Palmeiras ganha do Vitória na raça e dá esperanças à torcida após vexame em Goiás

Desta vez o Palmeiras jogou bem e evnceu, pressionado após a derrota por 6 a 0 para o Goiás, em Goiânia

A reabilitação veio bem antes do que muita gente esperava. Depois de perder por 6 a 0 do Goiás, em Goiânia, o Palmeiras venceu o Vitória, da Bahia, por 2 a 0 na última quinta-feira

0002050031843 img

A reabilitação veio bem antes do que muita gente esperava. Depois de perder por 6 a 0 do Goiás, em Goiânia, o Palmeiras venceu o Vitória, da Bahia, por 2 a 0 na última quinta-feira à noite, e melhorou um pouco sua posição na tabela de classificação do Brasileirão. Uma reação que poucos esperavam, porque diante do Goiás o Verdão jogou tão mal que ninguém esperava que quatro dias depois seu time conseguisse reagir e até vencer com competência a irregular equipe do Vitória, da Bahia.

Para o moral do time foi um resultado excelente. E para quem tinha dúvidas quanto as possibilidades de reação do Palmeiras, ficou a impressão clara de que Dorival Junior tem recursos de elenco para tirar seu time da zona de rebaixamento muito mais cedo do que se espera. A verdade é que diante do Vitória o Palmeiras jogou bola.

Valdívia joga quando quer, mas desta vez foi bem demais e deixou o campo aplaudido no Pacaembu

Valdívia joga quando quer, mas desta vez foi bem demais e deixou o campo aplaudido no Pacaembu

Em especial o chileno Valdívia, que comandou a equipe enquanto esteve em campo, participou das jogadas dos dois gols e ainda realizou outras boas jogadas que levaram a torcida palmeirense a aplaudi-lo de pé quando foi substituído. Outro que mostrou serviço e foi reconhecido pelo torcedor verde foi o argentino Cristaldo. Desta vez ele mostrou que realmente é um bom jogador e que só precisava se adaptar um pouco mais ao futebol brasileiro para jogar o que sabe.

Os gols da vitória foram marcados por Lúcio e Henrique, que devem ser apontados como os dois outros destaques do Verdão nesta partida. Com a vitória, o Palmeiras passou a ser o décimo sétimo colocado na classificação geral, com 25 pontos ganhos. Atrás dele estão Vitória com 24, Coritiba e Criciúma com 23.

Outro time paulista que jogou na noite de quinta-feira foi o Santos. Time de Vila Belmiro perdeu para o Atlético MG, em BH, por 3 a 2. O Galo chegou a marcar 3 a 0, mas cedeu terreno no segundo tempo e permitiu que o Peixe marcasse dois gols. O final da partida foi dramático, mas a vitória do Atlético foi justa, pois teve maior volume de jogo que seu adversário. Com a vitória, o Galo assumiu uma vaga no G4 e jogou o Corinthians para a sexta colocação no campeonato. Diego Tardelli com dois gols, foi o grande jogador da partida contra o Santos.

C * U * R * T * A * S
* NA QUARTA FEIRA o São Paulo entrou em campo para enfrentar o Flamengo. Jogo foi no Morumbi onde vitória para o time da casa era obrigação. No começo o time de Muricy até jogou o necessário para fazer seu gol (em pênalti cobrado por Rogério Ceni), mas depois, deu branco em todo o time e a vaca quase foi para o brejo. O Flamengo empatou e desempatou e esteve perto de vencer a partida.
* NÃO FOSSE um gol salvador de Luiz Fabiano e o São Paulo teria deixado o gramado derrotado em seu próprio campo. Rogério Ceni teve uma noite cheia de falhas. Errou um pênalti que colocaria o São Paulo na frente, bateu roupa no primeiro gol do Flamengo e também falhou em inúmeras reposições de bola. Talvez já seja a prova de que com 41 anos ele não tem mesmo condições de continuar.
Rogério Ceni marcou seu 126.º gol, mas perdeu um pênalti e falhou num gol - São Paulo - Site Oficial

Rogério Ceni marcou seu 126.º gol, mas perdeu um pênalti e falhou num gol

* MAS NÃO foi só Ceni que falhou. A zaga bateu cabeça várias vezes, o meio campo criou pouco (Ganso andou em campo) e o ataque, que é um dos melhores do campeonato arrematou pouco. Na verdade o futebol tricolor foi tão ruim quanto o de seu adversário. Daí a justiça do empate. Com o resultado, o São Paulo ficou nove pontos atrás do Cruzeiro. Não dá mais para ser campeão. Nem por milagre.

