Palmeiras encara o Peixe na Vila Belmiro de olho no título do Brasileiro

Sinto o Verdão em melhor momento. Seu time está com a auto estima elevada e sua equipe extremamente entrosada

Sinto o Verdão em melhor momento. Seu time está com a auto estima elevada e sua equipe extremamente entrosada

0002050205447 img

Para os paulistas, melhor jogo da rodada deste final de semana pelo Brasileirão 2016 será disputado em Vila Belmiro. De um lado o Santos que raramente perde em seu estádio, do outro o Palmeiras, que lidera o campeonato e busca mais três pontos para ficar ainda mais perto do título da competição.

Sinto o Verdão em melhor momento. Seu time está com a auto estima elevada e sua equipe extremamente entrosada. Já o Santos oscila muito, principalmente no que se refere ao futebol que tem apresentado e só o fator casa nos permite apontá-lo como um time capaz de vencer esse importante clássico pela trigésima terceira rodada do campeonato.

Dudu tem sido um dos destaques do Palmeiras no briga pelo título

Dudu tem sido um dos destaques do Palmeiras no briga pelo título

A expectativa é grande. Os três prontos são importantes para as duas equipes. O Palmeiras dando tudo para manter-se bem isolado na liderança da competição e o Santos decidido a melhorar ainda mais sua posição na tabela e chegar ainda mais perto de seu adversário deste jogo que promete levar grande público à Vila Belmiro.

No banco de reservas um interessante duelo tático entre Dorival Junior, que firmou-se como um dos melhores treinadores do futebol brasileiro e Cuca, que a algum tempo se destaca como um dos técnicos que melhor sabe armar um time em nosso País.

É jogo para não deixar de ver. Seja ao vivo, no estádio ou através da televisão. Tomara o árbitro coopere com o bom espetáculo e não cometa os mesmos erros de seus companheiros de arbitragem que tem sido o calcanhar de Aquiles.

E para terminar: para não ficar em cima do muro eu indicaria o Palmeiras como favorito. Me parece em melhor momento e em condições de se impor ao Santos mesmo dentro de Vila Belmiro. Vamos ver no que dá.

C * U * R * T * A * S

* O PALMEIRAS notabiliza-se pelo seu entrosamento e pela experiência e qualidade técnica de seus jogadores. Maiores destaques são o goleiro Jailson, um dos melhores do campeonato, o ponta Dudu e o meia atacante Gabriel Jesus. Muito bons também o zagueiro Mina, o lateral ou meia Zé Roberto e o volante Tchê Tchê, ex-Audax.

* NO SANTOS o goleiro também é destaque. Vanderlei atravessa um grande momento. Na cabeça de área há Renato, tecnicamente um grande jogador além de ter uma experiência acima da média. No meio campo destaque para Lucas Lima. No ataque, presença marcante de Ricardo Oliveira, um matador nato e um eficiente camisa 9.

* NO MOMENTO o Palmeiras tem 67 pontos no seu ativo, enquanto o Santos tem 58. Esses números mostram superioridade técnica do time verde. No último jogo o Santos venceu a Chapecoense, em Chapecó, por 1 a 0 sem jogar bem. Já o Palmeiras venceu o Sport Recife, por 2 a 1, dentro da Allianz Arena. Ambos em alta.

* O CORINTHIANS joga em casa neste sábado. Encara a Chapecoense no Itaquerão. Em tese, é o grande favorito. Chapecoense vai jogar fechada com o objetivo de ao menos conseguir um empate. Acho difícil. O São Paulo só joga na segunda feira à noite. Enfrenta o frágil América MG, em BH. Tem boas possibilidades de vitória.

Ponte Preta precisa de muita marcação para vencer o Sport

Ponte Preta precisa de muita marcação para vencer o Sport

* A PONTE PRETA joga nesta quinta feira. Pega o Sport, lá no Recife. Como o time pernambucano atravessa péssima fase técnica, não será surpresa se a Macaca faturar os três pontos. É bem viável. Também vão jogar nesta rodada Fluminense e Vitoria nesta sexta feira. Tricolor é favorito apesar da fragilidade de sua defesa.

* NO SÁBADO vão completar a rodada Atlético Mineiro x Flamengo, Atlético PR x Cruzeiro, Botafogo x Coritiba, Inter x Santa Cruz, Figueirense x Grêmio Portoalegrense.

* CONSIDERO o Galo favorito diante do Mengão. O Furacão do Paraná está mais perto da vitória diante do Cruzeiro. O Botafogo está em alta e deve vencer o Coritiba. O Inter também é favorito diante do Santa. Já o Grêmio, que tem mais time do que o Figueirense, entra em campo com ligeiro favoritismo. Mas o Figueira pode surpreender.

* NESTE momento o G6 tem o Palmeiras líder com 67 pontos. O Flamengo tem 61. O Atlético Mineiro, 59. O Santos, 58. O Botafogo, 53 e o Corinthians, 49. Na zona de rebaixamento estão Vitória com 35, Figueirense com 32, América -G com 24 e Santa Cruz com 23. O América e o Santa me parecem vão disputar a Série B em 2016.

* O STJD puniu a Gaviões da Fiel com o afastamento dos jogos em casa do Corinthians. Tudo por culpa da violência que essa torcida mostrou antes do jogo de domingo passado, no Maracanã, contra o Flamengo. Punição é justa mas dificilmente será cumprida. Não há como impedir a presença desta torcida no Itaquerão. Ela vai estar lá.

