Palmeiras vence clássico antes de chegada de novo técnico Cuca
No segundo tempo, o Verdão melhorou e fez os dois gols que lhe deram a vitória. Vitória justa pela eficiência nos arremates
Para o Tricolor a derrota só foi prejudicial no aspecto moral. Porque, em números, o time de Bauza continua líder de seu grupo já que a Ferroviária também foi derrotada na rodada
O clássico entre São Paulo e Palmeiras terminou com vitória por 2 a 0 do time verde. Jogo foi no Pacaembu e pouco mais de quatorze mil pessoas foram assisti-lo. Primeiro tempo foi dominado pelo Tricolor, mas sem objetividade ofensiva.
No segundo tempo, o Verdão melhorou e fez os dois gols que lhe deram a vitória. Vitória que acabou sendo justa, porque, nos arremates, o Palmeiras foi bem mais eficiente. Para o Tricolor a derrota só foi prejudicial no aspecto moral. Porque, em números, o time de Bauza continua líder de seu grupo já que a Ferroviária também foi derrotada nesta rodada.

O nível técnico do clássico foi sofrível. Nenhum drible desconcertante, nenhuma troca de passes de bom nível, poucos arremates a gol e muita preocupação defensiva.
O São Paulo decepcionou mais uma vez nas conclusões. Seus jogadores tem sérias dificuldades no arremate seja com os pés ou com a cabeça.
Por isso o goleiro Prass, do Palmeiras, quase não teve trabalho. Já o ataque verde até foi mais eficiente neste aspecto. Mas ainda assim, para um time que contratou trinta e oito jogadores, ainda é uma equipe cheia de defeitos de posicionamento, de criação e de marcação. Com a derrota o São Paulo soma mais um resultado negativo em clássico, fato que vem se repetindo há muitos meses.
Última vitória tricolor contra o Palmeiras no Paulistão foi em 2009, uma prova de que o time do Morumbi não sabe se impor a seus velhos rivais. Para o Palmeiras a vitória dá mais auto estima a seus jogadores, que terão nesta semana jogo contra o Nacional, no Uruguai, pela Copa Libertadores.
Exatamente o contrário do que ocorre com o São Paulo, que perdeu para o São Bernardo há uma semana, empatou no meio de semana pela Libertadores com o River e perdeu do Palmeiras neste domingo. Ou seja: time de Bauza não sabe o que é ganhar a três partidas. Como vai ser quarta feira contra o Trujillanos, na Venezuela??
C * U * R * T * A * S
* MELHOR jogador do Palmeiras foi o centro avante Alecsandro. Ao contrário do que vinha fazendo, desta vez ele circulou por todo o campo, ajudou na marcação, fez passes de primeira e também chegou na área para tentar o arremate. Zé Roberto foi outro que se destacou, assim como o volante Arouca, que voltou ao time.

* FOI O primeiro jogo do Palmeiras sem a presença de Marcelo Oliveira no banco de reservas. Parece que a saída do treinador fez bem ao time, porque sentia-se que os jogadores estavam mais soltos e menos apegados ao sistema tático. Também não houve excesso de lançamentos dos zagueiros para os atacantes como antes.
* A CONTRATAÇÃO de Cuca foi confirmada. Ele deve estar no clube ainda nesta semana e possivelmente já dirija a equipe diante do Nacional. O compromisso é difícil porque no jogo disputado na Allianz Arena, o time uruguaio mesmo com dez jogadores, soube se impor ao Palmeiras e deixou o campo com vitória bem merecida.
* SE SONHA com a classificação, o Verdão vai precisar ganhar do Nacional em Montevidéu.. Se não conseguir, sua situação no grupo na Copa Libertadores começará a ficar bem difícil. Há até possibilidade de que o Palmeiras não passe para a próxima fase. Daí a importância de uma boa vitória. Mesmo que pela contagem mínima.
* O SÃO PAULO teve poucos destaques no clássico. Na defesa boa presença de Rodrigo Caio. No meio campo, Hudson fez sua parte, mas Michel Bastos deixou a desejar. Ganso entrou no segundo tempo mas, mal posicionado, produziu pouco. Rogério só enrolou e Centurion que entrou em seu lugar fez ainda menos que ele.
* ALIAS, vale uma análise melhor deste jovem atacante argentino. Ele tem tido muitas oportunidades com Bauza. Mas jamais justifica sua escalação. Acho que sua contratação foi um engodo. Enganaram a diretoria tricolor e o empresário que deu dinheiro para contrata-lo. É um jogador que deveria ser devolvido à Argentina.
* OUTRO jogador que não me convence mas é titular absoluto com Bauza, é Carlinhos. A gente não sabe se ele é lateral ou ponta. Ou ainda meia. A verdade é que em qualquer posição, sua produtividade é muito baixa. E mais. Quando inventa de cabecear ou arrematar, é uma tortura. É muito fraco. Não merece ser titular da equipe.
* BAUZA, por sinal, tem cometido erros seguidos não só na escolha dos jogadores para formar seu time mas também na escolha do esquema tático. Ele veio com a promessa de arrumar a defesa. Nos três últimos jogos levou três do São Bernardo, um do River e dois do Palmeiras. Três jogos, seis gols contra. É demais !!!!
* PARALELAMENTE o ataque não funciona. Calleri não faz gols há dez jogos. Alan Kardec é uma peça nula no ataque. Faltam arremates, falta presença de área. Será que Bauza não percebe isso? Ou na verdade ele não tem jogadores para montar um time forte e competitivo? Do jeito que vai, não ganhará nada neste semestre.
