Palmeiras x Atlético-PR – Teste de Série A

O time paulista eliminou os paranaenses na campanha do título, ano passado

Depois de 16 jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série B, o Palmeiras faz nesta quarta-feira, seu primeiro teste com um time da elite do futebol brasileiro.

0002048097991 img

São Paulo, SP, 20 (AFI) – Depois de 16 jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série B, o Palmeiras faz nesta quarta-feira, seu primeiro teste com um time da elite do futebol brasileiro. Único representante da Série B, o Verdão, atual campeão, recebe o Atlético-PR, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, às 19h30. O jogo terá a ampla cobertura da Rádio Banda B de Curitiba e Rádio FI.

Sem Valdívia, mas com casa cheia – mais de 15 mil ingressos vendidos -, o time paulista eliminou os paranaenses na campanha do título, ano passado, após empate em Curitiba e vitória no Pacaembu. O Atlético-PR está em ascensão. Sem perder há dez jogos – cinco vitórias e cinco empates -, o time está em quinto lugar no Brasileirão.

0002048097991 img

O Palmeiras também defende longa sequência invicta – 11 jogos com dez vitórias e um empate – e ainda não perdeu para adversários de Série A nesta temporada. Foram quatro empates contra São Paulo, Corinthians e Santos, duas vezes, e uma vitória sobre a Ponte Preta, todos em jogos do Paulistão.

Vai pra cima
O Palmeiras vai enfrentar o Atlético-PR, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, com um novo esquema, agora com três atacantes. Na tarde desta terça, no último treino antes da estreia na competição, o técnico Gilson Kleina tirou o volante Charles do time e escalou Ananias para atuar pela esquerda, formando o trio ofensivo com Alan Kardec e Leandro.

No último jogo do time, a vitória sobre o Paysandu no sábado, também no Pacaembu, Gilson Kleina havia dito que poderia repensar a formação do meio-de-campo que vinha utilizando e cogitou tirar um dos três volantes para colocar mais um meia. Mas o técnico surpreendeu no coletivo, ao escalar Ananias aberto pela esquerda. Durante a atividade, o lateral-esquerdo Juninho atuou mais recuado e pouco apoiou.

No meio, o paraguaio Mendieta continua como o jogador com a função de armar as jogadas e terá a companhia de Wesley e Márcio Araújo como volantes. A defesa manteve a mesma formação das últimas partidas, com Luis Felipe, Vilson, Henrique e Juninho.

Diante do Atlético-PR, nesta quarta-feira, no Pacaembu, o Palmeiras busca somar a 12ª partida seguida sem derrota e tenta adiantar a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. O jogo de volta será na próxima semana, na Vila Capanema, em Curitiba.

A defesa tem sido uma das preocupações do técnico Gilson Kleina. Nos últimos cinco jogos como mandante, a equipe palmeirense levou gols em quatro e, por isso, o comandante tem dado ênfase à necessidade de os defensores evoluírem nas atuações.

Com a volta de Vilson, o único desfalque do Palmeiras contra o Atlético-PR será o meia Valdivia. O jogador chileno tem uma lesão na coxa direita e só deve ter condições de entrar em campo novamente na próxima semana.

Dúvidas
Na noite desta quarta-feira, Atlético Paranaense e Palmeiras começam a decidir, em São Paulo, uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Confronto que o técnico Vagner Mancini projeta como “disputadíssimo”, devido aos estilos de jogo semelhantes dos dois clubes.

“O Palmeiras tem um time muito competitivo. Certamente, serão dois jogos disputadíssimos”, analisa Mancini. “É uma equipe [Palmeiras] que joga mais em velocidade e tem um setor de marcação eficiente. O Atlético também é um time que tenta marcar forte e sai rápido”, complementou.

No primeiro duelo da eliminatória, o treinador rubro-negro espera um Furacão concentrado e conta com o apoio da torcida atleticana na capital paulista. “A Copa do Brasil requer que a equipe tenha muita garra, seja muito concentrada”, explica. “É muito importante quando jogamos fora de casa e vemos a faixa da Fanáticos. Vemos que o torcedor está lá nos incentivando, assim como acontece em casa”, destaca.

E para este duelo o treinador resolveu não divulgar os titulares que entram em campo contra o Verdão. A única certeza é que Pedro Botelho e João Paulo estão de volta ao elenco principal. O lateral-esquerdo, que estava suspenso e não atuou contra o Criciúma no Brasileirão deve ser o titular.

Com o retorno, Léo volta a ser o lateral direito. Enquanto que João Paulo fica com a vaga de Bruno Silva, que na época que atuava pela Ponte Preta, já havia disputado a Copa do Brasil e não pode mais participar da competição. A maior dúvida do técnico do Atlético é se Paulo Baier – que não está confirmado -jogará no meio ou no ataque. Delatorre e Ederson também brigam por uma vaga.