Palmeiras x Portuguesa - Clássico das Colônias com cara de final!

Verdão pode carimbar sua vaga, enquanto a Lusa pode praticamente liquidar os riscos de rebaixamento

0002048164873 img

São Paulo, SP, 05 (AFI) – Um clássico com cara de decisão. Palmeiras e Portuguesa até podem ter vivido extremos neste Campeonato Paulista Chevrolet. Nesta 12ª rodada, contudo, ambos entram em campo com sede de vitória, para cumprirem metas importantíssimas. Nesta quinta-feira, às 19h30, no Pacaembu, o Verdão pode carimbar sua vaga, enquanto a Lusa pode praticamente liquidar os riscos de rebaixamento.

Após conhecer sua primeira derrota, ao perder para o Botafogo, por 3 a 1, há duas rodadas, o Palmeiras se recuperou. O time alviverde superou o São Bernardo, por 2 a 0, e chegou aos 26 pontos. São sete a mais que os principais concorrentes à vaga no Grupo D: Bragantino e Rio Claro. Uma vitória nesta quinta é o suficiente para a classificação.

Após as vitórias sobre Comercial, por 2 a 1, e Mogi Mirim, por 2 a 0, a Lusa abriu uma distância confortável para a zona de rebaixamento. O time possui 14 pontos. São quatro a mais que o Linense, primeiro na faixa de descenso e que possui um jogo a menos. Uma vitória faria a Portuguesa chegar aos 17 pontos, pontuação mínima para escapar da queda, segundo os matemáticos.

Se o momento palmeirense é melhor, não é muito diferente quando o assunto é a história. Até hoje, já foram realizados 259 “Clássicos das Colônias” – apelido alusivo às origens italiana e portuguesa dos clubes. São 122 vitórias palmeirenses, 65 vitórias lusitanas e 72 empates. O Verdão marcou 469 gols e sofreu 336.

0002048164873 imgMendieta vai para o jogo

Substituto do Mago
O técnico Gilson Kleina confirmou o time do Palmeiras, com Mendieta na vaga de Valdivia – que defende a seleção chilena – e o treinador cobrou regularidade do paraguaio. A preocupação do treinador é que Mendieta costuma entrar bem durante as partidas, mas não consegue ter o mesmo desempenho quando inicia os jogos como titular.

“Ele está entrando bem e espero que agora tenha regularidade como titular”, disse o treinador, que enche a bola do paraguaio. “É um jogador participativo e tem característica um pouco diferente das demais, tem o drible, o bom arremate, bom passador e será importante no jogo. Espero que ele consiga ter uma sequência”, projetou Kleina, que terá de mudar um pouco o estilo de atuação da equipe.

Segundo o treinador, o problema é que Mendieta é um jogador muito tímido e isso o atrapalha.
“Falei com ele sobre esse assunto. Ele ainda tem muito para evoluir e vai se soltando aos poucos. Ele é mais introvertido e a gente precisa sempre chamá-lo para sentir o que está pensando. Falei para ele que precisa de regularidade e ir bem quando começa ou quando entra nos jogos. E precisa ter coragem para arrematar ao gol. Acredito que agora ele vai render muito mais, pois ele está se soltando”, apostou.

0002048164875 imgArgel salvou a Lusa

A boa e a ruim!
Para o clássico contra o Palmeiras, nesta quinta-feira, Argel ganhou uma boa e uma má notícia. A boa é que o volanbte William Magrão se recuperou de lesão no músculo adutor da coxa esquerda. A contusão tirou o jogador das partidas contra Comercial e Mogi Mirim. Já o meia Wanderson está fora por ter levado o terceiro amarelo.

“Tive esse desconforto a e a comissão resolveu me poupar nesses dois jogos, mas já estou treinando normalmente e espero estar à disposição no clássico. Se o Argel preferir que eu jogue, quero fazer o melhor para ajudar a Portuguesa a vencer o Palmeiras. Este é o nosso objetivo”, afirmou Magrão.

A tendência é de que o volante, que vinha atuando improvisado na zaga, entre na vaga do defensor Wagner, contratado do São Caetano. No meio-campo, os garotos Gabriel Xavier e até Léo Oliveira, que foram citados como promessas da Lusa por Argel, podem aparecer no time.