* QUARTA feira o São Paulo enfrenta o Trujjilanos, na Venezuela. A viagem até lá é longa e desgastante. O time da casa é limitado e se jogar o mínimo que pode jogar, o São Paulo vence. Problema é que o Tricolor não tem jogado nada e ainda toma gols incríveis. Mas esse é jogo para vencer. Se perder, pode dar adeus à Libertadores.
* O CORINTHIANS passou por cima do Botafogo, de Ribeirão, por 3 a 0. Uma vitória fácil, tranquila. O time da casa mostrou muita fragilidade e mostrou que não tinha mesmo condições de preocupar o Timão. É bom lembrar que o Corinthians não ganhava a dois jogos, e, com esta vitória, conseguiu completa reabilitação.
* O PRIMEIRO gol corintiano foi marcado por Felipe, com chute fortíssimo que o goleiro botafoguense não conseguiu segurar. Isso a dezoito minutos do primeiro tempo. Os outros gols corintianos só saíram na segunda fase. O Botafogo caiu ainda mais de produção e facilitou o trabalho dos corintianos que chegaram fácil aos três a zero.
* AOS TRES minutos do segundo tempo, Uendel fez cruzamento para a grande área que Danilo aproveitou para marcar o segundo gol corintiano. Aos vinte minutos, foi a vez de Maycon marcar o seu numa falha gritante do goleiro Neneca. Com o placar favorável, Tite trocou alguns jogadores e o Corinthians administrou bem o resultado.
* NO MEIO desta semana o Corinthians terá mais um jogo pela Copa Libertadores. Vai enfrentar o Cerro Porteno, em Itaquera, onde tem todas as condições de vencer. De qualquer forma é bom lembrar que o Cerro deve se fechar na defesa e pode até surpreender o Corinthians conquistando ao menos um empate. Todo cuidado será pouco.
* OUTRO time brasileiro que entra em campo pela Libertadores nesta semana é o Atlético Mineiro que vai enfrentar o Colo Colo do Chile. Em casa, tudo favorece o Galo mineiro. Dificilmente haverá surpresa. O Atlético deve ganhar mais três pontos e com eles estará muito próximo da classificação para a próxima fase da Libertadores.
* JÁ O GREMIO vai jogar fora contra o San Lorenzo, na Argentina. Um jogo bastante difícil, já que a equipe dirigida por Roger, não vem jogando o mesmo futebol eficiente do final do ano passado. Se perder a partida, o Tricolor gaúcho pode se complicar em relação a classificação para a próxima fase. Ideal seria ao menos empatar neste jogo.
* NO SABADO o Santos teve sérias dificuldades para vencer o Agua Santa, no Pacaembu. As jogadas fluíam mas a bola não entrava. Até que o jovem Longuine, recebeu a bola dentro da grande área, arrematou com força, a bola tocou num zagueiro, enganou o goleiro e o gol saiu. Podia ter sido mais, mas o Peixão não mostrou pontaria.
* NESTE jogo o Peixe não contou com seu maior ídolo, Lucas Lima. Havia preocupação quanto a atuação do time, mas o jovem Longuine se sobressaiu e compensou a ausência do craque santista. Dorival Junior ficou feliz, porque percebeu que já tem um bom substituto para Lucas quando esse não puder jogar. Longuine aprovou.
* NO MAIS o time santista jogou seu futebol normal. Bem na defesa, não dando muitas chances ao ataque do Agua Santa. No ataque criou boas chances mas o goleiro adversário estava inspirado e pegou tudo. Só não conseguiu agarrar quando Longuine chutou e a bola desviou num zagueiro do Agua. Aí não deu mesmo para segurar.
* ATENÇÃO para a décima rodada do Campeonato Paulista. No sábado, Agua Branca x Botafogo, Corinthians x Linense, Novorizontino, Red Bull x Oeste, Mogi Mirim x São Bento e Capivariano x Ponte Preta. Timão e Macaca entram em campo como favoritos. O jogo do Corinthians é um pouco mais difícil. O ataque do Linense é forte.
* NO DOMINGO, o São Paulo visita o Ituano. Não se sabe o que o tricolor poderá fazer, já que seu futebol tem oscilado muito e uma derrota pode acontecer. O Audax encara o Palmeiras, numa partida bem difícil para o time paulistano. A Ferroviária encara o São Bernardo como favorita e o Rio Claro recebe o Santos que deve vencer.
* OS MELHORES ataques do campeonato são os do Palmeiras e o da Ferroviária com 16 gols marcados. Melhor defesa é a do Corinthians com 6 gols contra. O Corinthians também tem o maior número de vitórias, 6. Estão ameaçados pelo descenso Capivariano, Mogi, Rio Claro, Oeste, São Bernardo e Botafogo de Ribeirão.
* NO GRUPO A o Santos é líder com 18 pontos. O São Bento e vice com 14. No Grupo B o líder é o Palmeiras com 15 e o Ituano está em segundo com 14. No Grupo C a Ferroviária tem 13 pontos ao lado de São Paulo e Audax. E no Grupo D a liderança é do Corinthians com 20 pontos ganhos enquanto o Red Bull é segundo com 16.





































































































