* NÃO DÁ para entender o que ocorre com o São Paulo. Ficou oito jogos sem perder e agora já está a três partidas sem vencer. O time voltou a sua fase de oscilação. Em alguns momentos a impressão que dá é que alguns jogadores não se esforçam o necessário para levar o time a vitória. Pato, Ganso, Alan Kardec são exemplos disso. Ganham muito e só decidem quando querem. E o Muricy não cobra.
* FALTAM ainda quatorze rodadas para o final do campeonato. Quem pensa que o São Paulo está seguro no G4 não tem visto seu time jogar. O futebol dos últimos três jogos foram decepcionantes. A continuar assim, o São Paulo pode perder seu lugar no G4 e só conseguirá chegar a Libertadores se ganhar a Sulamericana. Só que, com o futebol atual, nem isso o time de Muricy vai conseguir.
* EM TEMPO. Luis Fabiano fez o gol salvador que deu o empate ao São Paulo no final do jogo (como Michel Bastos foi expulso o time jogava com dez). Mas não se iludam. Luis Fabiano está em franca decadência. Acho até que para o ano que vem a diretoria vai precisar fazer uma limpeza no elenco. Como Ceni vai parar, acho que Fabiano também poderia ser negociado ou afastado. Ele já acabou.
Guerrero correu muito, mas o Corinthians perdeu para o Figueirense

Guerrero correu muito, mas o Corinthians perdeu para o Figueirense

* COMO EU previa, o Corinthians não passou pelo Figueirense, em Florianópolis. O time de Mano Menezes é talvez o mais irregular deste campeonato. É uma no cravo, duas na ferradura. Mano não consegue arrumar o time. Já teve tempo de sobra e a diretoria lhe deu os reforços que queria. Mas o time não anda. Aposto até que o Corinthians não vai se classificar para a Libertadores de 2015.

* DESTA vez Guerrero não decidiu. E Cássio, que vinha bem debaixo dos três paus, fracassou no gol do Figueirense. Ou seja. O Corinthians está em fase pouco propicia. Não tem futebol nem time para continuar no G4. O Grêmio, por sinal, já tomou o lugar dele. Acho que enquanto a diretoria insistir com Mano Menezes no comando técnico de seu time, o Corinthians não decola. Mano é um fracasso.
* ENQUANTO isso o Cruzeiro ganha dentro, ganha fora e se mantém tranquilo na liderança do campeonato. Com tantos pontos à frente do segundo colocado (que agora é o Inter), o time estrelado de Minas já pode ser apontado como virtual campeão brasileiro da temporada. É o melhor time, o que apresenta melhor futebol e o que consegue jogar bem tanto dentro como fora de seu estádio.
* A VIGÉSIMA quinta rodada do Campeonato Brasileiro será disputada neste final de semana., No sábado, Cruzeiro e São Paulo, dois dos melhores clubes da competição vão entrar em campo. O Cruzeiro vai encarar o Sport, já no Recife. Jogo duro, difícil. Mas o Cruzeiro me parece mais perto da vitória. O São Paulo recebe o Fluminense. Um clássico do futebol brasileiro. Não há como indicar um favorito.
Jorginho conseguiu reação com a Chapecoense, que tem um elenco limitado e vai lutar até o fim contra o descenso

Jorginho conseguiu reação com a Chapecoense, que tem um elenco limitado e vai lutar até o fim contra o descenso

* O OUTRO jogo do sábado será disputado em Chapecó. A Chapecoense, do técnico Jorginho (foto), recebe o Criciúma. Muita rivalidade e equilíbrio. No domingo, mais sete jogos. o Botafogo recebe o Grêmio, que pode surpreender. O Atlético Paranaense encara o Corinthians. Jogo com cheio de empate. O Atlético MG recebe o Vitória como favorito e o Bahia encara o Flamengo, em Salvador, como zebra. O Mengão é o favorito.

