Palmeiras não foca seus problemas

Palmeiras não foca seus problemas

Atual diretoria do futebol do Palmeiras está no caminho errado. Ao invés de se preocupar com sua briguinha particular com o São Paulo, como a de insistir na punição do goleiro reserva Bosco que teria simulado ser atingido por uma pilha no último clássico entre os dois times disputado no Parque Antártica, deveria é cuidar do momento vivido pela sua equipe no Campeonato Brasileiro e já começar a planejar 2008 que está muito mais perto do que os dirigentes palmeirenses imaginam. No que se refere a Bosco esta briga já deveria ter sido deixada de lado já que o clássico foi semanas atrás e não há motivos para insistir nos problemas vivenciados naquela partida.

O que o diretor de futebol Gilberto Cipullo deve pensar neste momento é em saber por que seu time caiu tanto nos últimos jogos do Brasileirão. Além disso, deve começar a planejar 2008, já que só faltam três meses para o final deste ano e muitas providências deveriam ser tomadas para que o Verdão seja um time muito mais forte e competitivo na próxima temporada. Uma das primeiras atitudes neste sentido deveria ser analisar a permanência ou não do atual treinador. Se ele é bom, renovem seu contrato. Caso contrário, que se consulte outro nome para um futuro compromisso. Ou será que Cipullo e seus pares acham que essa briguinha imbecil contra o São Paulo vai lhes trazer algum título nesta ou na próxima temporada?

Curtas

*NAS ÚLTIMAS cinco rodadas do Brasileirão o Palmeiras foi muito mal. É preciso saber os motivos. Caso contrário a sonhada vaga na Libertadores 2008 não vai sair.

*NUMA análise fria sobre o elenco palmeirense, chegamos à conclusão de que ele é limitado em algumas posições e vai precisar de reforços para 2008.

*FALTAM por exemplo, bons alas (super importantes no futebol de hoje). Os atuais titulares das laterais do Palmeiras são bastante limitados. Só servem para reserva e olhe lá.

*ÚNICO setor em que o Palmeiras tem sobra de bons valores é no gol. Diego Cavalieri é um dos melhores goleiros do momento. Bruno é ótimo e de Marcão nem é preciso falar.

*NAS ALAS, como já disse, há profundas deficiências. No miolo de zaga as coisas vão bem. No meio de campo também. Faltam é atacantes de ponta. Os atuais são fracos e não merecem nenhuma confiança.

*A COMISSÃO técnica do Verdão é boa. Bom técnico, bons preparadores físicos, bom preparador de goleiros. Só acho que no departamento médico os jogadores demoram muito para se recuperar. Será falta de equipamentos?

*ATÉ AGORA o Palmeiras não teve um só pênalti marcado a seu favor no Campeonato Brasileiro. Casualidade ou falha da arbitragem? Não sei. Mas valeria à pena a diretoria palmeirense se aproximar um pouco mais da CBF.

*POR FALAR em arbitragem, as idéias do atual diretor da Comissão de Arbitragens da CBF, o Sérgio Correia, são muito boas. Problema é aplica-las à curto prazo.

*VOCES viram a jogada do Kerlon, do Cruzeiro. Ele tentou fazer a “foquinha” em cima da defesa do Atlético Mineiro e levou uma sarrafada do lateral Coelho, que foi expulso.

*FEZ BEM o árbitro em expulsar o lateral atleticano. A jogada do Kerlon é válida e valoriza o espetáculo. Coelho não tinha o direito de reagir como reagiu.

*E TEM MAIS. Os atuais jogadores de futebol andam muito melindrados. Qualquer coisinha eles já acham que o adversário quer humilha-los. Como se uma jogada bonita ou um bom drible não fosse coisa normal no futebol.

*SE FOSSE assim como reagiriam os marcadores de Garrincha, Pelé e outras feras do futebol brasileiro quando esses jogadores faziam misérias nos gramados do País?

*O QUE esses pernas-de-pau precisam entender, é que futebol é espetáculo e como tal o drible e a jogada de efeito deve é ser prestigiada e aplaudida e não agredida a pontapés ou pancadaria como Coelho procurou fazer contra Kerlon.

*O STJD vai julgar Coelho. Tomara o puna de forma exemplar. Devemos valorizar o talento e não os brucutus do futebol. Chega de violência. Viva o preciosismo!!!

