Palmeiras ganha clássico do Corinthians com dois herois: Fernando Prass e Dudu
dois jogadores se consagraram e podem ser considerados herois do Verdão, o goleiro Prass e o atacante Dudu, que entrou no segundo tempo
A construção desta vitória coloca o Verdão de novo na briga por uma classificação para as quartas de final do Paulistão
Verdão foi o grande vencedor do clássico de domingo à tarde, no Pacaembu, contra o Corinthians. Placar final Palmeiras 1 x Corinthians 0. Um placar justo, já que o time de Cuca foi mais ofensivo, esteve perfeito na defesa e mostrou mais futebol do que seu velho rival.
A construção desta vitória que coloca o Verdão de novo na briga por uma classificação para as quartas de final do Paulistão, foi baseada em muita garra, aplicação tática e eficiência nos momentos decisivos. Nestes momentos, dois jogadores se consagraram e podem ser considerados herois do Verdão, o goleiro Prass e o atacante Dudu (que entrou no segundo tempo).
Prass defendeu um pênalti cobrado por Lucca, do Corinthians com muita competência. E Dudu, pouco tempo depois da defesa do seu goleiro, aproveitou-se de um cruzamento para a grande área corintiana, saltou mais do que o goleiro Cássio que saiu mal do gol e fez de cabeça o único gol do jogo.
Para o Palmeiras foi uma vitória fundamental. Seu técnico e seus jogadores ganharam moral para os próximos confrontos e em especial para o jogo de meio de semana na Argentina, contra o Rosário Central, pela Copa Libertadores de América.
Com a derrota, o Corinthians perdeu uma invencibilidade de seis jogos no campeonato. Ainda assim, continua como melhor time do Paulistão e já está classificado para as quartas de final quando terá pela frente o São Bento, de Sorocaba, um dos melhores times da primeira fase do torneio.
O Palmeiras, ao contrário, ainda vai depender do seu último jogo nesta fase contra o Mogi, em Mogi, para definir sua classificação ou não para a próxima fase.
C * U * R * T * A * S
* O PACAEMBU recebeu público pequeno para um clássico da envergadura de Palmeiras e Corinthians. Pouco mais de vinte e duas mil pessoas lá estiveram. As duas torcidas fizeram muito barulho e deram vida ao jogo. Houve muito respeito entre as duas equipes que no primeiro tempo, tiveram maior preocupação com a defesa.
* NO SEGUNDO período, o Verdão soltou-se um pouco mais. Mas, curiosamente, quem teve a primeira grande chance de sair na frente foi o Corinthians. Houve um pênalti legítimo que o atacante Lucca desperdiçou. Ele chutou forte, no canto direito de Prass, mas o experiente goleiro palmeirense adivinhou o canto e fez excelente defesa.
* QUASE que em seguida, veio o castigo ao atacante corintiano e a todo o seu time. Numa jogada rápida pela direita, houve um cruzamento na medida para Dudu que já estava dentro da grande área de Cássio. O goleiro saiu mal e o atacante tocou bem de cabeça para dentro do gol do Corinthians. Um gol que fez justiça ao Verdão.
* COMO A partida já caminhava para o final, o Palmeiras posicionou-se melhor na defesa e praticamente não deixou o Corinthians andar. Tite ainda fez algumas alterações que não chegaram a alterar na produção de seu time. No apito final, festa maravilhosa da torcida palmeirense, e decepção da fiel, torcida acostumada a vitórias.
* EM TEMPO: no Pacaembu ou nas imediações do estádio, não houve nenhum problema quanto a violência de torcidas. Mas na periferia de São Paulo, grupos de torcedores ligados às Uniformizadas dos dois clubes encontraram-se e partiram para a violência. Como havia gente armada, houve um tiro que matou um transeunte.
* OU SEJA. Uma pessoa que não tinha nada a ver com a guerra entre as torcidas acabou perdendo a vida por causa do confronto entre essas duas gangues uniformizadas. Infelizmente as autoridades de nosso Estado nunca fazem nada para acabar com esse problema. Não há prisões, não há leis, não há ação efetiva da Justiça.
* O CORRETO seria identificar os baderneiros, levá-los a uma delegacia de Policia, fazer o BO e depois o inquérito e prender por vários anos todos aqueles que se excederam numa das ruas da cidade de São Paulo. E se for possível identificar quem deu o tiro que matou um inocente, que ele seja preso e punido severamente.
* O SANTOS fez prevalecer o fator campo diante do Capivariano e venceu por 5 a 3, num jogo emocionante em que os dois clubes correram o tempo todo atrás da vitória. O Peixão por ter maiores recursos acabou ficando com os três pontos, firmando-se como primeiro do Grupo A e segundo colocado na classificação geral do campeonato.