*AS 18H30 mais três jogos. O Santos recebe o Goiás. Por ser na Vila, acredito em vitória santista, apesar da goleada que o Goiás impôs ao Palmeiras. O Inter tem obrigação de vencer o Coritiba. Acho que ele vence. E o Figueirense enfrenta o Palmeiras, em Florianópolis. Neste jogo, tudo pode acontecer. O Figueira está bem mais equilibrado e o Palmeiras precisa vencer. Talvez um jogo para empate.
*O CAMPEONATO BRASILEIRO da série B entra neste final de semana em sua vigésima sexta rodada. Depois dela, mais doze serão disputadas, ou trinta e seis pontos estarão em jogo. Na última terça feira, dez jogos foram disputados com algumas alterações importantes na tabela de classificação. A briga pelos quatro primeiros lugares está acirrada e já define os possíveis classificados para a série A de 2015.
* NA VERDADE, cinco clubes me parecem realmente com chance de chegar a divisão maior do futebol brasileiro no ano que vem: Joinville, Ponte Preta, Avaí, Vasco da Gama e Ceará. Acredito que destes cinco sairão os quatro clubes que participarão em 2015 da série A do Brasileirão do ano que vem. Os demais tem poucas possibilidades e deverão adiar o sonho de enfrentar logo os vinte melhores times do Brasil.
* NO MOMENTO o líder é o Joinville, que faz brilhante campanha e está com 47 pontos ganhos em vinte e cinco jogos. Logo atrás dele está a Ponte Preta, de Campinas, que tem 46 pontos, assim como o Avaí, que também tem esse mesmo número de pontos ganhos e tem uma equipe bem montada e muito equilibrada em seus diversos setores. A Macaca, no entanto, me parece estar bem melhor neste momento.
* ALIÁS, eu acredito que na rodada do final desta semana, a Ponte já poderá assumir a liderança isolada do campeonato, pois ela enfrenta o Ceará em casa (jogo difícil mas que ela tem boas possibilidades de ganhar) enquanto o Joinville vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco (que precisa vencer esse jogo ou pode sair fora do G4). Alias, esses serão os dois jogos mais importantes desta rodada de fim de semana.
Guto Ferreira uniu os jogadores da Ponte Preta, que briga pelo G4 e pelo acesso na Série B - Ueber Fernandes - FUTEBOL INTERIOR

Guto Ferreira uniu os jogadores da Ponte Preta, que briga pelo G4 e pelo acesso na Série B

* O CEARÁ tem 43 pontos ganhos e se surpreender a Ponte, pode entrar no Grupo dos quatro melhores times do campeonato. É jogo de cachorro grande, como se diz na gíria. Uma partida em que a presença do torcedor pontepretano será fundamental. No jogo que será disputado no Rio de Janeiro também será decisivo para o Vasco contar com sua torcida. Com ela será mais fácil tentar derrubar o Joinville.

* OUTROS jogos do final de semana pela série B do Brasileiro. Oeste x Bragantino, Avaí x Boa Esporte, América MG x Santa Cruz, Icasa x ABC e Atlético Goianiense x Portuguesa de Desportos. Nestes jogos, devemos ressaltar a importância de vitória para Bragantino e Portuguesa, que lutam para fugir a ameaça do rebaixamento.
* O BRAGA, por sinal, já reagiu forte e está até fora do Z4. Mas vencer o Oeste, em Itápolis, será decisivo para manter essa ascensão técnica no campeonato. Já a Portuguesa, que vem mal tanto dentro como fora de casa, tem a chance de surpreender o limitado Atlético GO, em Goiânia. Tarefa não muito fácil, mas que a Lusa tem que fazer independente dos fatores campo e torcida que favorecem o adversário.
* OS QUATRO atuais integrantes do Z4 são Icasa, com 21 pontos ganhos, Portuguesa com 20, Vila Nova com 17 e América MG com 16. Dos quatro, por incrível que possa parecer, o América mineiro ainda é o que tem mais chance de se recuperar. Os outros três estão nesta zona de rebaixamento há algum tempo e parecem não ter força para reagir. Já o América tem recursos e pode sair logo desta situação.
* DOS DEZ jogos programados para esse final de semana pela Série B, quatro foram na sexta: Náutico 3 x 1 Paraná, Luverdense 0 x 1 Sampaio, América RN 0 x 1 Vila Nova e Vasco da Gama 2 x 0 Joinville. Os outros seis serão no sábado, quando a rodada será encerrada. Bom lembrar que o América -MG só está no último lugar do campeonato porque perdeu 21 pontos a mando do STJD por contrariar o regulamento.
Paulo Nobre: muitos erros no futebol

