Palmeiras é o único Brasileiro fora da Copa Libertadores
Enquanto isso, Corinthians, Grêmio e Atlético Mineiro já estão classificados
Enquanto isso, Corinthians, Grêmio e Atlético Mineiro já estão classificados
Não deu. O time de Cuca até jogou bem e massacrou o River Plate, do Uruguai, na quinta-feira, à noite, na Allianz Arena. Mas o resultado positivo não o ajudou a conseguir uma vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores de América. O Palmeiras está fora. Não disputa mais a Copa neste ano. Agora só sobra o Paulistão, onde ele ainda tem chances de chegar ao título.
O problema palmeirense foram os jogos anteriores. Ele não poderia ter perdido pontos em casa. Ao perder, abriu brecha para cair fora da Copa antes do esperado. De qualquer forma, a torcida palmeirense reconheceu o esforço. Aplaudiu o time no final da partida e ficou em paz com técnico e jogadores.

Enquanto isso, Corinthians, Grêmio e Atlético Mineiro já estão classificados. Eles vão disputar as oitavas e tem chances reais de chegar mais longe. Já o São Paulo ainda depende de um pontos que será obrigado a conseguir em La Paz, na quinta feira da semana que vem, diante do Strongest. Não será missão fácil.
Jogar na altitude já desclassificou muito clube brasileiro e de outras nacionalidades. Ainda bem que o Tricolor venceu o River e precisa apenas do empate. Dá para tocar bola, ganhar tempo e evitar muita correria o que desgastaria mais rapidamente seu time. Numa projeção sobre o que poderá ocorrer nas oitavas de final da Copa, a impressão é que não haverá confronto entre times brasileiros.
Se houver, será a partir das quartas de final. Na semana que vem Corinthians, Grêmio e São Paulo encerram suas participações na fase de grupos da Copa. Na terça feira o Grêmio que tem oito pontos recebe o Toluca, ainda invicto, em seu estádio em Porto Alegre. Na quarta feira, o São Paulo joga em La Paz contra o Strongest e o Corinthians recebe o Cobresal, no Itaquerão. A partir daí a fase de grupos da Libertadores estará encerrada.
C * U * R * T * A * S
* DESTA vez o Palmeiras jogou bola. Seu time pressionou o jogo todo e chegou ao final da partida com uma vitórias elástica diante do River, do Uruguai. O torcedor vibrou. Foi realmente uma boa exibição do time de Cuca. Não deu para se classificar mas pelo menos a equipe mostrou que tem potencial para disputar o titulo do Paulistão.
* PARECE que Cuca achou o time ideal. Na defesa houve eficiência no desarme. No meio campo a bola correu solta e dali saíram as melhores jogadas do ataque. No ataque a movimentação incessante de Alessandro ajudou demais. Os gols foram saindo e a vibração do torcedor foi aumentando. No final uma festa na Allianz Arena.
* O CORINTHIANS nem precisou jogar. Como o Cobresal venceu o Cerro na quarta feira, o time da fiel já está classificado para a próxima fase da Copa Libertadores. O que o time de Tite vai fazer nas próximas fases a gente não sabe. Sua produção ainda não empolga e há falhas na formação do time. Tanto que Tite já pede alguns reforços.
* NA VERDADE o atual time corintiano não é muito confiável. É uma equipe que em alguns momentos até produz um futebol competitivo e eficaz, mas também apresenta falhas que não o credenciam a chegar muito longe nesta Libertadores. Há equipes melhores e mais próximas de chegarem ao titulo. Uma delas é o Toluca do México.
*O GREMIO por sua vez mostrou que está embalado para atingir seus objetivos. Cada vez mais, o técnico Roger prova que é competente e sabe montar um time conforme as necessidades. Tricolor gaúcho ainda vai dar muito o que falar nesta Copa. É um time que pode chegar mais longe. Tem se saído bem dentro e fora de seu estádio.

* O MESMO pode-se dizer do Atlético Mineiro que, há principio, é o melhor time brasileiro na competição. O Galo está bem adaptado as necessidades da Copa e tem jogado com muita determinação fora ou dentro de casa. É um time para se ficar de olho, porque nos parece bem preparado para chegar longe nesta disputa. Olho nele..
* O SÃO PAULO ressurgiu das cinzas. De um time desencontrado e cheio de falhas, mostrou evolução nas últimas partidas. Parecia totalmente fora da Copa algumas rodadas atrás, mas depois dos 6 a 0 no Trijullanos, começou a crescer. Diante do River Plate, da Argentina, por exemplo, mostrou ter recuperado seu melhor futebol.
* A DEFESA está segura e comete poucos equívocos. No meio campo a dupla Hdson e Schimidt tem dado conta do recado. Ganso deita e rola e voltou a lugar o futebol que o consagrou como um dos melhores meias do futebol brasileiro. Na frente Calleri tem mostrado o acerto na sua contratação. É um artilheiro nato e muito perigoso.