* NESTE jogo disputado na Vila, as duas defesas falharam. Talvez até porque os dois times queriam a vitória à qualquer custo. Os esquemas dos dois lados foram bem ofensivos, daí o placar final de 5 a 3, ou seja, foram oito gols num jogo só. O Capivariano tentou tudo para se salvar do rebaixamento. Mas não foi possível. Ele caiu.
* RICARDO Oliveira fez dois gols, um dos quais foi belíssimo, com direito a chapéu no goleiro adversário. Também foi bonito o gol d e Vitor Bueno, que deu caneta num zagueiro e venceu o goleiro com enorme categoria. Longuine e Gabigol completaram o placar para o Peixe. Bruno Maia com 2 e Kleiton Domingues fizeram os do Capi.
* COM o resultado o Santos não depende mais da última rodada, quando pode até perder pois está bem à frente do São Bento, de Sorocaba, que será seu adversário na próxima fase do campeonato. A última rodada para esses dois times será só para cumprir tabela. Ambos estão classificados e poderão utilizar de um time misto.
* OUTROS resultados da rodada. No sábado, Audax 2 x São Bento 1. Ponte Preta 7 x Agua Santa 2. A Macaca deu a maior goleada do campeonato e manteve sua chance de ainda tentar uma vaga na próxima fase. Mas não será nada fácil porque no seu grupo está todo mundo embolado e todos vão tentar a vitória na raça na última rodada.
* NO DOMINGO o XV empatou com o Linense em 1 a 1, em Piracicaba. O São Bernardo venceu o Red Bull por 3 a 2 em jogo bastante disputado. A Ferroviária perdeu por 1 a 0 para o Botafogo, de Ribeirão e perdeu a chance de brigar por uma vaga na próxima fase. O Novorizontino bateu no Rio Claro por 2 a 0 e ainda tem chance de vaga.
* EM ITU, o Ituano decepcionou sua torcida e perdeu por 1 a 0 para o Mogi. Ainda assim o Ituano tem chance de classificação para as quartas de final do torneio. Por enquanto estão classificados para jogar as quartas, Santos e São Bento, na VIla, Audax x São Paulo (Morumbi ou Osasco) e Corinthians x Red Bull, no Itaquerão.
* O PALMEIRAS está perto da vaga mas precisa ter cuidado porque tem concorrência forte. Novorizontino, Ponte e Ituano estão na briga. Uma bobeada e o Verdão pode até ficar fora apesar da brilhante vitória sobre o Corinthians. Já rebaixados estão Río Claro, Capivariano e Oeste. As outras três vagas serão decididas no fim da semana.
* A ÚLTIMA rodada da primeira fase do Paulistão será disputada no domingo. Jogam: São Bento x São Paulo, Santos x Audax, Botafogo x Capivariano, Oeste x XV, Linense x Ferroviaria, Corinthians x Novorizontino, Mogi x Palmeiras, Rio Claro x Ponte Preta, Red Bull x Ituano e Agua Santa x São Bernardo. Tudo as 16 horas.
* DEPOIS de 126 dias, o São Paulo voltou a jogar no Morumbi sábado à noite. O gramado, que foi reformulado, parece um tapete. O estádio foi repintado e o visual para quem chegou ao local era muito bonito, com prevalência da cor vermelha. O jogo, no entanto, não agradou. O São Paulo não jogou bem mas venceu por 2 a 1.
* O RESULTADO em si foi bom pois coloca o Tricolor bem próximo da classificação para a próxima fase do Paulistão. O problema é que, com o futebol que tem jogado, o São Paulo não nos parece em condições de chegar as semifinais. Em especial se o mando de campo nas quartas de final for do Audax. É um time muito forte.
* PARA variar, o São Paulo perdeu mais um pênalti. Maicon chutou alto mas sem força, no canto direito do goleiro do Oeste. O goleiro foi muito bem e espalmou para escanteio. Preocupado em recuperar-se de seu erro, o mesmo Maicon fez o segundo gol, o da vitória, para o Tricolor. Menos mal. O São Paulo não podia nem empatar.
* O FUTEBOL exibido pelo São Paulo continua confuso. Todo mundo corre, mas faltam jogadas tramadas. Falta toque de bola em velocidade, faltam deslocações. Parece que Bauza não treina seus jogadores, porque, a impressão de quem vê o São Paulo jogar, é a de que cada jogador faz o que quer em campo. E isso é um mal sinal.
* O PRIMEIRO gol sãopaulino foi marcado quase por acaso por Hudson. Ele pegou na bola com muito efeito. Ela fez uma curva e caiu no ângulo direito do goleiro do Oeste, que tentou mas não conseguiu defender. Para o Oeste, perder esse jogo significou o rebaixamento. Não há mais chance dele escapar. Em 2017 disputa a segundona.
* NO SABADO ainda, jogaram Audax e São Bento e Ponte Preta e Agua Santa. O jogo do Audax foi de manhã e o time de Osasco venceu por 2 a 1 o que o manteve na liderança isolada do grupo C (está à frente do São Paulo). Já a Macaca fez sete gols em cima do Agua Santa que agora está bastante ameaçado pelo rebaixamento.