Paulo Nobre: muitos erros no futebol

* GESTÃO Paulo Nobre está chegando ao fim. Ele tem o direito a reeleição e, segundo garante, vai dar a cara para bater. Seu problema é o departamento de futebol. Foram cometidos muitos erros que aos poucos começam a levar o time de volta à segunda divisão e, se o fato se consumar, Nobre pode não ter respaldo dos associados e conselheiros para continuar. Numa dessas a Oposição tem alguma chance.

* ENTRE os possíveis candidatos estão Wladimir Pescarmona e Luiz Carlos Granieri. Conheço os dois. São velhos palmeirenses que, em tese, teriam condições de assumir a presidência e fazer um bom trabalho. Mas a briga para conseguir ser eleito será dura e desgastante. Nobre, por ser Situação, ainda leva certa vantagem. Vamos ver no que dá. Pescarmona e Granieri acreditam que podem vencer.
* E JÁ QUE falamos no Palmeiras, seria bom lembrar que o primeiro teste da nova Arena do clube será neste sábado. Um teste ainda leve, mas muito importante. Aos poucos o palmeirense começa a ver seu novo estádio quase em condições de receber jogos. A WTorres pretende inaugurar o novo estádio ainda neste ano. Por divergências, a diretoria quer adiar essa inauguração. Vamos ver quem ganha.
* NO CORINTHIANS Mario Gobbi está certo de que fará seu sucessor. Eu tenho minhas dúvidas. Ultimo ano da administração Gobbi foi péssima, cheia de erros. Numa dessas seu candidato à presidência pode não receber os votos que a Situação espera. Brecha para Paulo Garcia, eterno candidato da Oposição, que agora parece mais próximo de ser eleito. Eu gostaria. Paulo é o melhor dos candidatos.
Miguel Aidar: acordo com a Oposição

Miguel Aidar: acordo com a Oposição

* NO SÃO PAULO Carlos Miguel Aidar assumiu a presidência e brigou com seu antecessor, Juvenal Juvêncio. Depois fez um encontro com a Oposição e conseguiu apoio para continuar sua administração. Juvenal passou para o lado oposto e, volta e meia, vai torpedear o trabalho de Aidar na presidência. Péssimo para o clube. Juvenal, que errou demais no final da gestão, vai continuar a agitar o clube.

* O SANTOS também terá eleições no rush de final de ano. A Oposição cresce e o ex presidente Marcelo Teixeira trabalha nos bastidores para derrubar a atual Situação. O clube não atravessa bom momento financeiro e isso pode prejudicar os atuais diretores. De qualquer forma, como quem está na Situação leva sempre alguma vantagem, o normal é que esse grupo continue no comando.
* A PORTUGUESA virou terra de ninguém. O maior culpado pela atual situação é o ex-presidente Manuel da Lupa. Ele enterrou o clube e ainda tem a cara de pau de acionar o clube na Justiça Comum para receber dinheiro. Incrível. Esse cara merecia ir para a cadeia. Quanto ao atual presidente Ilídio Lico, é um homem de bem, mas talvez não tenha recursos para recuperar a Lusa. Vamos dar-lhe um tempo.
* QUEM NÃO vai bem é a CBF. Sob o comando de José Maria Marin a entidade só toma posições erradas e a cada mês acontecem novos retrocessos. A esperança é que Marco Polo Del Nero, que assume no ano que vem, mude essa postura. A CBF precisa ser reformulada, precisa se modernizar. Se não for por esse caminho, Marco pode se transformar no coveiro do futebol do Brasil. Em curto espaço de tempo.
Como modernizar a CBF com Marin e Marco Polo? Não dá, impossível.

