossauro alviverde do sertão paraibano mostrou mais competência, comandado pelo experiente técnico Paulo Shardong, nos penais, marcou com Danilo Bala, Juninho Paraíba, Jackson e Ewerton Potiguar. O Botafogo fez seus gols com Bruno Mota, Leno, e Paulinho, desperdiçando suas cobranças com Lomar e Pipico. Final Sousa, pela terceira vez na história, campeão paraibano.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Final
- Rodada:
- 2ª
- Data:
- 13/04/2024
- Horário:
- 16:30
- Árbitro:
- Anderson Daronco
- Assistentes:
- Nailton Júnior de Sousa Oliveira Rafael da Silva Alves
- VAR:
- Paulo Renato Moreira da Silva Coelho
- Cartões Amarelos:
- Botafogo: Lucas Siqueira, Evandro, Bruno Leite e Gustavo Poffo
- Sousa: Paulo Shadong (Técnico), Reinaldo, Michel Potiguar e Jackson
- Cartões Vermelhos:
- Sousa: Hiago Ramiro
- GOLS:
- Botafogo: Bruno Leite 39’/2T
- Sousa: Diego Ceará 6’/2T
- Público:
- 13.553
- Renda:
- R$ 301.763
- Estádio:
- Almeidão
- Local:
- João Pessoa (PB)