Palmeiras x Botafogo – Desgastado, Verdão mira o G4 contra o Fogão
O Alvinegro quer provar a fama de pé frio de Gareca para sair da zona de rebaixamento
São Paulo, SP, 27 (AFI) – Após sentir na pela a primeira derrota sob o comando do técnico interino Alberto Valentim no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tenta recuperar as forças, em meio ao desgaste da viagem à Chapecó – o clube conseguiu voltar para o Estado de São Paulo apenas nesta terça-feira -, e voltar a ficar entre os quatro melhores colocados. Na oitava rodada, o Verdão terá pela frente o Botafogo, time que precisa se reabilitar para sair da incômoda zona de rebaixamento. O embate está marcado para quarta, às 19h30, no Estádio Prudentão, em Presidente Prudente.
Desgastado com a viagem, o Palmeiras culpou o cansaço pela derrota por 2 a 0 diante da Chapecoense, onde o Verdão esteve apático e não demonstrou a mesma disposição dos últimos jogos. Sob os olhares de Ricardo Gareca, que não deu sorte ao time em sua “estreia”, a equipe de Parque Antártica tenta voltar ao G4, já que está na quinta colocação com 12 pontos, um atrás do Grêmio, quarto colocado, e segue ainda sendo o melhor time paulista do torneio.
Por outro lado, o Botafogo quer acabar com a fama de pior carioca. O Fogão não vence há três rodadas – a última vitória foi na goleada por 6 a 0 contra o Criciúma -, e já colocou em alerta o trabalho de Vagner Mancini. Tentando sair da zona de rebaixamento, o Alvinegro tem apenas cinco pontos, o que o deixa na 17ª colocação.
Substituto de Valdívia é vetado e ex-Vasco pode ser a surpresa

Além dos desfalques habituais, o Palmeiras “ganhou” mais uma baixa para a partida diante do Botafogo. O meia Mendieta, que seria o substituto ideal de Valdívia – o chileno está com a seleção -, sentiu uma lesão no tornozelo e foi vetado pelo Departamento Médico do clube. Com isso, o técnico interino Alberto Valentim poderá promover a estreia de Bernardo entre os titulares. Até agora, o jogador só foi opção no banco de reservas e tem entrado no final do embates.
Porém, Bernardo não é o único que briga por uma posição entre os 11 que iniciarão a partida. Felipe Menezes e Patrick Vieira também estão no páreo, e o primeiro parece ser o favorito para ficar com a vaga de Mendieta, já que vem entrado constantemente desde que Valentim assumiu o comando da equipe.
Adiamento negado!
A delegação do Palmeiras conseguiu finalmente deixar a cidade de Chapecó (SC), no início da tarde desta terça-feira. O grupo fez um voo até Campinas e, assim que desembarcou no Aeroporto de Viracopos, já pegou um ônibus para seguir rumo a Presidente Prudente, palco do confronto desta quarta-feira, contra o Botafogo, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
No domingo, o Palmeiras perdeu de 2 a 0 da Chapecoense, na Arena Condá. A programação inicial era que o time saísse de Chapecó na manhã de segunda-feira e às 14 horas treinasse na Academia de Futebol. Mas, sem conseguir retornar para São Paulo porque o aeroporto local estava fechado, a diretoria resolveu mudar os planos.
O departamento jurídico do Palmeiras entrou em contato com a CBF pedindo para a partida contra o Botafogo ser adiada, mas não foi atendido, uma vez que conseguiu embarcar nesta terça-feira. Entre Campinas e Prudente serão quase 550 km de viagem. O desgaste vem sendo a principal preocupação da equipe, que promete dar muita raça para conquistar os três pontos contra o Botafogo.
El Tanque está de volta!

Finalmente o Botafogo recebeu uma boa notícia. Em situação delicada no Brasileirão, o Fogão poderá contar na partida contra o Palmeiras com o atacante El Tanque Ferreyra. O jogador foi liberado pelo Departamento Médico do clube, mas deve começar o embate como opção no banco de reservas, já que acabara de se recuperar de contusão.
Por outro lado, o Botafogo segue com vários desfalques. Entre eles estão: o goleiro Jefferson, convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo, o zagueiro Dória, com a sub-21, o volante Gabriel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, além de Marcelo Mattos, Daniel e Carlos Alberto, todos entregue ao DM. A grande esperança do Fogão continua sendo Emerson Sheik, que vem tendo a primeira oportunidade na carreira como capitão.
Torcida protesta!
Na última segunda-feira, aproximadamente 30 torcedores acessaram a arquibancada do Estádio Eustáquio Marques, no Rio, durante a reapresentação do elenco que empatou com o Vitória no dia anterior. Eles hostilizaram dirigentes, comissão técnica e jogadores. Apenas o lateral Edilson e o atacante Emerson foram poupados.
Não bastasse a pressão da torcida, o técnico Vagner Mancini precisa encontrar soluções para escalar o time que enfrenta o Palmeiras, nesta quarta-feira, em Presidente Prudente (SP). O maior problema para ele é o meio-de-campo. Os volantes Airton e Bolatti são dúvida – o primeiro passou mal no intervalo do jogo com o Vitória, enquanto o argentino saiu mais cedo sentindo cãibras.





































































































































