Pan-Rio: Nadador paraolímpico conduzirá a Tocha no Nordeste

Natal, RN, 14 (AFI) – O nadador Clodoaldo Silva se prepara para participar nesta sexta-feira, 15 de junho, do revezamento da Tocha Pan-americana em Natal, no Rio Grande do Norte. Clodoaldo será um dos 60 condutores que terão o privilégio de carregar a chama pan-americana pelas principais ruas e avenidas de Natal. Assim como os demais participantes, o paraolímpico carregará a tocha num percurso de aproximadamente 400 metros.

A previsão é que Clodoaldo seja o último a participar do revezamento. O nadador deverá receber a tocha por volta das 19h, no final do calçadão da Praia de Ponta Negra, próximo ao Morro do Careca. No local, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, receberá a tocha das mãos do atleta e para marcar o final do percurso na cidade acenderá a Pira Olímpica, que mede aproximadamente 1,70 metros de altura.

“Será uma emoção muito grande poder levar em minhas mãos um dos símbolos mais importantes do movimento olímpico. Com certeza depois de conduzir a tocha por Natal estarei ainda mais no clima dos Jogos. Voltarei para o Rio de Janeiro contando a hora de chegar a minha competição e poder disputar medalhas para o Brasil”, comentou o nadador.

Em Natal, a tocha chegará vinda de Fernando de Noronha. O início do revezamento está marcado para as 15h. O trajeto será de 28 quilômetros, atravessando a cidade, do Forte dos Reis Magos até Ponta Negra, levada por várias personalidades da cidade.

Até o momento a chama Pan-americana já passou por 13 cidades brasileiras. Mais de 700 pessoas, entre atletas olímpicos e paraolímpicos, personalidades e autoridades já se revezaram na condução da tocha. Depois de Natal o fogo pan-americano segue para Fortaleza, no Ceará.