*COMO explicar a excelente campanha do São Paulo no Campeonato Brasileiro? Seria o bom elenco ou o trabalho competente da atual diretoria?

*ACHO que tanto o elenco como a diretoria fazem bem sua parte, mas o segredo do Tricolor tem nome. É Murici Ramalho, excelente técnico do líder do campeonato.

*MURICI foi quem escolheu o esquema, quem definiu os jogadores para executa-lo. Soube explorar o melhor de cada jogador.

*COM ISSO o São Paulo chegou a um padrão de jogo acima da média e se transformou num time quase imbatível.

*E NÃO digam que Murici chegou a esse objetivo por acaso. Na verdade ele conhece mesmo futebol e sabe armar e comandar um time.

*NÃO FOSSE assim e não teria conquistado tantos títulos. Só no Brasileirão, foi vice em 2005 com o Inter, campeão em 2006 com o São Paulo e é líder absoluto do Brasileiro 2007.

*PRÁ MIM, Murici já superou Wanderley Luxemburgo que, até outro dia, era apontado até por mim como melhor técnico brasileiro. Hoje, o melhor é Murici. Ninguém se compara ao treinador do São Paulo.

*UM DIA, quando Dunga sair, acho que Murici deveria ocupar seu lugar no comando da seleção, Murici tem currículo e competência para tanto, Mais do que o próprio Dunga.

*RESTA ao Santos correr atrás de uma vaga na Libertadores. Título que é bom, não tem mais jeito. Quanto a vaga na Libertadores eu acredito que ele consiga. Seu time é bom.

*PARA O ano que vem, o Santos precisa contratar dois zagueiros de área. Adailton e Domingos são fracos. Limitados. Não merecem ser titulares do Santos.

*QUANDO A Luxemburgo, não sei se ele fica. Seu custo é alto e o resultado não é bom. Até agora ele só conseguiu títulos paulistas. Pouco para quem ganha tanto.

*SE O CORINTHIANS não reagir logo, pode até ser rebaixado. Seu técnico é fraco, seu elenco também. Falta comando. Qualquer descuido pode ser fatal.

*PARA dirigir um time como o Corinthians é preciso ter experiência e bagagem. Não pode ser um Zé da Fiel qualquer.

*IDEAL para o Corinthians seriam eleições imediatas, troca de presidente e novo planejamento. Caso contrário, o time termina mal 2007 e continua ruim em 2008.

*NO FUTEBOL corintiano é preciso profunda reformulação. Desde a comissão técnica até o elenco. Muitas dispensas, muitas contratações.

*QUANTO antes começarem a fazer esse planejamento, melhor. O que não pode é deixar tudo para depois das férias do futebol. Aí já começa tudo errado.

*QUEM precisa reforma imediata é o Guarani. O atual presidente Leonel Martins de Oliveira precisa começar já a planejar 2008. Não dá mais para esperar.

*EU JÁ desisti. Acho que a Ponte Preta não tem mais jeito. Não vai conseguir vaga na série A do Brasileirão 2008. Faltam jogadores e futebol ao time pontepretano.

*QUANTO a Portuguesa de Desportos ainda há alguma esperança. Mas não é muita. Vai ser preciso muita luta e dedicação.

*DOS ATUAIS integrantes da série B do Campeonato Brasileiro, acho que Coritiba e Ipatinga sobem. Restarão duas vagas. Vai ser uma briga de foice.

*O ITUANO não tem mais jeito. Vai cair mesmo; Assim como o Santo André. Por falar no time do ABC, um de seus erros foi contratar Marcelinho carioca.

*FOI UM investimento errado. Marcelinho é ex jogador. Já não pesa mais nada. Ganha muito e joga pouco. E ainda provoca ciumeira nos demais jogadores.

*ACHO QUE a diretoria do São Paulo errou. Não tinha nada que escalar o melhor time para disputar a Copa Sul-Americana. Deveria ir de mistão.

*O QUE Juvenal Juvêncio precisa entender é que essa Copa não vale nada. O que vale mesmo é ser campeão brasileiro. É isso que a torcida quer. O resto é resto.

*GUSTAVO Kurten, o Guga, ainda não percebeu que seu tempo já passou. Ele é um ex jogador de tênis. Deveria dar aulas ou ser dirigente. Como atleta não tem chance nenhuma de ganhar títulos.