Como modernizar a CBF com Marin e Marco Polo? Não dá, impossível.

* CONHEÇO bem o Marco Polo. Ele não é tão avançado como se espera de um presidente da CBF. Por isso, não boto muita fé em mudanças radicais. O futebol brasileiro vai continuar a ser mal administrado. Por outro lado, Marco vai atingir seus objetivos. Vai ganhar muito dinheiro, vai aproximar-se ainda mais de dirigentes da Comebol e da Fifa e quem sabe assumir cargos mais importantes.

* MARCO, na verdade, é um carreirista. Ele traçou um caminho desde á época de Eduardo José Farah e, aos poucos, atingiu seus objetivos. Mas tem outros. Muitos mais. Sempre de olho no que lhe interessa. Os interesses da CBF e do futebol brasileiro não entram em sua agenda. Só uma pressão muito forte de fora para dentro, o fará mudar de postura. Mas eu duvido que isso venha a acontecer.
* ARBITRAGEM brasileira voltou a ser administrada por Sérgio Correia. Ele adora mandar nos árbitros. No passado tinha até alguns ideais, mas a partir do momento que se aproximou dos cartolas do futebol brasileiro passou a fazer seu jogo. No momento o calcanhar de Aquiles do futebol brasileiro é a arbitragem. Mas Sergio não se preocupa com isso. Importante prá ele é manter-se no cargo.
* PAULO NOBRE acertou com o Conselho do Palmeiras a forma de pagamento dos 104 milhões que emprestou ao clube. Esse dinheiro todo será pago pelo clube em dez anos com juros abaixo do mercado. Muito bom. Pelo menos nisso, Paulo Nobre foi bem como administrador do Palmeiras. No mais, tem cometido erros seguidos e seguido sempre a opinião de Brunoro, que, pelo visto, não sabe nada.
WTorres já vendeu marca para Allianz e para outros patrocinadores no estádio do Palmeiras

WTorres já vendeu marca para Allianz e para outros patrocinadores no estádio do Palmeiras

* ENQUANTO isso, usando o nome do Palmeiras, a WTorres já conseguiu vender o nome da Arena para a Allianz, companhia seguradora internacional, por 300 milhões de reais. Conseguiu também um contrato com a Citroen que vai render 200 milhões; com a Brahma que renderá outros 200 milhões e com um Banco (ainda a ser definido) por mais 200 milhões. Isso fora as cotas consideradas menores.

* ENTRE essas estão Burguer King, Gourmet Sports, Instapar, Vilarta e Dilleto. No sábado, como dissemos, será feito o primeiro teste da Arena com participação de jogadores veteranos do Palmeiras. Como se percebe, não é assim tão difícil vender o nome do Palmeiras. O clube tem prestigio. Só que a WTorres consegue vender mas o departamento de marketing do clube não consegue. Incompetência total.
*BOM LEMBRAR que no auxilio a WTorres, está a AEG, empresa especializada em venda de publicidade e promoção de eventos. Já estão previstos shows de Paul McCartney, Rollings Stones e Madona. Shows que certamente vão superlotar a Arena e que darão enorme retorno a WTorres. O Palmeiras, que poderia também ganhar em cima, prefere brigar com a Construtora. Com isso, não ganha nada.
* ISSO PROVA que a diretoria do Palmeiras não soube negociar com a WTorres até agora. Faltou competência dos dirigentes do clube quando ainda havia dialogo aberto com a WTorres. Hoje

O

O “nervosinho” Andres Sanchez acumulou dívidas no Corinthians em sua “parceria” com a empreiteira Oderbrecht

está tudo na Justiça e a possibilidade de acerto entre os dois lados inexiste. Em resumo: o Palmeiras terá um novo estádio, mas não irá usufruir de seu faturamento. Não dá para entender mas é isso que acontece.

* ALIAS, também o Itaquerão não é do Corinthians. É da Oderbrecht. Enquanto o clube não pagar um bilhão e duzentos milhões de reais à Construtora, esta terá direito a todo o faturamento que o estádio já começou a produzir desde sua inauguração. Negócio mal feito por Andres Sanchez e sua gangue. Isso sem falar no rombo financeiro que já foi divulgado e supera a casa dos 200 milhões de reais.