* FOI surpreendente a atuação da Ponte. Desde o início seu time procurou se impor, o que acabou sendo facilitado pela expulsão de um jogador do Agua. Contra dez, a Macaca ficou com mais espaço para atacar e chegou fácil à goleada. Wellington Paulista foi o heroi do jogo. Fez quatro gols. Ponte agora sonha com a classificação.
* Assisti o clássico Barcelona x Real Madrid. Um jogaço. O Barça começou melhor, fez o seu gol e depois entrou naquele joguinho de tocar a bola de lado, de ganhar tempo. O Real foi prá cima, marcou um gol através Benzema e chegou a ter um gol anulado. Mas Cristiano Ronaldo estava em campo e fez um golaço. Real 2 x Barcelona
* BOM lembrar que o Barcelona não perdia a 39 jogos em seu estádio. Um tabu que foi quebrado. O Real mereceu integralmente a vitória pois jogou mais que o Barça, em especial, no segundo tempo. Dois brasileiros deitaram e rolaram neste jogo. O volante Casemiro e o lateral esquerdo Marcelo. Estiveram entre os melhores da partida.
* ALIAS, fica aí a dica para o técnico Dunga. Ao invés dos Fernandinho da vida, Dunga deveria convocar Casemiro para a cabeça de área. Também deveria abrir mão de Felipe Luiz e convocar Marcelo, que é muito mais jogador. Neste jogo Neymar e Messi estiveram apagados. Nenhum dos dois jogou bola. O brasileiro está em má fase.
* MAIS DE noventa e 99 mil torcedores superlotaram o estádio do Barcelona. Uma renda fantástica e uma prova da força do futebol espanhol e europeu. Que clássico no Brasil levaria tanta gente ao estádio? Nenhum. Até porque hoje nem tempos mais estádios com essa capacidade. Alias, o futebol do Brasil só involui. Em quase tudo.
* NOTICIA importante: diretoria do Corinthians vem tendo sérias dificuldades para pagar o Itaquerão. Se isso continuar, em mais alguns meses o clube pode perder o estádio, que passará a administra-lo. Ou seja: o Corinthians pode deixar de ter um estádio próprio. E mais. Situação financeira do clube continua sendo muito ruim.
* TUDO isso é culpa exclusiva de André Sanchez, que geriu mal os negócios que envolvem o estádio. Ele sonhou alto demais, permitiu que a Oderbrecht colocasse algumas exigências absurdas no contrato e agora o Corinthians está prestes a perder seu estádio. Curioso é que o Conselho do clube não faz nada contra Sanchez.
* ACOMPANHEI no domingo o jogo entre Manchester United e Everton pela Primeira Liga Inglesa. Pouquíssimas faltas, jogo em alta velocidade, toques de primeira e a todo momento arremates contra o gol adversário. Muito diferente do futebol brasileiro. Aqui o jogo é lento, há faltas em excesso e quase não se chuta a gol. Falta emoção.
* UM DETALHE que me chamou atenção. O centro avante que fez o único gol do jogo em favor do Manchester, esmerou-se na ajuda a defesa. Sempre que a bola estava com o Everton, ele recuava para marcar. Em alguns momentos chegou a bloquear arremates dos atacantes adversários dentro da grande área do Manchester United.
* AQUI NO Brasil, com exceção do Corinthians, ninguém faz isso. Vi o São Paulo contra o Oeste no sábado. O Calleri, por exemplo, jamais recuou para o combate. O mesmo ocorreu com atacantes e até meio campistas do Tricolor. Uma falha grave. Neste aspecto, Bauza cobra pouco. Assim o São Paulo não vai muito longe.
* LIBERTADORES tem sequência nesta semana. Nesta terça feira jogam São Paulo x Trujillanos, Huracan x Sporting Cristal, Toluca x LDU e Tachira x Emelec. Quarta feira – River x Strongest, Rosário Central x Palmeiras, Boca x Bolivar, Racing x Deportivo Cali, INdependente x Atletico Mineiro, Melgar x Colo Colo, do Chile.
* AINDA na quarta jogam Santa Fé x Corithians e Cobresal x Cerro Porteno. Na quinta feira jogam River do Uruguai x Nacional e Pumas x Olimpia. O jogo do São Paulo na terça será as 21h45. O Corinthians também encara o Santa Fé neste horário. Dos brasileiros o que está pior na Libertadores é o São Paulo. Ou ganha ou cai fora.





































































































































