Papa Francisco recebe finalistas da Copa da Itália

Os jogadores de Napoli e Fiorentina terão a honra de conhecer a santidade

0002048183944 img

Campinas, SP, 02 (AFI) – Fanático por futebol e torcedor declarado do argentino San Lorenzo, o papa Francisco recebeu no Vaticano os elencos de Napoli e Fiorentina para dar boa sorte aos times finalistas da Copa da Itália, confronto marcado para este sábado, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Olímpico de Roma. O pontífice fez questão de alertar os jogadores de como suas atitudes dentro de campo refletem na sociedade, principalmente entre os jovens.

0002048183944 img

“Vocês jogadores têm uma grande responsabilidade. Vocês são o centro das atenções, e muitos de seus admiradores são crianças e jovens. Tenham isso em mente, seu comportamento tem ressonância, boa e má. Sejam sempre verdadeiro esportistas”, disse o papa, em declarações divulgadas pelo jornal italiano Gazzetta dello Sport.

Representantes dos clubes entregaram diversos presentes ao papa como camisas, flâmulas, bolas e uma réplica do troféu da decisão. Também estiveram presentes na audiência com o santo padre representantes da arbitragem do jogo e o presidente da Liga Italiana de Futebol, Maurizio Beretta.

“Hoje o futebol move-se como um grande negócio, a publicidade, a televisão… Mas o fator econômico não deve prevalecer sobre o esporte, porque ameaça a poluir tudo, tanto a nível nacional e internacional, como a nível local”, disse. “O futebol na Itália, na Argentina e em outros países é um fator social, e exige responsabilidade social por parte dos jogadores em campo e fora do campo, e por parte dos dirigentes nacionais e locais”, completou Francisco em saudação aos atletas.