Enquanto a torcida do Flamengo fez festa no Maracanã, a do Corinthians pisou na bola

Enquanto a torcida do Flamengo fez festa no Maracanã, a do Corinthians pisou na bola

* FOI simplesmente fantástica a exibição do Guarani, de Campinas, diante do ABC de Natal no final da última semana. O Bugre havia sido goleado por 4 a 0 no jogo de ida. No Brinco, conseguiu fazer 6 a 0 e se classificou para as finais da Série C do Brasileirão. Um jogo que vai ficar na história do Guarani para sempre. Foi um jogo de arrepiar.

* CARLOS Alberto Torres morreu na última terça feira, dia 25 de outubro. Foi um infarto fulminante. Dizem, ele estava em casa curtindo palavras cruzadas. A morte abalou seus velhos companheiros da Seleção de 70 que ganhou o título mundial de futebol na Copa do México. Flu, Santos e Flamengo decretaram luto pela morte do Capita.

Capitão do time das Feras de Zagallo no México em 1970

Capitão do time das Feras de Zagallo no México em 1970

* CONHECI bem o Carlos Alberto. Estive com ele em inúmeras oportunidades. Gente fina, bom caráter, bem humorado e defensor radical do bom futebol. Quando era setorista do Corinthians pela Rádio Bandeirantes, convivi bastante com ele. Não foi um grande técnico mas era impressionante vê-lo ensinar cobranças de faltas.

* NUMA das festas de final de Paulistão, resolvemos homenagear velhos campeões paulistas e Carlos Alberto foi um dos convidados. Ele compareceu, valorizou o evento e recebeu seu troféu. Ultimamente comentava no SporTV. Com muita personalidade e competência. Foi o maior capitão da Seleção Brasileira em todos os tempos.

* DIRETORIA do São Paulo já decidiu. Vai devolver Kelvin ao Porto, de Portugal. É que o clube português está pedindo muito para manter o empréstimo do jogador e o São Paulo decidiu que não vai investir muito na sua permanência. Particularmente, acho que o Sâo Paulo não perde nada. Kelvin é um velocista. Não é um jogador eficiente.

*POR FALAR em São Paulo, já há um jogador na mira do São Paulo visando 2017. Trata-se de William Bigode, que atualmente é reserva do Cruzeiro e não deverá ser aproveitado por Mano Menezes. Willians é um atacante rápido, que sabe fazer gols e que poderia encaixar-se bem no São Paulo que tem poucas opções de ataque.

* MEU VELHO amigo Flávio Adauto deverá ser o novo diretor de futebol do Corinthians. Ele tem uma empresa de eventos, mas não é mais jornalista esportivo da ativa. É corintiano fanático e tem enorme experiência com futebol. Poderá ser um dirigente de enorme valia para o presidente Roberto Andrade, que está isolado no cargo.

* SÓ PARA lembrar. Nas homenagens feitas a Carlos Alberto Torres, vi muita gente dizer que ele foi o capitão da maior Seleção Brasileira de todos os tempos. Não concordo. Era mesmo uma grande seleção. Mas a melhor foi a que ganhou as Copas de 1994 e 2002. E explico porque a indico como a melhor de todos os tempos.

* É QUE naquela Seleção havia sobra de craques, o que não aconteceu com a Seleção de 70. O goleiro daquela era Gilmar. Felix foi o goleiro de 70 e não passava nem perto de Gilmar. Na lateral direita de 64/68 estava Djalma Santos, a enciclopédia. Carlos Alberto Torres foi o titular da Seleção de 70. No meio da zaga, Brito era o titula da Seleção de 70. Bellini e Mauro foram titulares em 64 e 68. Muito melhores do que Brito. Na lateral esquerda da Seleção de 64 estava Nilton Santos, um cracaço.

*NA SELEÇÃO de 70 o titular era Marco Antonio, jogador mediano. Na de 64 o volante era Zito. Na de 70, Clodoaldo, muito inferior. No meio campo de 64 estava Didi. Na de 70, Gerson. Há equilíbrio, Na de 64 o ponta direita era Garrincha. Na de 70, Jairzinho. Não dá para comparar. No comando de ataque de 70 estava o Tostão.

* NA SELEÇÃO de 64 o titular era Vavá, o peito de aço. Tostão era mais técnico. Na meia esquerda de 64 estava Pelé, jovem e em grande forma. Na de 70, o mesmo Pelé, mas já sem a sua juventude. Como se percebe, Pelé e Garrincha, dois dos maiores craques do Brasil estavam em 64. Na de 70 Garrincha não estava mais.

* TRIGÉSIMA terceira rodada da Série B do Brasileirão ainda contará com sete jogos neste final de semana. Na sexta feira jogam Criciúma x Londrina, Paraná x Bragantino, Náutico x Atlético GO, Joinville x Brasil. No sábado, Bahia x Ceará, Paysandu x Sampaio Correa e Tupi x Vila Nova. A partir daí vão faltar cinco rodadas para o final.

Internacional melhorou, porém, não vai segurar o forte Galo Mineiro

Internacional melhorou, porém, não vai segurar o forte Galo Mineiro

* O G4 DA SÉRIE B está assim: Atlético GO com 61. Vasco da Gama com 58. Avaí com 55 e Londrina com 52. A zona de rebaixamento conta com o Bragantino que tem 30 pontos ganhos e ainda pode se salvar. Joinville, que tem 29. Tupi e Sampaio Correa são os dois últimos colocados com 27 pontos cada um. Estão quase rebaixados.

* AS SEMIFINAIS da Copa do Brasil tiveram seus jogos de ida disputados no meio desta semana. O Internacional perdeu em casa para o Atlético Mineiro por 2 a 1. Já o Cruzeiro perdeu para o Grêmio em BH por 2 a 0. Na próxima quarta feira os jogos decisivos. Atlético MG x Inter e Grêmio x Cruzeiro. Galo e Tricolor gaúcho favoritos.