PARABÉNS! Noroeste completa 104 anos e relembra suas glórias

Depois de muitos erros do ex-presidente, em 2014 o time foi rebaixado para a Segundona Paulista

Neste primeiro de setembro, o Esporte Clube Noroeste completa 104 anos de existência e muitas glorias

0002050025822 img

Bauru, SP, 01 (AFI) – Neste primeiro de setembro, o Esporte Clube Noroeste completa 104 anos de existência e muitas glorias. Um dos maiores clubes do interior Paulista, a locomotiva vermelha, que hoje amarga uma situação incomoda (disputa a Série A3 do Campeonato Paulista), já viveu tempos áureos.

Em 1910 o então Sport Club Noroeste fundou-se em Bauru, interior do estado de São Paulo e teve como primeiro presidente o engenheiro Carlos Gomes Nogueira. Entre os primeiros sócio-beneméritos está Alfredo de Castilho, atual nome do estádio bauruense.

Antes mesmo de tornar-se profissional, em 1943, o Noroeste conquistou seu primeiro título. Diante do Guarani de Campinas, o Norusca sagrou-se campeão do Campeonato do Interior. O ponta-esquerda Fontes foi o responsável por decretar o título no Pacaembú.

Exposição dos tempos áureos marca o centenário do Esporte Clube Noroeste de Bauru

Exposição dos tempos áureos marca o centenário do Esporte Clube Noroeste de Bauru

Pouco tempo depois, em 1948, o clube tornou-se profissional e em 1953 ganhou a Segunda Divisão Paulista, vencendo equipes tradicionais como o Paulista, Bragantino, o rival Marília e a Ferroviária. O título veio em cima exatamente do time de Marília, 2 a 0 no estádio Alfredão.

Depois de acessos, descensos e incêndio e Alfredo de Castilho, em 1978 o Noroeste colocou seu nome no cenário nacional, quando disputou a Série A do Campeonato Brasileiro. No mesmo ano, o Norusca contratou Jairzinho, o ‘Furacão de 70’ e até hoje um dos maiores ídolos do clube bauruense.

O Noroeste só voltou aos tempos áureos no ano de 2005, quando sagrou-se campeão da Copa Paulista, disputou a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, terminou o Paulista Série A1 entre os quatro melhores do estado e acabou sendo chamado, carinhosamente, de ‘maquininha vermelha’.

Em 2009 a lua-de-mel chegou ao fim e o clube foi rebaixado novamente à Série A2 do campeonato estadual. Porém, em 2010, no centenário do Esporte Clube Noroeste, a locomotiva vermelha conquistou a vice-liderança e voltou com toda a força para a principal divisão do Paulista.

O ano de 2012 marcou os últimos resquícios de um gigante no interior do estado, quando o Norusca terminou a Copa Paulista de Futebol como o grande campeão. De lá pra cá, o Noroeste disputou a Série A3 em 2014 e foi rebaixado para o Campeonato Paulista Segunda Divisão, na 19ª posição, com somente 13 pontos.