Palmeiras pode ser o único brasileiro a vencer a Libertadores três vezes seguidas

Na atual edição do torneio sul-americano, o Verdão vem fazendo uma campanha arrasadora e já sonha com o terceiro título consecutivo

palmeiras 4

Campinas, SP, 24 (AFI) – Desde a chegada de Abel Ferreira ao Palmeiras, em novembro de 2020, a equipe especializou-se em competições que envolvam mata-mata. Foram duas conquistas seguidas da Libertadores e uma da Copa do Brasil. Na atual edição do torneio sul-americano, o Verdão vem fazendo uma campanha arrasadora e já sonha com o terceiro título consecutivo. Se isso acontecer, será um feito inédito entre as equipes brasileiras. A expectativa para saber quem será o campeão da América do Sul tem agitado as casas de apostas, e quem gosta de tentar prever resultados pode fazer o registro na Bet365 e iniciar sua jornada no mundo do entretenimento esportivo.

Até hoje, apenas dois clubes argentinos conseguiram vencer a Copa Libertadores por três anos consecutivos: o Independiente, nos anos 1972/73/74 (a equipe ainda conquistou o quarto título seguido em 1975), e o Estudiantes, em 1968/69/70. Ninguém mais, nem o Santos de Pelé, foi capaz de repetir o feito.

O São Paulo chegou a bater na trave nos anos 1990. A equipe comandada por Telê Santana conquistou o bicampeonato da Libertadores em 1992/93 e foi até a final da competição em 1994, mas perdeu nos pênaltis para o Vélez Sarsfield, da Argentina. Palhinha desperdiçou uma das cobranças, e o Tricolor viu os argentinos fazerem a festa no gramado do Morumbi.

Para ser tricampeão, o Verdão terá de superar três velhos conhecidos, que também são apontados como favoritos: Flamengo, Atlético Mineiro e River Plate. Em 2020, na Libertadores, o Palmeiras bateu o River Plate na semifinal, e em 2021, passou pelo Galo, também na semifinal, e venceu a decisão contra o Rubro-Negro.

No entanto, nenhum dos três confrontos foi fácil. Contra os argentinos, o Palmeiras venceu o jogo de ida, na casa do rival, por 3 a 0, e parecia estar com a classificação garantida. No entanto, na volta, o River Plate surpreendeu e venceu o Verdão por 2 a 0, em um jogo cheio de sustos para a torcida palmeirense, que por pouco não viu a vaga à final escorrer pelo ralo.

Já em 2021, o Palmeiras passou pelo Galo pelo critério dos gols qualificados, após as equipes empatarem duas vezes (0 a 0 e 1 a 1), e bateu o Flamengo, na final, por 2 a 1, com o gol do título sendo marcado apenas nos acréscimos da partida. Em ambas as ocasiões, os rivais do Verdão eram tidos como favoritos.

Conquistar a Copa Libertadores de 2022 não será uma tarefa fácil, mas o time de Abel Ferreira já mostrou que é capaz de obter sucesso em cenários desafiadores. Tornar-se a primeira equipe brasileira tricampeã seguida da América poderá ser mais um deles.

Confira também: