Palmeiras só empata com a Ponte Preta em amistoso no Allianz Parque

O Palmeiras até foi mais agressivo e chegou a pressionar com vontade o adversário que só se preocupou em se defender

O Palmeiras até foi mais agressivo e chegou a pressionar com vontade o adversário que só se preocupou em se defender

0002050221305 img

Verdão disputou seu último amistoso antes de sua estreia no Paulistão 2017. Enfrentou a Ponte Preta, na Allianz Arena, e ficou no empate pela contagem mínima. O futebol exibido pelos dois times não chegou a empolgar. O Palmeiras até foi mais agressivo e chegou a pressionar com vontade o adversário que só se preocupou em se defender. No segundo período, no entanto, as coisas se equilibraram e o empate final acabou sendo justo.

Para o Verdão marcou Barrios (que substituiu William) aos 29 minutos do segundo tempo. Para a Macaca marcou Ramon, em cobrança de pênalti, aos 45. O público não foi o esperado.

Normalmente a Arena palmeirense recebe públicos superiores a vinte mil pagantes. Desta vez só 15.878 torcedores pagaram ingresso. Com o empate, a Ponte manteve um tabu de pé: o de jamais perder para o Palmeiras dentro da Allianz Arena, cujo gramado foi o ponto negativo da partida (ainda está em péssimas condições).

Palmeiras foi mais agressivo, mas sistema defensivo da Ponte Preta funcionou bem

Palmeiras foi mais agressivo, mas sistema defensivo da Ponte Preta funcionou bem

A imagem que ficou foi a de que o Palmeiras está longe daquele time que foi campeão nas mãos de Cuca. Sob o comando de Eduardo Baptista o Verdão ainda não engrenou. Mudou muito do final do ano passado para cá, tanto na escalação do time principal como na utilização do esquema tático, mas a verdade é que ainda não se enxerga no novo time verde a imagem de uma equipe forte e vencedora.

Neste jogo elogios para a defesa, que teve em Edu Dracena e Vitor Hugo duas grandes figuras e para o meio campo, em especial, para o volante Felipe Melo que deu conta do recado tanto na marcação como na saída de bola. O ataque, ao contrário, decepcionou totalmente. Fez um gol mas diante das oportunidades criadas, foi um fracasso nas finalizações.

No primeiro tempo aplausos para a força ofensiva demonstrada por Felipe Melo, Vitor Hugo e Edu Dracena. Eles mostraram que serão muito úteis ao Palmeiras nas bolas aéreas lançadas sobre a grande área dos adversários. E vai ficar melhor ainda quando o zagueiro Mina puder voltar ao time o que deve acontecer na segunda semana de fevereiro.

Agora o Palmeiras terá pela frente o Botafogo, de Ribeirão Preto, dia 5 de fevereiro, domingo, na sua estreia no Paulistão. Já a Ponte Preta vai pegar a Ferroviária, em Campinas, também no domingo, só que as 19 horas (o jogo do Palmeiras será as 17).

A esperança é a de que num jogo oficial, seus atletas caprichem mais e possam produzir um futebol mais eficiente e competitivo. Se isso não ocorrer, não será surpresa se tanto o Palmeiras como a Ponte perderem pontos logo na primeira rodada do campeonato estadual.

C * U * R * T * A * S

* VEJAM o time do Palmeiras que começou o jogo de domingo diante da Ponte e que deverá ser o que domingo que vem vai entrar em campo contra o Botafogo, de Ribeirão, na estreia dos dois times no Campeonato Paulista de 2017. Fernando Prass; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto;Felipe Melo, Roger Guedes, Tchê Tchê e Raphael Veiga; Dudu e William ou Barrios. William não foi muito bem e pode perder a vaga para Barrios que fez o gol verde no jogo de domingo. Dudu será o capitão. Está em boa fase e pode desequilibrar a partida.

* EDUARDO Baptista fez seu primeiro jogo como técnico do Palmeiras na Allianz Arena. Por enquanto seu trabalho vem sendo aceito pela torcida já que não houve tempo para analisar se o que ele fez está correto ou não. Mas a continuar do jeito como o time jogou diante da Ponte, não será surpresa se o torcedor verde começar a cobrar mais duro de seu treinador. Aliás, quando ele foi contratado eu disse aqui que não apostava no sucesso de Baptista como técnico de um time tão gabaritado quanto o do Palmeiras. A prova final será no Paulistão.

Gabriel Jesus não tem substituto neste momento no Palmeiras

Gabriel Jesus não tem substituto neste momento no Palmeiras

* VERDADE é a seguinte. O Palmeiras não tem hoje um atacante com a qualidade de Gabriel Jesus. O garoto, que já faz enorme sucesso no Manchester City, está fazendo muita falta. E o Palmeiras não conseguiu substitui-lo por outro jogador de qualidade indiscutível. Acho as opções dadas ao técnico Eduardo Baptista muito limitados. Só Dudu tem mesmo muita qualidade. Os demais são meia boca. Jogam bem hoje e muito mal amanhã. Não se se com eles o Palmeiras vai ter chance de disputar o título paulista. Tudo vai depender dos jogos iniciais.

* POR FALAR no Gabriel Jesus. Ele já encantou a torcida do Manchester City. A tal ponto que até criaram um hino só para saudá-lo. A imprensa inglesa também não poupa elogios para o jovem atacante revelado pelo Palmeiras. Dizem até que Gabriel Jesus será um dos três grandes jogadores da Premiere Ligue que começa em agosto deste ano. Por enquanto ele tem jogado só parte dos noventa minutos. Mas já há quem exija sua presença durante o jogo todo. Isso pode acontecer já nas próximas semanas. É só dar-lhe um pouco mais de tempo.

* O SÃO PAULO também disputou um amistoso preparativo para o estadual no último final de semana. Time de Rogério Ceni enfrentou o Columbus Crew, dos Estados Unidos, no CT de Cotia, em São Paulo. Placar final foi de 7 a 0 para o Tricolor paulista. Mais um jogo em que o time fez muitos gols e mostrou competência ofensiva. Nos dois amistosos disputados nos Estados Unidos o São Paulo venceu um por 9 a 1 e outro por 9 a 2. Depois empatou com River Plate e Corinthians sem gols. E agora fez 7 gols no time norte americano. Um belo saldo.

* ESSE também foi o último jogo preparativo do São Paulo antes do Paulistão. Agora seu time joga só no próximo final de semana, contra o Audax, de Osasco, em Barueri. Em tese, Rogério Ceni deve manter a escalação do time com Denis ou Sidão no gol. Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Junior. João Schimidt, Thiago Mendes, Cuevas e Cícero. Wellinton Nem e Chaves. Há a possibilidade de que Gilberto ocupe o comando de ataque. Vai depender de Rogério Ceni. No gol a maior dúvida. Se tiver bom senso, Ceni escala Sidão, o melhor dos dois.

Vampeta: Preço de ingressos fora da realidade brasileira

Vampeta: Preço de ingressos fora da realidade brasileira

* O PRESIDENTE do Audax,o corintiano Vampeta, ainda insiste em manter os ingressos no valor mínimo de 100 reais. Torcidas Uniformizadas do São Paulo garantem que não vão pagar tudo isso e prometem boicotar a partida. A diretoria tricolor apoia seus torcedores. Assim, não será surpresa se na estreia oficial de Rogério Ceni como técnico tricolor, haja pouca torcida no estádio de Barueri. De qualquer forma, é um jogo oficial, o São Paulo precisa dos pontos e vai precisar do apoio de sua torcida. Problema é saber se haverá mesmo o boicote.

* CORINTHIANS não estava mesmo disposto a perder seu meia Rodriguinho. Por isso, sua diretoria engrossou o caldo para o Fernerbach da Turquia e não liberou o atleta para jogar na Europa. Rodriguinho não gostou muito porque vai perder muito dinheiro, mas como tinha um contrato em vigência, foi obrigado a aceitar. Paralelamente a diretoria procura com ansiedade novos reforços pois reconhece que o elenco alvinegro neste início de ano é bem limitado. ´É possível que até o final desta semana o clube contrate ao menos mais um atacante.

* O SANTOS não teve dificuldade para golear o Kenitra, de Marrocos, sábado, no Pacaembu. Placar final, 5 a 1 para o Peixão, com presença de dois políticos ilustres que são santistas. O Governador Alckmin e o prefeito da capital, Dória. Os gols foram marcados por Vitor Bueno 2, Rodrigão, Hernandez (de bicicleta) e Thiago Ribeiro. Durante o jogo, Dorival Junior testou vários dos novos contratados e todos foram bem. Em especial o colombiano Hernandez, que fez o gol mais bonito do jogo. O lateral Matheus Ribeiro também mostrou bom serviço.

* PELO que pudemos observar, o técnico Dorival Junior já tem sua equipe titular para estrear no Paulistão dia 3 de fevereiro. Time deve contar com Vanderlei, Vitor Ferraz, Lucas Veríssimo, Yuri e Zeca. Thiago Maia, Renato, Lucas Lima e Vitor Bueno. Copete e Rodrigão. Há a possibilidade de que Ricardo Oliveira, já recuperado fisicamente, seja o titular da camisa 9. Neste caso quem irá para o banco de reservas é Rodrigão. No mais, a equipe base será essa. Sem acrescentar ou tirar ninguém. É o time que tem treinado durante a pré temporada.

Reinaldo Carneiro: boa administração e cotado na CBF

Reinaldo Carneiro: boa administração e cotado na CBF

* REINALDO Bastos, atual presidente da FPF, tem feito um bom trabalho no comando da entidade que administra o futebol de São Paulo. Ele falou a imprensa no último final de semana. Começou com análise da atual fórmula do Campeonato Paulista. “Sentimos que estava na hora de enxugar. Havia muito clube para pouca qualidade. Reduzimos de vinte para dezesseis clubes. Vamos tentar assim durante dois anos. Se necessário mudaremos novamente até com redução maior de participantes na série A. Queremos um campeonato bem enxuto”.

* ELE DESTACA que no Campeonato deste ano serão doze rodadas e seis clássicos. Nas quartas de final e nas semifinais, serão dois jogos em cada fase. Um de ida e outro de volta, diferente do que foi no ano passado quando essas fases tinham apenas um jogo. Reinaldo falou também sobre a situação do atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. “A Fifa precisa ser mais objetiva. Ou libera o Marco ou o pune. O que não dá é mantê-lo em suspense sem que possa trabalhar direito ou fazer as viagens necessárias. É preciso objetividade”.

* O NOME de Reinaldo tem sido citado por muitos presidentes de Federação como um sério candidato à presidência da CBF. Ele sorri e não diz se será candidato. Diz apenas que se sente lisonjeado com os elogios que tem recebido, mas nesse momento, está focado apenas no futebol paulista. “Tudo no seu devido tempo. Nada de precipitação. Na hora certa vamos conversar e chegar a uma conclusão definitiva. Não temos pressa”. Bom lembrar que Reinaldo Bastos também integra a atual diretoria da Conmebol onde defende interesses brasileiros.