* DIANTE do River o Tricolor dominou o primeiro tempo e poucas chances deu ao adversário. Caiu um pouco no segundo tempo, mas, ainda assim fez o necessário para merecer a vitória. Perdeu vários gols e fez dois com o competente Calleri. A partida foi um pouco violenta como é comum quando jogam times argentinos e brasileiros.
* POR TER feito os dois gols do jogo para o São Paulo, Calleri merece os melhores elogios. Mas Ganso deu conta do recado e fez em campo o que dele se esperava. Os laterais marcaram bem e o miolo de zaga não deu sustos. Só o goleiro cometeu um erro grave ao sair mal do gol e permitir que o River marcasse o seu único gol.
* ALIAS, Denis já havia sido culpado de um gol do River na primeira partida. Ele ainda não está firme como era o esperado e precisa de mais algum tempo para provar que realmente merece ser titular do time. Bauza, por enquanto, disse que Denis é titular absoluto e não vai tira-lo do time. Mas se voltar a falhar, Denis vai perder sua vaga.
* AGORA o São Paulo vai enfrentar o Strongest, em La Paz, onde a altitude é o grande problemas. Poucos clubes conseguem ganhar lá e o São Paulo só leva a vantagem de poder empatar. Se ganhar mais um ponto estará classificado. Mas será um ponto sofrido, suado, que pode até não vir. O River já é o líder do grupo sem problemas.
* GOSTO de ver e ouvir a transmissão da dupla Milton Leite e Mauricio Noriega. Milton é ótimo narrador e Noriega muito bom comentarista. Mas no final da transmissão do Morumbi, Milton fez uma declaração infeliz. Disse que ‘é preciso acabar com esse negócio de dizer que Ganso não produziu bem, porque ele será sempre oscila muito”.
* O QUE Milton quis dizer é que Ganso jamais será o mesmo jogador que foi revelado pelo Santos. Um erro crasso para um comentarista titular da Sportv. Se não sabe porque não lê ou não procura se informar, Milton erra ao dizer isso porque Ganso vem num crescendo ´segundo pesquisas’ desde o campeonato brasileiro do ano passado.
* NO BRASILEIRÃO 2015 Ganso foi o segundo melhor jogador em passes e em desarmes. E outra pesquisa garante que com ele no time o São Paulo ganha muitas vezes mais do que sem ele. Neste ano é um fato reconhecido por todos, que Ganso está jogando seu melhor futebol. Sua campanha em 2016 tem sido num nível altíssimo.
* ELE JÁ marcou seis gols, continua a marcar bem e faz passes e jogadas de qualidade a todo momento. Contra o próprio River, foi disparado um dos melhores em campo, algo que Milton Leite não reconheceu, talvez por falta de mais informações sobre o jogador. Ganso hoje é o principal jogador do São Paulo. E pode ir para a Seleção.
* E MAIS. Departamento médico ou fisioterápico do São Paulo garante que Ganso não tem mais nada no joelho, na musculatura ou em qualquer das pernas. É um jogador que pode fazer qualquer movimento. Está totalmente curado. Além disso está em ótima forma física. Contra o River deu piques longos após os 45 minutos do 2º tempo.
*FICA evidente, portanto, que Milton está mal informado sobre as condições de Ganso. E se o jogador oscila em alguns momentos, todos os jogadores do mundo também oscilam. Messi e Neymar não jogam bem há cinco jogos no Barcelona. E daí, por causa disso, deixaram de ser craques? Todo atleta tem o direito de ter altos e baixos.
* ALIAS, vejo muito o programa Seleção da Sportv. Volta e meia falam de Ganso. Mas quase sempre procuram ver falhas na produção deste jogador. Participantes daquele programa também não se informam a respeito do jogador. Falam por falar, o que é um erro grave para jornalistas que obrigatoriamente precisar ser bem informados.
* DOU ESSE alerta, porque esses profissionais vivem disso e são obrigados estarem ao par do que acontece no mundo do futebol. Eles são competentes nas suas participações, mas quando falam em Ganso, parecem ainda estar com a ideia de que o jogador acabou de fazer cirurgias de joelho, o que não faz parte da verdade.
* NO DOMINGO, apenas um jogo. O São Paulo joga em Osasco, as 18h30, contra o bom time do Audax. Nesta partida considero o time da casa favorito. Não boto muita fé no São Paulo que está mais focado na Libertadores. Acho até que para o Tricolor será melhor cair fora do Paulista desde já. Sobrará mais tempo para a Libertadores.
* O PALMEIRAS só joga na segunda eira. Será as 21 horas na Allianz Arena. O adversário será o São Bernardo, de São Bernardo do Campo. O time visitante joga um bom futebol mas não o vejo em condições surpreender o Verdão dentro de seu estádio. Por isso, aposto numa vitória do Palmeiras, que será um dos semifinalistas do torneio.





































































































































