Palmeiras não jogou o que se esperava pela Copa Libertadores
Mas o futebol exibido pelo Verdão não nos agradou. Foi tão ruim quanto aquele exibido na estreia da Libertadores
Mas o futebol exibido pelo Verdão não nos agradou. Foi tão ruim quanto aquele exibido na estreia da Libertadores
Antes do jogo de quarta-feira, na Allianz Arena, contra o Jorge Wilstermann, da Bolívia, a expectativa de imprensa e torcida era a de que o Verdão venceria com facilidade seu adversário. Poderia até fazer bom saldo de gols para ter uma classificação mais fácil.
Mas isso não aconteceu. Ao contrário.
O time boliviano mostrou aplicação tática, soube como marcar o ataque adversário e chegou a merecer deixar o gramado com pelo menos um empate. No finalzinho, no entanto, já na prorrogação, o Palmeiras fez seu gol de vitória (1×0) e deixou o gramado aplaudido pela sua fanática torcida.
Mas o futebol exibido pelo Verdão não nos agradou. Foi tão ruim quanto aquele exibido na estreia da Libertadores quando o time de Eduardo Baptista só conseguiu empatar com o Tucuman, da Argentina.
Acredito que, se não houver uma mudança a drástica de postura, o Palmeiras pode nem chegar as fases mais importantes deste torneio.
Acontece que Baptista é bastante limitado e pode destruir o sonho do Palmeiras de voltar a ser campeão da Libertadores. Quando digo isso, muitos vão argumentar:
“Ah, mas o Palmeiras goleou o São Paulo no clássico de sábado”.
Tudo bem, mas vocês se esquecem que o Tricolor de Rogério Ceni tem a pior defesa do Brasil e não tem um goleiro confiável. Portanto, fazer três gols no São Paulo é fácil.
Difícil é vencer um time bem armado como o Wilstermann que, apesar de inferior tecnicamente, soube como se defender e até atacar.
Que o Palmeiras pense nisso e se prepare melhor. Caso contrário o sonho de ser campeão da Libertadores pode se transformar num enorme pesadelo. Podem acreditar.
C * U * R * T * A * S
* O BADALADO Dudu não jogou nada diante do Wilstermann. Parece que ainda vivia o deslumbre de ter feito um gol de fora da área contra o São Paulo. Dudu é um bom jogador, mas precisa ter mais foco no jogo em algumas oportunidades em que ele parece estar desligado. No jogo de quarta feira, foi um dos menos efetivos da equipe.
* PRASS trabalhou pouco, mas trabalhou bem. Na defesa, Mina foi o melhor de todos, disparado. É um grande zagueiro. No meio campo Guerra mostrou serviço. Está em fase evolutiva. No comando de ataque, Borja continua a perder muitos gols. Isso é perigoso. Esses gols podem fazer falta em futuras partidas. Precisa melhorar muito.
* INDEPENDENTE de tudo isso, no entanto, devemos destacar o fato do Palmeiras já ter quatro pontos no seu ativo. Uma vitória, um empate e nenhuma derrota. Um jogo fora e outro em casa. Está fazendo seu dever dentro de uma competição bastante difícil. Até agora faltou uma exibição convincente. Quem sabe, num dos próximos jogos.
* FELIPE Melo continua querendo provar que é machão. Dá porrada em todo mundo. No jogo diante do Wilstermann fez três faltas feias. A continuar assim vai receber muitos amarelos e até vermelhos. Isso pode ocorrer numa partida decisiva e Melo acabar prejudicando seu time. Quando é que ele vai aprender que futebol não é guerra?
* O SANTOS não jogou tão bem como disse no final da partida o técnico Dorival Junior. Mas soube como vencer o Strongest, da Bolívia, por 2 a 0 em Vila Belmiro na quinta feira à noite. Os gols foram de Ricardo Oliveira e Renato (de cabeça). De qualquer forma, mesmo sem exibir um grande futebol, o Peixe venceu com justiça esse jogo.
* COM essa vitória o Santos assumiu a liderança do seu grupo na Copa Libertadores de América, principal objetivo do clube na atual temporada. Lucas Lima fez ótimo segundo tempo e mostrou que está em franca recuperação física e técnica. Com ele em forma, o Santos joga muito mais e as chances de gol aumentam bastante.
* NA DEFESA o time santista me pareceu bem armado. O adversário quase não chegou ao seu gol. Nesse trabalho de marcação houve também ajuda dos homens de meio campo. Único que ficou isolado na frente como é seu costume, foi Ricardo Oliveira. Renato foi outro destaque do jogo. Marcou, criou e até fez um golaço de cabeça.
* COM ESSA vitória o Santos sai da crise que o ameaçava e pode sonhar com voos mais altos tanto na Libertadores como no Paulistão. Aliás, neste final de semana, o Peixe encara o Palmeiras, um dos melhores times do Paulistão. Santos precisa vencer para não perder a chance de classificação para a próxima fase do campeonato.
* O CORINTHIANS se acomodou no placar conquistado no jogo de ida contra o Luverdense (2 a 0) pela Copa do Brasil e pouco produziu de interessante no jogo disputado no Itaquerão, na última quinta feira. No final o placar de 1 a 1 classificou o Corinthians, já que na soma dos jogos deu 3 a 1 para o Timão. Mas a fiel não gostou do que viu.
* JÔ FEZ o gol do Corinthians ainda no primeiro tempo. Depois surgiram outras oportunidades, mas o gol não saiu. No segundo período o time do Luverdense resolveu ir para o tudo ou nada e conseguiu marcar seu gol de honra. Mas ficou nisso. Não teve qualidade para marcar mais e para ficar com a vaga que, com justiça, é do Timão.
* CÁSSIO fez boas defesas. A defesa jogou bem e o gol da Luverdense foi mais por qualidade na jogada de seu ataque do que por causa de uma falha da defesa corintiana. Fagner foi o melhor da defesa. No meio campo, Jadson até que jogou bem mas saiu por cansaço. Jô se movimentou bastante e Romero teve uma boa presença no ataque.
* COM O resultado o Corinthians está classificado para a quarta fase da Copa do Brasil. CBF deve fazer sorteio para definir os adversário. Notícia extra: Cristian brigou com a diretoria e estuda a possibilidade de deixar o clube. Só que quer os dez milhões a que tem direito. A diretoria, no entanto, não está disposta a gastar isso com ele.
* O SÃO PAULO não brilhou como nos jogos antes do clássico diante do Palmeiras, mas fez o necessário contra o ABC, em Natal, para merecer a classificação para a quarta fase da Copa do Brasil. O placar final foi justo. ABC 1 x São Paulo 1, com grande público no estádio. O gol tricolor foi marcado por Cuevas, o melhor em campo.
* NESTE jogo mais uma vez o trabalho de Denis foi analisado. Desta vez ele não teve nenhuma culpa no gol do ABC e até fez duas boas defesas. Na linha de zaga, Rodrigo Caio se machucou ainda no primeiro tempo e foi substituído por Lianco. O jovem zagueiro jogou bem e mostrou que pode brigar por uma vaga no time titular do Tricolor.
* CICERO fez um trabalho tático. Foi mais zagueiro do que meio campista. E foi muito útil, porque, nas bolas alçadas sobre a zaga do São Paulo, Cícero quase sempre interceptou com qualidade. Buffarini fez ótima partida. Cuevas, como disse, foi o melhor do meio campo e Gilberto não fez gol mas foi muito aplicado durante o jogo.
* PIOR JOGADOR do São Paulo foi Wellinton Nem. Ele errou todas as suas tentativas de ataque e não acertou nenhuma conclusão contra o gol do adversário. No segundo período o jovem Luiz Araujo entrou e deu outra velocidade ao ataque do São Paulo. Bom ressaltar ainda, que o ABC foi um time aplicado que deu trabalho ao São Paulo.
* RESULTADOS da Libertadores no meio de semana. Barcelona 2 x Atlético Nacional 1. San Lorenzo 0 x Atlético Paranaense 1. Universidad do Chile 1 x Flamengo 0 (derrota inesperada do Mengão). Godoy Cruz 1 x Atlético MG 1. Zamora 0 x Grêmio 2 (ótima vitória do Tricolor gaúcho). Chapecoense 1 x Lanus 3, em Chapecó.
* O CAMPEONATO Paulista de 2017 terá sequência no final desta semana. Vamos aos jogos. Nesta sexta feira, Red Bull x São Bernardo, com favoritismo do dono da casa. Linense x Botafogo, de Ribeirão. Time de Lins vai sofrer mas deve ganhar. No sábado o São Paulo recebe o Ituano, no Morumbi. Tem mais time e deve vencer.
* AINDA no sábado o Mirassol que caiu de produção, recebe o Santo André. Em tese, vitória do ainda líder do Grupo D. A Ponte Preta pega o Novorizontino, no Moisés Lucarelli. Macaca é favorita. O Audax, que vai mal das pernas, recebe o São Bento. Um jogo bem equilibrado onde tudo pode acontecer. Os dois precisam da vitória.
* NO DOMINGO um grande clássico em Vila Belmiro. O Santos recebe o Palmeiras. Acho que o Verdão tem mais time, mas dentro de seu estádio, o Peixe é sempre um grande perigo. Tudo pode acontecer. Esse jogo será as 18h30. Antes, as 16 horas, a Ferroviária recebe o Corinthians. Time da fiel está melhor. Ferroviária está em baixa.
* O GRUPO A tem o Corinthians líder com 19 pontos ganhos. É o clube que ganhou maior número de pontos até agora. O Botafogo é vice do grupo com 11 pontos. No grupo B o São Paulo lidera com 14 pontos. O Linense é vice do grupo. No Grupo C o Palmeiras é tem 18 pontos. O Novorizontino tem 10. No Grupo D, a Ponte tem 14 e o MIrassol 14.
* MELHOR defesa do campeonato é a do Palmeiras com apenas 4 gols sofridos. Melhor ataque é o do São Paulo com 21 gols até aqui. Piores defesas são as do São Paulo e a do Linense que sofreram 17 gols até aqui. O pior ataque é o do Ituano, que pega o São Paulo neste sábado, e que só marcou 4 gols em oito jogos disputados.





































































































































